Da liderança no Brasil ao desafio internacional
Após 23 anos de trajetória na ZF, Fernanda Giacon assume em Barcelona um dos cargos mais estratégicos do grupo: Head do Marketplace B2B. A executiva, que até então atuava à frente de marketing, excelência comercial e relacionamento com clientes na América do Sul, passa a focar 100% no projeto de marketplace global da ZF.
Após conquistar resultados expressivos com iniciativas voltadas ao reparador independente , como programas de treinamento, suporte a donos de oficinas, plataformas digitais de agendamento e relacionamento, além da recente criação do ZF Marketplace, que conecta distribuidores e varejistas diretamente às oficinas. Fernanda, embarca nesse novo desafio dia 01 de setembro.
Segundo a executiva, o aftermarket europeu apresenta um estágio de maturidade mais avançado em termos de digitalização, especialmente na logística e integração de sistemas. “Na Europa, distribuidores e varejistas já estão mais preparados para atuar no online. No Brasil ainda existe um trabalho grande de adaptação, mas ao mesmo tempo temos menos concorrência digital, o que abre oportunidades”, compara.
Enquanto no Brasil as oficinas ainda fazem cotações via WhatsApp e telefone, na Europa a expectativa é de experiência semelhante a gigantes como Amazon ou Mercado Livre. Para Fernanda, o desafio será adaptar as ferramentas ao perfil de cada região, equilibrando a maturidade digital com as especificidades culturais.
Fernanda enxerga os marketplaces como tendência irreversível no aftermarket global. Embora reconheça a força de gigantes no comércio eletrônico, ela ressalta que esses players são voltados ao consumidor final, enquanto a proposta da ZF é B2B, focada em oficinas e frotistas.
“O modelo B2B tem um potencial muito maior no futuro, pois garante às oficinas acesso a fornecedores confiáveis em um cenário de manutenção cada vez mais complexa. Nosso objetivo é dar eficiência às compras, reduzir processos manuais e criar um ecossistema que melhore a vida de todos os elos da cadeia.”
Com base em Barcelona, Fernanda terá como missão expandir o marketplace para México, Índia, China e países europeus. A estratégia inicial será estudar cada mercado, identificar o grau de maturidade digital e adaptar o modelo conforme a necessidade local.
“O Brasil provou que esse projeto funciona. Agora vamos acelerar para consolidar o marketplace como referência global, ajudando distribuidores, varejistas, oficinas e, no fim, o consumidor que precisa de confiança e agilidade na manutenção do veículo.”
Quer conhecer todos os detalhes dessa conquista e a visão de Fernanda para o futuro do setor? Assista à entrevista completa no YouTube da Oficina Brasil.