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A importância da correta manutenção e substituição dos itens deste sistema crucial para a direção agradável e segurança na condução de um veículo.
Você reparador tinha a ideia de que 95% das reclamações dos clientes sobre pedal duro, trepidação e barulhos, são resultantes do desgaste dos componentes do sistema de acionamento de embreagem?
Pois é, nem sempre substituindo o kit de embreagem as reclamações do cliente cessam. Fica então a pergunta: “Se eu já substituí a embreagem, o que mais falta fazer?”
Primeiramente, devemos nos lembrar de que existem diversos sistema de acionamento de embreagem: o sistema mecânico (garfo, cabo e rolamento), sistema semi-hidráulico (cilindro de pedal, cilindro auxiliar, garfo e rolamento) e sistema hidráulico (idem anterior mais atuador de embreagem).
Embora diversos sejam os sistemas, todos possuem a mesma função: acionar o platô de embreagem para que este libere o disco e, assim, o câmbio pare permitindo assim a troca das marchas.
Análise dos sintomas e possíveis causas
Antes de qualquer teste, devemos nos certificar que o veículo esteja na temperatura de trabalho e o motor esteja bem regulado, para que outras falhas não acabem mascarando os resultados.
Trepidação
Para a análise de trepidação, podemos realizar um teste simples. Estacione o veículo em uma rampa. Engatar a 1ª marcha e sair com o veículo lentamente. Se houver trepidação, podemos analisar:
Possíveis Causas |
Correções |
Fixação do motor e câmbio podem estar avariados. |
Verificar o estado dos coxins do motor e câmbio quanto ao alinhamento, trincas ou fissuras. Substituir se necessário. |
Cabo da embreagem não desliza livremente sob a capa. |
Faça a substituição do cabo de embreagem. |
Revestimentos do disco contaminados por óleo ou graxa. |
A Contaminação do disco pode ser decorrente do excesso de lubrificação do tubo-guia, excesso de lubrificação do eixo piloto, vazamento de óleo do atuador de embreagem, vazamento de óleo do câmbio para dentro da caixa seca. Substituir o kit de embreagem.* |
O rolamento de embreagem e platô não estão paralelos. |
Provavelmente há desgaste das pontas de contato do garfo com o rolamento, acionando este desalinhado em relação ao platô. Verificar se a mola membrana do platô está com os “dedos” paralelos. Caso não, o platô sofreu dano na montagem ou foi mal estocado, danificando o mesmo. Substituir o kit.* |
A regulagem original do platô da embreagem foi violada. |
Substituir o kit de embreagem.* |
O rolamento da ponta do eixo piloto, fixado ao volante |
Substituir o kit de embreagem.* |
Eixo piloto não está perfeitamente perpendicular |
Verificar o alinhamento do eixo piloto, o paralelismo da região de fixação da caixa seca e o estado do rolamento do eixo piloto. Realize a correção, se necessário. |
Carcaça do platô danificada. Provavelmente por |
Caso este apresente empenamento, Substituir o kit*. |
Revestimento de embreagem molhado, |
Após a secagem, o defeito deve desaparecer. |
Patinação
A reclamação de patinação geralmente ocorre quando, em ultrapassagens ou em subidas íngremes, há um aumento significativo da rotação do motor, não correspondendo este a um aumento no torque ou velocidade do veículo. Este também apresenta, após a ocorrência, cheiro forte do revestimento do disco queimado.
Possíveis Causas |
Correções |
Revestimento do disco contaminado por óleo ou graxa. |
A Contaminação do disco pode ser decorrente do excesso de lubrificação do tubo-guia, excesso de lubrificação do eixo piloto, vazamento de óleo do atuador de embreagem, vazamento de óleo do câmbio para dentro da caixa seca. Substituir o kit de embreagem.* |
Carga da mola membrana com o valor abaixo do especificado. |
Substituir o kit de embreagem.* |
Pedal da embreagem sem folga livre (embreagem “enforcada”). |
Efetuar a regulagem correta. Veículos equipados com sistema de acionamento hidráulico, normalmente não necessitam de regulagens periódicas da folga livre do pedal da embreagem. O próprio sistema compensa o desgaste normal do disco da embreagem. |
Pedal da embreagem com retorno lento ou |
Lubrificar o sistema de acionamento da embreagem. Substituir o cabo. Para os veículos com sistema de acionamento hidráulico, Verificar o estado dos cilindros, bem como a sangria do sistema. Substituir os cilindros/jogos de reparos quando disponíveis e realize a sempre em máquina de sangria. |
Os revestimentos de embreagem sofreram desgaste excessivo. |
Verificar o motivo do desgaste excessivo. Caso seja detectado erro de condução, Substituir o kit de embreagem* e oriente o cliente quanto à correta condução para prolongar a vida útil do item. |
A profundidade do alojamento do disco da embreagem no |
Refazer a retífica do volante com a medida correta. Se não mais for possível retificar, Substituir o volante. |
A embreagem sofreu superaquecimento, comprometendo |
