A transmissão automática utilizada em muitos modelos da Volkswagen, inclusive no T-Cross, é frequentemente denominada como AQ250, 09G, TF60-SC ou ainda 09M, nomes diferentes que escondem essencialmente a mesma base de projeto, porém com adaptações específicas para cada aplicação. Embora o nome varie, a arquitetura interna mantém-se semelhante: três pacotes de embreagem (K1, K2 e K3), dois pacotes de freio (B1 e B2) mais a embreagem de bloqueio (lock-up) no conversor de torque, resultando em uma transmissão de seis marchas à frente e uma marcha a ré. Nas versões mais novas da linha VW, costuma-se usar a designação AQ250, ainda que o fluido utilizado permaneça o Dexron VI, mesma especificação dos modelos com nomenclatura 09G. Um dos pontos de diferença visível entre os modelos é o trocador de calor: a carcaça desse componente, sua geometria e disposição de galerias variam entre a versão “09G” clássica e a versão “TF60-SC”.
No entanto, essas diferenças na carcaça ou no trocador de calor não implicam que todas as peças internas (discos, molas, discos compostos, etc.) sejam idênticas entre todas as versões. É esse ponto que dá margens a muitas armadilhas em oficinas: embora a construção básica seja comum, há variações de folgas, número de discos de aço ou de composite, força de mola de retorno de pistão, e até ajustes de software de controle, dependendo da aplicação (motor, torque, perfil do veículo). Por exemplo, um pacote de embreagem projetado para um motor 2.0 de torque elevado terá especificações internas diferentes de uma versão (com os mesmos códigos 09G/TF60-SC) aplicada num motor 1.0 TSI de menor torque. Essa multiplicidade de versões sob um mesmo “nome de família” explica porque, em oficinas, veículos com transmissão aparentemente idêntica podem apresentar comportamentos diferentes de trocas, ruídos ou desgaste. A Volkswagen costuma acertar o software do módulo de transmissão (TCU / TCM) para cada modelo (Golf, Polo, T-Cross, etc.), o que reforça que o mesmo câmbio pode se comportar de forma distinta conforme o veículo.
Para quem vai intervir nesse câmbio, é vital estar atento ao trocador de calor, pois seu projeto implica em “paredes” mais finas tanto do lado do sistema de arrefecimento quanto da galeria de óleo, vulneráveis à corrosão, incrustações ou microfissuras. Além disso, há necessidade de cuidado na montagem do tubo distribuidor do fluido no trocador: em alguns casos, instalar o tubo no lado de saída em vez do lado de entrada compromete o fluxo de óleo. A questão “09G ou TF60-SC” mostra que, embora o nome mude, as raízes são comuns mas cada aplicação exige atenção às versões internas e ao software de controle. Para veículos como o T-Cross, esse câmbio exige manutenção preventiva rigorosa de fluido e filtro (inclusive seguindo as especificações VW), verificação do trocador de calor, monitoramento de temperaturas de operação e conhecer exatamente qual variante da 09G/TF60-SC está instalada naquele veículo. Somente assim é possível garantir durabilidade, desempenho e confiabilidade. Quer entender ainda mais sobre o câmbio AQ250 e sua aplicação na T-Cross? No dia 06/11/2025, teremos um treinamento técnico exclusivo Volkswagen, que vai mergulhar nos detalhes dessa transmissão, com foco em diagnóstico avançado, práticas de ajuste e análise de falhas reais.
O treinamento será gratuito, com formato presencial e/ou online, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender diretamente com especialistas, e o melhor com emissão de certificado oficial Volkswagen.