Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Motorservice apresenta dicas para montagem de pistões

Motorservice apresenta dicas para montagem de pistões


Os cuidados iniciam antes mesmo da instalação, na verificação das características construtivas e dimensionais dos pistões, para só depois começar a montagem

Da Redação
23 de setembro de 2022

Antes da instalação, a Motorservice, divisão que comercializa os produtos KS no mercado de reposição,  recomenda certificar-se de que os novos pistões têm as mesmas características construtivas e dimensionais dos usados. Entre as características dimensionais mais importantes estão: perfil da câmara de combustão, do diâmetro e profundidade da câmara de combustão, diâmetro nominal do pistão e altura compressão, ou seja, a medida do centro do furo do pino até o topo do pistão.

Para identificar o diâmetro nominal do pistão, deve se medir somente no ponto inferior da saia que corresponde à medida informada no topo do pistão. Para os pistões que têm tratamento superficial na saia com uma janela de medição é preciso medir o diâmetro da saia apenas dentro da janela, pois é este que está indicado no topo do pistão. É necessário usar micrômetro com ponta esférica para maior precisão.

Em todos os pistões da Kolbenschmidt (KS) estão indicados, no topo, o diâmetro, a folga e o sentido de montagem.

O diâmetro do cilindro resulta da soma do diâmetro do pistão  e a folga de montagem.

Montagem - Após toda esta verificação, é preciso verificar a montagem do conjunto biela, pino de pistão e travas, quando aplicadas. Basta inserir o pino lubrificado nos respectivos furos do pistão e observar o da biela. Para colocar as travas do pino é usado um alicate especial, independente do design da trava. Não utilize travas usadas e evite apertá-las em demasia, pois pode deformá-las permanentemente.

Nos pinos de pistão tipo oscilante ou sem travas, a biela precisa ser aquecida ou o pino resfriado em nitrogênio para montagem por contração. Em ambas as montagens, a quente ou a frio,  o pino e os furos do pino do pistão devem ser lubrificados pelo óleo do motor. Para a montagem onde a biela é aquecida deve ser usado dispositivo para aquecimento e encaixe da biela, onde a temperatura pode ser controlada, conforme indicação do fabricante. O aquecimento excessivo pode danificar os componentes. O resfriamento das peças deve ocorrer em temperatura ambiente ou em recipiente com óleo lubrificante (limpo). É importante não movimentar as bielas e pinos enquanto não esfriar.

Após a montagem conjunto pistão, biela e pino, montam-se os anéis de segmento, que pode ser conferida na websérie que está no Youtube da marca sobre montagem de anéis.

Para inserir o conjunto no bloco do motor, é preciso lubrificar o pistão com óleo do motor e usar ferramentas apropriadas como uma cinta ou uma luva cônica.

Os motores Ciclo Diesel possuem taxa de compressão maior com relação aos de Ciclo Otto, portanto, deve-se realizar a protrusão do pistão referente a face do bloco, que é a altura entre o topo do pistão e a face do bloco. Altura que deve ser de acordo com a especificação de cada motor.

Para efetuar a medição deve-se posicionar o pistão no PMS e com ponte de medição para relógios comparadores identificar a projeção por toda  a circunferência do topo do pistão, de acordo com recomendação do fabricante.

Em alguns casos, realiza-se a usinagem do topo do pistão, método usado para efetuar o recondicionamento do motor, adaptando a altura de compressão de um pistão stander à medida atual do bloco. Mas, esta prática pode gerar anomalias no motor, podendo danificar pistões. A Motorservice não aconselha o torneamento do topo dos pistões e dispõe de amplo portfólio  com altura de compressão reduzida.

Para acessar esta e outras dicas de manutenção basta clicar aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Luporini celebra os 30 anos da ASH com evento exclusivo na Roda Rico
Pitstop
Pitstop
Centro Global de Biomobilidade da MAHLE completa seu primeiro ano com sucesso
Pitstop
Pitstop
SEG Automotive é Reconhecida pela Toyota como Fornecedor Estratégico – Rank A