Verificar o motivo do desgaste excessivo. Caso seja detectado erro de condução, Substituir o kit de embreagem* e oriente o cliente quanto à correta condução para prolongar a vida útil do item. |
Erro de aplicação. Carga do platô inferior ou |
Utilizar sempre o conjunto de embreagem especificado pelo fabricante do veículo/peça no mercado de reposição. |
Embreagem não desacopla
Para verificar essa reclamação, estacione o veículo e acione o pedal da embreagem por aproximadamente 4 segundos. Em seguida, engate a marcha à ré. Este deverá ocorrer sem dificuldades e sem arranhar a marcha. Se a embreagem não desacoplar, verifique:
Possíveis Causas |
Correções |
Pedal da embreagem com retorno lento ou não |
Lubrificar o sistema de acionamento da embreagem. Substituir o cabo. Para os veículos com sistema de acionamento hidráulico, Verificar o estado dos cilindros, bem como a sangria do sistema. Substituir os cilindros/jogos de reparos quando disponíveis e realize a sempre em máquina de sangria. |
Pedal da embreagem com folga livre excessiva. |
Efetuar a regulagem correta. Veículos equipados com sistema de acionamento hidráulico, normalmente não necessitam de regulagens periódicas da folga livre do pedal da embreagem. O próprio sistema compensa o desgaste normal do disco da embreagem. |
Revestimentos contaminados por óleo ou graxa. |
Substituir o kit de embreagem* e elimine eventuais vazamentos. Atenção: Excesso de graxa para lubrificação do tubo-guia (moringa), rolamento de embreagem ou entalhado do eixo piloto, podem ter contaminado os revestimentos. |
Curso excessivo das molas entre os revestimentos. |
Substituir o kit de embreagem.* |
Oscilação axial do disco da embreagem |
Substituir o kit de embreagem.* |
Mola de retrocesso do platô deformada. Isto pode |
Substituir o kit de embreagem.* |
Pontas da mola membrana (chapéu chinês) deformadas |
Substituir o kit de embreagem.* |
Cubo do disco da embreagem enrosca no entalhe |
Verificar se o cubo do disco ou o entalhe do eixo-piloto estão danificados. Fazer a lubrificação com graxa grafitada e Substituir os itens se necessário. |
O rolamento do eixo piloto está defeituoso |
Substituir o rolamento quando vendido individualmente ou, se adquirido com o kit, substituir o kit*. |
Dicas
Fique ciente de, sempre que efetuar a troca dos kits de embreagem, deve-se substituir o sistema de acionamento do veículo.
Garfo
O garfo de embreagem fica em contato com o rolamento o permanentemente, acionando o rolamento contra o platô. Por mais que haja uma boa lubrificação deste, após a utilização de uma embreagem (que em média dura 80.000 km), esta apresentará algum tipo de desgaste. Ao aplicar um kit novo, não apresentará um perfeito assentamento com o rolamento.
O desgaste deste muitas vezes não é perceptível, e seu custo agregado à manutenção do sistema é bem baixo. Não vale a pena efetuar uma nova mão de obra para a substituição somente deste.
Cabo de embreagem
O cabo de embreagem é outro item que possui um valor agregado baixo em relação ao custo total da mão de obra.
Um teste funcional do cabo de embreagem não é possível de ser realizado em uma oficina (ao contrário do que acreditamos sobre o teste de cabo enganchando ou não). O cabo de embreagem é uma peça que se desgasta com relativa facilidade e por este motivo deve ser trocado juntamente com a embreagem.
Guias de rolamento
Sempre trocar os guias do rolamento. O desgaste destes pode ocasionar o acionamento irregular do garfo e podem causar trepidação e/ou quebra do conjunto e rolamento de embreagem.
Lubrificação
Sempre lubrificar as estrias do eixo piloto com graxa grafitada. Outros tipos de graxa podem ocasionar uma dificuldade para o deslizamento do disco sobre este, causando dificuldade de engate ou impossibilidade de engate das marchas.
Cilindros de pedal
Caso não apresentem vazamento ou dificuldade de atuação dos pistões internos, podem ser mantidos no sistema.
Atuador de embreagem
É recomendada a substituição deste sempre que for substituído o kit. Mesmo que não apresente vazamento, este pode possuir desgaste interno, o que pode causar dificuldade de engate das marchas.
Sangria do sistema
É recomendado que a sangria do sistema seja efetuada com a máquina de sangria apropriada. Alguns veículos não apresentam bons resultados após a sangria comum no pedal. Geralmente os veículos Fiat 1.8 com motor GM, ao efetuarmos a sangria no pedal manualmente, costuma apresentar trepidação, dificuldade de engate e patinação. O problema só é solucionado após a sangria em máquina.
Geralmente após a sangria da maneira manual, o engate apresenta normalidade, porém, após a primeira volta com o veículo, as falhas acima relatadas começam a surgir.
Obs.: * a indicação de “Substituir o kit de embreagem” está descrita devido aos fabricantes nacionais na linha leve de produtos, não realizarem a venda dos itens do kit de embreagem individualmente. Exceto em casos de kits virem apenas com platô e disco, o rolamento e/ou atuador são vendidos separados.