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Entenda seu funcionamento e, baseados neste conhecimento, veja o quanto ele é importante para a detecção de falhas no componente.
Como todos sabemos, as barras estabilizadoras fazem parte do sistema de suspensão, e são também denominadas barras anti-balanço ou barras anti-giro, dependendo da região do país, as nomenclaturas variam.
O principal objetivo desta é tentar manter o veículo o mais preso ao chão possível em uma curva fechada, sem aquelas famosas levantadas de rodas, que causa medo e insegurança a qualquer um.
Explicando mais tecnicamente, imagine que está dentro de um veículo. Em seguida, entra em uma curva fechada, e agora, o que acontece? Geralmente seu corpo tende a ser puxado para a parte externa da curva, portanto, podemos dizer que isso ocorre com tudo no carro também.
Assim, a parte do carro do lado externo da curva é puxada para baixo, em direção ao solo, já a parte interna tende a ser levantada. Portanto, esse “giro” tende a ser entre 10º e 30º em direção ao lado externo da curva, o que, em grandes velocidades pode ocasionar o capotamento do veículo.
Esta é ligada as bandejas ou diretamente, ou através de Bieletas. Quando em uma curva, a barra puxa a carroceria para baixo no lado em que esta tende a levantar e, no lado em que a carroceria tende a abaixar, ela tenta levantá-la, dessa maneira, tenta manter o chassi mais horizontal possível, garantindo assim o melhor contato entre os pneus e o asfalto.
Assim, quando algum cliente lhe relatar que sei veículo esta girando muito a carroceria em curvas, certifique-se se a barra estabilizadora deste está bem fixada, ou mesmo se esta não está quebrada.
Sempre é importante conferir o estados das bieletas, item este também que costuma apresentar grande índice de manutenções em oficinas de reparação, pois, se esta estiver danificada, o efeito da barra estabilizadora ficará prejudicado.
As buchas que fixam a parte central da barra à carroceria também requerem manutenções periódicas, pois, quando perdem a ação, a barra tende a rolar lateralmente, danificando as bieletas e também causando ruídos metálicos, gerados devido a esta raspar em outros componentes do sistema de suspensão.