O motor 1.0 Turbo da Chevrolet, da família CSS Prime, equipa modelos bastante populares no mercado brasileiro, como o Onix, Tracker e Montana. Trata-se de um projeto moderno, compacto e eficiente, com soluções de engenharia que visam redução de peso, economia de combustível e menor emissão de poluentes como o uso da correia dentada banhada a óleo e o turbocompressor integrado.
Apesar dessas vantagens, esse motor exige atenção especial por parte dos reparadores, principalmente no que diz respeito à ocorrência de vazamentos de óleo. Esses vazamentos, além de causarem sujeira, podem comprometer o funcionamento de componentes críticos, como a correia sincronizadora, sensor de fase, bomba de vácuo e até o próprio turbo.
Os pontos mais suscetíveis e que merecem inspeção cuidadosa são:
● Sinais comuns:
○ Manchas de óleo na parte de cima do
motor
○ Luz de óleo acendendo após certo
tempo de uso
● Causas mais frequentes:
○ Junta da tampa de válvulas ressecada
ou mal aplicada
○ Parafusos com torque incorreto
○ Respiro do motor obstruído, gerando
pressão positiva no cárter
● Dica prática:
Sempre limpe bem a superfície antes da
montagem e use torque especificado em ordem cruzada. Verifique se o respiro
está funcionando corretamente.
● Sinais comuns:
○ Gotejamento na parte inferior do
motor
○ Manchas no chão ou no protetor
inferior
○ Perda gradual do nível de óleo
● Causas frequentes:
○ Junta de cárter (normalmente vedada
com silicone) aplicada de forma incorreta
○ Parafusos com torque desuniforme
○ Desgaste ou trinca na carcaça (após
pancadas em buracos ou rampas)
● Dica prática:
Use silicone apropriado para alta temperatura
e contato com óleo, com cura rápida. Aguarde o tempo de secagem antes de
colocar óleo e ligar o motor.
● Sinais comuns:
○ Óleo escorrendo próximo da roda
dentada do comando
○ Sujeira e óleo acumulado na lateral
do motor
○ Correia dentada contaminada (risco sério!)
● Causas frequentes:
○ Vedação da tampa danificada ao
remover a tampa para troca da correia
○ Correia banhada a óleo se desgastando
e soltando partículas (comprometendo as vedações internas)
○ Instalação incorreta da tampa ou do
tensionador
● Dica prática:
Ao realizar a troca da correia banhada a óleo,
sempre substitua os retentores, a tampa e aplique corretamente o vedante. Não
reutilize a junta da tampa da correia.
● Verifique respiros e pressão interna
do motor
● Utilize sempre torquímetro na
montagem
● Aplique selante correto e aguarde a
cura
● Faça limpeza completa antes do
diagnóstico
● Inspecione a condição da correia
banhada a óleo
● Oriente o cliente sobre intervalos
preventivos
Porque esses vazamentos, se não forem diagnosticados corretamente, causam retrabalho, perda de confiança do cliente e até falhas graves, como contaminação da correia ou perda de lubrificação no motor. Um reparador que domina isso se destaca pela qualidade técnica e prevenção de falhas.