Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Entre os dias 06 e 10 de maio, aconteceu o II Rescue Day, evento promovido pela Escola Superior de Bombeiros, com apoio da Fiat Automóveis. Mais de 100 profissionais do Brasil e de países da América Latina fizeram parte deste evento, considerado o maior treinamento de Salvamento Veicular para o Corpo de Bombeiros.
Abrangeu palestras relacionadas à segurança e técnicas de salvamento focando as novas tecnologias de segurança passiva dos novos modelos, procedimentos para o atendimento de ocorrências, técnicas de desencarceramento e novos equipamentos de salvamento veicular.
Neste ano a Fiat participou do evento com dois veículos, modelos Idea e Bravo, além do apoio técnico e no repasse de informações técnicas relacionadas aos sistemas de segurança. Estes modelos foram literalmente “cerrados”, utilizando as mais avançadas técnicas de desencarceramento adotadas pelo Corpo de Bombeiros, em situações simuladas de acidentes.
No evento também estavam veículos cedidos por outras montadoras como a Ford, a GM e a Volkswagen.
A evolução constante da segurança veicular produz novos dispositivos de segurança, que exige uma intercepção mais técnica e programada por parte dos socorristas, em caso de acidentes graves. No Rescue Day, estes profissionais conhecem melhor estas tecnologias divulgadas pelas montadoras em caráter técnico, entre elas os pontos de reforços no monobloco, posição dos airbags e cintos pré-tensionadores, célula de sobrevivência e parede corta-fogo, tudo isso para poderem atuar de maneira mais rápida e eficaz no caso de acesso à carroceria do veículo acidentado. Esta troca de informações fecha um ciclo de segurança que começa no projeto do veículo, na concepção dos itens de segurança, passando pelos laboratórios de simulação e nos crash-tests, para produzir veículos mais seguros para passageiros e pedestres.
O apoio voluntário da Fiat no Rescue Day faz parte de um alinhamento da marca na busca constante de uma maior segurança veicular. A Fiat Automóveis foi a primeira a produzir um veículo nacional equipado com air bag (Fiat Tipo, 1996), a primeira a disponibilizar o air bag em um carro popular (Palio, 1996) e que, no lançamento do Punto, colocou à venda o HSD (High Safety Drive), composto por duplo air bag dianteiro e freios ABS, kit que praticamente democratizou estes itens de segurança.
Hoje, praticamente todos os veículos Fiat já saem de fábrica equipados com air bag e freios ABS de série, mesmo nas versões de entrada, como o Novo Uno. Além disso, modelos top de linha, como o Bravo T-Jet, trazem o mesmo nível tecnológico dos modelos europeus, como por exemplo o uso do controle de estabilidade ESP, hill holder (assistente em subidas), air bags dianteiros e laterais, freios ABS com EBD, cintos de segurança com pré-tensionadores e até controle de tração.