Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Os carros elétricos estão chegando mais cedo do que esperávamos

Os carros elétricos estão chegando mais cedo do que esperávamos


Problemas como o grande número de veículos nas ruas, o custo altíssimo dos combustíveis e o impacto ambiental, são algumas das questões que motivam pesquisadores e desenvolvedores a investir em soluções alternativas, como os carros elétricos.

Da redação
21 de outubro de 2015

Problemas como o grande número de veículos nas ruas, o custo altíssimo dos combustíveis e o impacto ambiental, são algumas das questões que motivam pesquisadores e desenvolvedores a investir em soluções alternativas, como os carros elétricos.  

 

Já realidade em países da Europa e nos EUA, a tecnologia ainda engatinha no Brasil mesmo apresentando muito mais vantagens, quando comparado aos carros movidos à combustíveis como etanol, gasolina e diesel.

Em Santa Catarina, um grupo de engenheiros tenta introduzir a novidade através do projeto PodCycle, um veículo urbano para duas pessoas, projetado exclusivamente para a nova economia inteligente compartilhada. “Nós acreditamos que a mobilidade urbana do futuro será elétrica, intermodal, sustentável, compartilhada e inteligente”, afirma Rodrigo Magri, engenheiro mecânico e coautor do projeto. Brener Martins, um dos idealizadores do PodCycle, atenta para a economia do veículo, “além da emissão zero de gases poluentes, o carro elétrico proporciona mais economia, menos ruídos e baixo custo de manutenção”. De acordo com a equipe, ele tem custo inferior a R$ 0,05 para percorrer um quilômetro.

 

O car sharing, está ganhando adeptos aos poucos e se mostra como alternativa para diminuir o número de carros em circulação nas cidades. O processo é simples: o usuário se cadastra, retira e devolve o carro em locais previamente definidos e paga por tempo de uso. Rio de Janeiro, Curitiba e Recife já possuem iniciativas públicas piloto para oferecer esse tipo de serviço.

 

O projeto Ecoelétrico, da prefeitura de Curitiba, pretende espalhar 600 carros elétricos compartilhados e cerca de mil vagas pela capital paranaense.

 

Em Recife, o PortoLeve, engloba o compartilhamento de carros elétricos e bicicletas, um sistema de localização de vagas e outras iniciativas.

 

O bairro Pedra Branca, em Palhoça (SC), foi o primeiro de Santa Catarina a lançar o sistema de carro compartilhado, e o primeiro no Brasil a disponibilizar este tipo de serviço dentro de um condomínio empresarial.

 

Indo nessa mesma vertente, a Volvo Cars anunciou uma estratégia de eletrificação da indústria automotiva, com a adoção da tecnologia híbrida plug-in em toda a linha de produtos, uma nova gama de carros compactos híbridos e a produção de um automóvel 100% elétrico a partir de 2019.

 

“Acreditamos que chegou a hora de os carros eletrificados deixarem de ser uma tecnologia de nicho. Estamos confiantes em que, em dois anos, 10% das vendas globais da Volvo Cars serão de carros eletrificados”. Para 2019, a Volvo prepara o lançamento de um carro 100% elétrico”, afirma Håkan Samuelsson, presidente da Volvo Cars.

 

 

A primeira etapa envolve o lançamento de versões híbridas plug-in dos novos modelos da gama 90 e 60, baseados na plataforma

Scalable Product Architecture (SPA). Esse processo já começou com a apresentação do XC90 T8 Twin Engine All-Wheel Drive, versão híbrida plug-in do novo SUV, e continuará com versões do S90 e lançamento de outros carros no futuro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Raízen Lubrificantes investe em campanha multiplataforma, focada no público caminhoneiro para aumentar a lembrança de marca de Shell Rimula
Pitstop
Pitstop
Correios recebem para teste o primeiro BYD Dolphin Mini Cargo
Pitstop
Pitstop
Bateria MOTORCRAFT®: a energia essencial para a manutenção e a partida confiável do seu veículo