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  5. Pneus: mais complexos do que imagina, estes são um importante componente de segurança e manutenção preventiva

Pneus: mais complexos do que imagina, estes são um importante componente de segurança e manutenção preventiva


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
30 de janeiro de 2013

Por ser um item de fácil aquisição por parte do consumidor final, nós reparadores, ficamos muitas vezes de escanteio quando o assunto é pneu.

Porém, devido a essas facilidades, é muito comum acompanharmos vários clientes que chegam as nossas oficinas comentando que bateu em uma guia, ou que o carro está vibrando, ou então que o volante está muito pesado. Com tudo isso, chegamos a conclusão que este também é um trabalho nosso, não apenas de reparo, mas também de orientação.

Para podermos colaborar melhor, devemos saber quais são os componentes do mesmo:

- Talão: feixe de cabos cobertos por borracha que oferecem resistência ao pneu. Caso por algum motivo este amassem na hora de encaixá-los ao aro da roda, não há mais concerto.

- Carcaça: composta por várias camadas diferentes de lonas revestidas por borrachas, onde a trama mais utilizada é a cordonel de poliéster, se desenvolvendo perpendicularmente à banda de rodagem (pneus radiais)

- Cintas: feitas de aço, são usadas para reforçar a área sob a banda de rodagem, deixando o pneu mais resistente contra perfurações e ainda permitem que o pneu a área de contato plana.

- Lona de reforço: são camadas extras de dois ou mais cordonéis de poliéster que ajudam a manter a estrutura firme. Estas são utilizadas em pneus de veículos que trafegam a grandes velocidades.

- Flanco: responsável por dar sustentação ao pneu, protegendo as camadas da carcaça e fazendo a vedação do ar com a roda. Lembrando que esta é a parte mais fina do pneu e, aparecendo bolhas, recomenda-se a troca do mesmo.

- Banda de rodagem: é composta de diversos tipos de borrachas sintéticas que, após serem extrudados e montados no conjunto, recebem os moldes com os padrões de desenho responsáveis por conferir tração ao pneu.

Sua profundidade pode ser medida através do indicador T.W.I (Tire Wheel Indication). Quando o desgaste atingir este ponto, recomende ao consumidor a troca dos pneus, pois estes deixaram de oferecer a aderência adequada à pista quando solicitado.

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