Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor

Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor


Equalização do amortecedor e ferramentas adequadas são alguns dos cuidados necessários

Leonardo David
17 de setembro de 2024

public/img/noticias/6-amortecedor-ideal.jpg-3bac


O amortecedor, um dos principais itens do sistema de suspensão, é responsável por amenizar os impactos sofridos pelo veículo em vias irregulares, essencial para ajudar a manter a estabilidade e dirigibilidade. Por isso, deve estar em boas condições para garantir a segurança dos ocupantes do automóvel. Para auxiliar reparadores na hora da manutenção, a Nakata apresenta algumas dicas de instalação do amortecedor. 

Inicialmente, segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, é preciso escorvar ou equalizar os amortecedores. Com a peça na vertical, basta descer a haste até o final e subir por cinco vezes ou até observar que não há vazios no deslocamento da haste. “Para checar se o ar foi removido, basta observar se a haste fica firme desde o início até o final do processo de descida.  Caso não esteja firme, será necessário repetir o movimento até sentir que o ar foi eliminado. Após equalizar o amortecedor, ele não deve mais ficar na horizontal senão o procedimento de equalização deverá ser realizado novamente”, comenta. No certificado de garantia que acompanha a peça há instruções detalhadas desse procedimento. 

Antes de apresentar o passo a passo da instalação, Leite alerta para o uso de ferramentas adequadas ao efetuar o aperto da porca superior do amortecedor. Existe no mercado um kit de ferramentas que cobre grande parte das peças existentes no mercado e são indicadas para segurar a haste no momento do torque final. Não se deve utilizar alicate pois ele provoca ranhuras na haste, podendo ocasionar rompimento do selo de vedação e vazamento do óleo. 

Primeiramente, é feita a instalação do calço mola, se houver, depois batente, coifa, mola, prato e coxim. 

Na suspensão McPherson, o amortecedor é preso em cima, depois embaixo, ou seja, a instalação é feita primeiro a parte superior e depois a inferior, lembrando que, em alguns modelos de veículo, o coxim tem posição de montagem. 

Em seguida, basta verificar com cuidado o aperto das peças, lembrando que o aperto final deve ser realizado com o veículo apoiado no solo. 

Esta e outras dicas de manutenção podem ser acessadas no site da Nakata no link: https://nakata.com.br/dicas/o-passo-a-passo-para-instalar-o-amortecedor. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue