Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matéria Exclusiva
  4. /
  5. ZF anuncia Fernanda Giacon em cargo global para comandar o marketplace direto de Barcelona

ZF anuncia Fernanda Giacon em cargo global para comandar o marketplace direto de Barcelona

Executiva brasileira será responsável por expandir o modelo digital que conecta distribuidores, varejistas e oficinas para outros continentes

Da Redação
17 de agosto de 2025

Da liderança no Brasil ao desafio internacional
Após 23 anos de trajetória na ZF, Fernanda Giacon assume em Barcelona um dos cargos mais estratégicos do grupo: Head do Marketplace B2B. A executiva, que até então atuava à frente de marketing, excelência comercial e relacionamento com clientes na América do Sul, passa a focar 100% no projeto de marketplace global da ZF.


Após conquistar resultados expressivos com iniciativas voltadas ao reparador independente , como programas de treinamento, suporte a donos de oficinas, plataformas digitais de agendamento e relacionamento, além da recente criação do ZF Marketplace, que conecta distribuidores e varejistas diretamente às oficinas. Fernanda, embarca nesse novo desafio dia 01 de setembro. 


Segundo a executiva, o aftermarket europeu apresenta um estágio de maturidade mais avançado em termos de digitalização, especialmente na logística e integração de sistemas. “Na Europa, distribuidores e varejistas já estão mais preparados para atuar no online. No Brasil ainda existe um trabalho grande de adaptação, mas ao mesmo tempo temos menos concorrência digital, o que abre oportunidades”, compara.



Enquanto no Brasil as oficinas ainda fazem cotações via WhatsApp e telefone, na Europa a expectativa é de experiência semelhante a gigantes como Amazon ou Mercado Livre. Para Fernanda, o desafio será adaptar as ferramentas ao perfil de cada região, equilibrando a maturidade digital com as especificidades culturais.


Fernanda enxerga os marketplaces como tendência irreversível no aftermarket global. Embora reconheça a força de gigantes  no comércio eletrônico, ela ressalta que esses players são voltados ao consumidor final, enquanto a proposta da ZF é B2B, focada em oficinas e frotistas.

“O modelo B2B tem um potencial muito maior no futuro, pois garante às oficinas acesso a fornecedores confiáveis em um cenário de manutenção cada vez mais complexa. Nosso objetivo é dar eficiência às compras, reduzir processos manuais e criar um ecossistema que melhore a vida de todos os elos da cadeia.”



Com base em Barcelona, Fernanda terá como missão expandir o marketplace para México, Índia, China e países europeus. A estratégia inicial será estudar cada mercado, identificar o grau de maturidade digital e adaptar o modelo conforme a necessidade local.

“O Brasil provou que esse projeto funciona. Agora vamos acelerar para consolidar o marketplace como referência global, ajudando distribuidores, varejistas, oficinas e, no fim, o consumidor que precisa de confiança e agilidade na manutenção do veículo.”


Quer conhecer todos os detalhes dessa conquista e a visão de Fernanda para o futuro do setor? Assista à entrevista completa no YouTube da Oficina Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matéria Exclusiva
Matéria Exclusiva
ZF anuncia Fernanda Giacon em cargo global para comandar o marketplace direto de Barcelona
Matéria Exclusiva
Matéria Exclusiva
Audaz cria primeira webnovela para o mercado de reparação automotiva
Matéria Exclusiva
Matéria Exclusiva
FIAT participa do II Rescue Day