Notícias
Vídeos

ZF forma nova turma em projeto de Iniciação a Mecânica Industrial Básica


Mais de 300 jovens entre 16 e 18 anos de baixa renda já foram beneficiados pelo Projeto

Por: Da Redação - 20 de julho de 2018

A ZF realizou no começo do mês a formatura de mais uma turma do Projeto Pescar, implantado pela empresa em Sorocaba desde 1997. Desta vez, foram contemplados 14 jovens de baixa renda da comunidade local, com faixa etária entre 16 e 18 anos. A formatura acontece todos os anos, após a conclusão de 10 meses de curso profissionalizante com mil horas de carga horária, que tem como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e técnico, além da preparação para o mercado de trabalho. 

Depois de formados em Iniciação a Mecânica Industrial Básica esses jovens continuam sob o acompanhamento da ZF. O objetivo principal é de inseri-los no mercado de trabalho e após essa etapa, são indicados internamente para o Programa de Aprendizagem da ZF, como primeiro emprego. Desde o início do Programa, 90% desses jovens já foram contratados pelo mercado de trabalho, a grande maioria pela empresa.

“Além de grandes inversões no desenvolvimento de suas tecnologias, a ZF é uma empresa genuinamente cidadã, com forte compromisso social. Por isso mantemos e estimulamos a cada ano a formação de novas turmas”, diz Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul.   Com o Projeto Pescar sendo realizado há 21 anos, mais de 300 jovens já foram beneficiados. Cerca de 80% deles já estão no mercado de trabalho e, inclusive, na própria ZF, onde alguns já alcançaram mais de 10 anos de empresa, concluíram o ensino superior e tiveram a oportunidade de ascender profissionalmente, inclusive com experiências internacionais.

Este é o caso de Rafael Pereira Barroco, formado em Administração de Empresas e atualmente colaborador do Departamento de TI da ZF de Sorocaba, formado pelo Projeto Pescar em 2003.  “Com o método de ensino, palestras e experiências dos orientadores, descobri quem eu era. Aprendi que posso chegar aonde eu quiser, basta força de vontade e perseverança”, diz Rafael.

Logo após sua formatura, Rafael conseguiu um estágio na ZF e em 2006 foi efetivado no Departamento de Recursos Humanos, onde ficou até 2012.  Em 2013, teve a oportunidade de realizar um intercâmbio no Canadá e ao retornar manteve-se como colaborador ZF. “No começo não tinha muito conhecimento, mas o Projeto me abriu novos horizontes. Muito do que conquistei em minha vida pessoal e profissional é fruto do que aprendi durante os estudos. Eu aproveitei cada oportunidade que a ZF me proporcionou”, completa.

Preparando o jovem para o futuro - A carga horária do Projeto Pescar obedece critérios predefinidos pela Fundação Pescar, criada em 1995, com o objetivo de promover oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens por meio de parcerias com empresas e organizações. Para alcançar a transformação social a que se propõe, todas as etapas do Programa são importantes, a começar pelas disciplinas que incluem desenvolvimento pessoal e técnico, desde a leitura e interpretação de desenho, metrologia, sustentabilidade, elétrica, cidadania, relacionamento interpessoal, empreendedorismo, saúde, organização industrial, informática, matemática, até comunicação e expressão. A grade permite aos jovens noções de comportamento em um ambiente de trabalho, melhor forma de reação em atritos familiares, trabalho em equipe, funcionamento de uma empresa multinacional por meio de vivências na fábrica e até o melhor comportamento em uma entrevista de emprego.  

Durante o curso são proporcionadas aos jovens atividades que os estimulem a buscar mais conhecimento e uma formação contínua após o término do projeto. As aulas de desenvolvimento pessoal abrangem 60% da carga horária do curso, enquanto de desenvolvimento técnico envolvem 40%. Os cursos acontecem de segunda a sexta-feira das 8h00 às 14h00 e incluem ainda vivências técnicas na empresa e vivências externas como atividades socioculturais.

 “A educação é o caminho para o desenvolvimento de nosso País, e não há atalhos para isso. Dessa forma, nossa expectativa é poder contribuir com mais jovens da comunidade da região proporcionando uma oportunidade de formação e inserção no mercado de trabalho. A partir de 2019 a ZF deve estender o Programa para a sua planta 2 de Sorocaba, beneficiando cada vez mais jovens em situação de vulnerabilidade social, conclui Bricio.