Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Câmeras já começaram a substituir espelhos retrovisores no Japão

Câmeras já começaram a substituir espelhos retrovisores no Japão


Saiba as vantagens e desvantagens de se adotar o sistema

da redação
07 de julho de 2016
 
Câmeras que substituem os espelhos retrovisores nos automóveis costumam aparecer em conceitos mostrados em Salões do mundo inteiro. No Japão a tecnologia já está sendo botada em prática. Por lá, o Governo regulamentou os chamados “retrovisores digitais”, o que possibilitará o investimento de algumas empresas nesse nicho de mercado. A substituição (e não complemento) dos espelhos retrovisores convencionais por câmeras tem como principais benefícios a redução no consumo de combustível, já que com elas há um menor arrasto aerodinâmico do veículo. As câmeras também tendem a melhorar a segurança em relação aos pedestres, já que haveria um componente a menos para se chocar num eventual atropelamento. Outra vantagem desse sistema é que ele pode melhorar a imagem digitalmente, compensando falta de brilho e de luz, permitindo melhor visibilidade em condições noturnas e de chuva. As imagens podem ser reproduzidas em diversas opções de tela, como no painel de instrumentos, no console, no local do espelho de teto, e etc. A vantagem das câmeras é que elas podem capturar pontos cegos para os espelhos, o que amplia o campo de visão do condutor. Quando em uso, elas oferecem uma ampla visão de 160 graus da parte traseira do veículo, eliminando pontos cegos comuns como os das colunas “C”. Já no espelho retrovisor tradicional, esses pontos visíveis da parte traseira do carro são também pontos de referência para se ter noção de tamanho e espaço do veículo, ajudando na condução e manobras. Outro ponto importante é o fato de que, com o veículo desligado ou com uma possível falha no equipamento, não seria possível ver o que há na parte de trás (o que não ocorre com o espelho convencional). Com a implantação da nova tecnologia, seria necessária uma adaptação dos motoristas para que se acostumem com a imagem digital em substituição aos espelhos. Até o momento, nenhuma montadora anunciou que irá de fato adotar câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. No Brasil já existem modelos com câmera de visão 360 graus, mas para auxílio em manobras. Nissan Kicks, Citroën C4 Picasso e modelos da BMW e Mercedes-Benz são bons exemplos.
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Tecnologia Ford em cada Peça
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo