Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Com o objetivo de reduzir em 1000 o número de mortes no trânsito, o Departamento de Trânsito dos Estados Unidos propôs uma lei para que a comunicação V2V seja obrigatória entre os veículos. O sistema seria implantado nos carros novos seguindo um padrão de enviar informações até 300m de distância.
Os automóveis e motoristas não seriam identificados, para que os condutores não se preocupem com as questões de privacidade. Esta inovação atuaria juntamente com outros sistemas já existentes, porém reforçaria a segurança, um exemplo disso seria a capacidade de identificar o fluxo do tráfego, reconhecendo as velocidades para reagir em casos de diminuição brusca de velocidade do veículo a frente.
A V2V ainda otimizaria a performance de carros autonômos, que já contam com diversos sistemas de interação e, com isso, seriam ainda mais sensíveis aos acontecimentos próximos ao veículo. Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o recurso aumentaria os preços dos carros entre U$ 341 e R$ 350, mas geraria uma economia de mais de R$ 70 bilhões devido as melhorias nas condições de segurança.
A proposta será aberta para consulta pública durante 90 dias pelo Departamento de Trânsito americano. Se a a lei for aprovada, os fabricantes teriam de colocar o sistema em metade dos seus automóveis em dois anos, se tornando obrigatória em todos os carros após 4 anos.
Pesquisas estão sendo feitas para criar o melhor padrão de comunicação do V2V. Esta tecnologia será similar com o V2I, ou "veículo para a infraestrutura", sistema implantado pelo Audi em Las Vegas (EUA), que permite a comunicação dos automóveis com os semáforos e placas de sinalização.