Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fras-le explica como ocorre a vitrificação das pastilhas de freio

Fras-le explica como ocorre a vitrificação das pastilhas de freio

Superaquecimento gerado por freadas prolongadas e repetitivas, a falta de assentamento adequado das pastilhas novas, a ineficiência do freio traseiro e problemas no disco de freio estão entre as principais situações que podem ocasionar a vitrificação das pastilhas

Da Redação
15 de outubro de 2025
Imagem sem descrição

As pastilhas de freio em bom estado são primordiais para garantir eficiência na frenagem, são responsáveis por gerar o atrito necessário para desacelerar e parar o veículo, em conjunto com o disco de freio. Além dessas peças, o sistema de frenagem também é composto por diversos outros itens, como fluido, cilindro mestre, servo freio, cilindros de roda, tubulações, tambores e sapatas, que também requerem atenção durante as revisões periódicas.

Entre todos os componentes, as pastilhas estão entre as peças que mais sofrem desgaste. Por isso, a atenção deve ser redobrada na hora da substituição para garantir a funcionalidade e o desempenho do sistema. “A durabilidade depende de alguns fatores, como a forma de condução do motorista, as condições de uso, o material de fabricação e o tipo de veículo. Em modelos mais pesados, trajetos com tráfego intenso ou em ladeiras, as trocas podem ser mais frequentes. Condições severas e exposição prolongada a altas temperaturas também podem levar ao desgaste prematuro”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le.

Essas situações podem provocar o processo de vitrificação da pastilha, ocasionado devido à queima do material de atrito das peças, deixando-as endurecidas e com considerável perda de capacidade de desempenho, o que diminui a eficiência do sistema de frenagem.

Elevadas temperaturas podem levar à vitrificação - Entre as causas para pastilhas vitrificadas, Leite cita o superaquecimento motivado por freadas prolongadas e repetitivas, pastilhas de má qualidade, falta de assentamento adequado das pastilhas novas, ineficiência do freio traseiro e discos de freio comprometido.

Indícios de pastilhas vitrificadas – Segundo Leite, é importante que os motoristas fiquem atentos a sinais como aumento da distância de frenagem, ruído agudo ao frear, pedal de freio duro ou sensação de baixa eficiência, disco com brilho excessivo ou tonalidade azulada e superaquecimento constante do sistema. 

Caso o motorista perceba algum desses sintomas, a recomendação é procurar uma oficina de confiança para realizar uma avaliação completa do sistema de freio e identificar a causa da vitrificação, evitando a repetição do problema.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Fras-le explica como ocorre a vitrificação das pastilhas de freio
Pitstop
Pitstop
Especialista da Ferodo reforça boas práticas de manutenção para garantir eficiência e segurança dos freios
Pitstop
Pitstop
Stellantis inicia a produção da picape Ram Dakota no Polo Automotivo de Córdoba, fortalecendo a indústria de picapes na América do Sul