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Sistema de admissão de ar
O sistema de admissão de ar dos veículos é responsável por filtrar e pressurizar todo o ar que será direcionado a câmara de combustão para a mistura do mesmo com o combustível para o momento da queima.
Embora este seja um sistema de características bem simples, isso gera certa despreocupação com a importância que este exerce no bom funcionamento dos motores à combustão.
Nesta matéria, explicaremos o funcionamento deste, seus componentes e a importância da correta manutenção do sistema para que o funcionamento do motor seja adequado as mais diversas condições de uso.
Funcionamento
O ar que é admitido para a câmara de combustão é o mesmo que respiramos. Neste ar, há impurezas diversas como: poeiras, fuligem, silício, matérias sólidas, gases diversos; assim, não podemos simplesmente permitir que o motor admita este ar impuro para a mistura deste com o combustível na câmara de combustão.
Componentes
Filtro de ar
O filtro de ar é composto por um corpo metálico ou plástico e no seu interior há o elemento filtrante responsável por filtrar o ar admitido.
Essas impurezas, em geral pólen, fuligem, silício e etc., podem causar danos ao motor, riscando as camisas e prejudicando a lubrificação do motor e a provocando uma queima menos eficiente.
O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor, sem excluir nisso sua durabilidade. Se o filtro estiver com dificuldade para proporcionar a quantidade necessária de ar, devido ao acúmulo de impurezas neste, o motor apresentará baixo desempenho e aumento no consumo de combustível, principalmente. Porém, caso ele libere em demasia esse ar, a queima teria menos potência e o motor também apresentaria baixa eficiência.
O filtro de ar é capaz de filtrar partículas de ordem em mícrons ou menores.
Devemos lembrar que a troca do filtro de ar deve ser feita regularmente, de acordo com o estipulado pelo fabricante do veículo e pelo fabricante do filtro de ar. Porém, esta troca deve ser realizada dependendo das condições de uso do veículo.
Se o veículo trafega em rodovias asfaltadas, na cidade e que o veículo tenha pouco trafego diário, o período de troca é um.
Porém, se o veículo trafega em vias rústicas, de pedra e areias, barro, que entre em via alagada e etc., o período de troca deste filtro deve-se, geralmente, ser reduzida a 40% do total.
Dutos de envio
São responsáveis pelo envio do ar admitido para o coletor de admissão.
Deve-se analisar se nesse duto ou mangueira há algum corte ou furo, permitindo que entre ar impuro para admissão pós filtro, ou ainda, isso pode causar variação na pressão do ar admitido causando interferências na eficiência do motor quanto à queima.
Coletor de admissão
O coletor leva o ar, ou a mistura ar-combustível, até os cilindros do motor.
As válvulas de admissão se abrem pela ação da árvore de cames e o pistão, que está em um movimento descendente, succiona o ar para dentro da câmara onde ocorrerá a queima.
Este vácuo pode ser utilizado para controlar vários outros sistema do veículo, como o avanço de ignição, ventilação do cárter (PCV) e Servofreio.
O Coletor de admissão é normalmente feito de alumínio, mas em veículos mais novos é composto de um plástico especial. Isto permite um menor atrito do ar com as paredes do coletor, permitindo que este siga até o seu destino sem grandes variações de pontos de acúmulo de moléculas ou pressões diferentes.
Devemos nos atentar quanto a vazamentos de ar pelas juntas do coletor. Isso facilmente é resolvido com a substituição desta. Esta falha também caracterizará uma perda de eficiência do motor bem como a marcha lenta irregular do mesmo.
Análise criteriosa
Sabendo dessas informações, você poderá solucionar muitas das reclamações de seus clientes com relativa facilidade na mão de obra.
Muitos dos erros encontrados na leitura do Scanner relativos aos sensores MAF e MAP são causados devido a alguma falha nos componentes acima descritos.
Essa analise criteriosa nos ajuda a resolver tais problemas garantindo a satisfação do cliente e garantindo a vida útil do motor prolongada.