Notícias
Vídeos

Volkswagen up! chega ao país com o objetivo de ser o que Fusca já foi um dia


Montadora alemã espera que up! consiga ser o novo carro do povo, apostando em simplicidade, tecnologia e segurança para conquistar sua fatia no mercado. Acompanhe nesta matéria tudo o que o Jornal Oficina Brasil conseguiu sobre esse lançamento

Por: Fernando Naccari - 13 de março de 2014

Inovador! Talvez seja essa a melhor palavra que descreva o mais novo e esperado lançamento da Volkswagen dos últimos tempos, o up! O carrinho chega para substituir o velho Gol G4 em nosso país, se posicionando como o veículo mais barato da marca, mas com qualidades que nem mesmo veículos de categorias superiores alcançam.  

Tirando a imagem de que o barato tem que ser inseguro, a principal bandeira levantada em nome do modelo é este ser o veículo mais seguro já avaliado pela Latin N-Cap, conquistando 5 estrelas em crash-test para proteção de adultos e 4 estrelas para crianças que trafeguem em cadeirinhas no banco traseiro. Neste teste, o maior destaque é observar que, mesmo em uma colisão frontal à 64km/h, a absorção do impacto pela dianteira é tal que ainda permite que as portas do motorista e passageiros sejam abertas sem qualquer dificuldade, pois a coluna “C” não sofre nenhuma avaria.

 

Para proteger os passageiros do up!, a estrutura da carroceria é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga (FOTOS 1, 1A e 1B). Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.

No caso de uma colisão frontal, um sensor de impacto (early crash sensor) – diretamente atrás da grade frontal – pré-ativa sistemas de retenção antes do impacto real. O que acontece, então, em apenas alguns milissegundos, pré-tensionadores apertam o cinto de segurança, de forma a envolver o condutor e o passageiro da frente o mais cedo possível. 

 

Foto 1  Foto 1A

 

 

 

Limitadores de força nos cintos reduzem as cargas no peito dos ocupantes. Airbags dianteiros restringem o movimento da parte superior do corpo durante o impacto. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Segundo à própria Volkswagen, a combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. Os materiais da estrutura do up! têm 7,8% de aço formado a quente (FOTO 2). Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama de itens supérfluos, o novo up! pesa 910 kg.

Foto 2

 

Ressalva fica quanto ao espaço para os passageiros que seguem no banco de trás. Eu que não sou ‘nenhum gigante’ (1,77m), fiquei ‘a dois dedos’ de encostar a cabeça no teto do veículo. Mesmo o veículo tendo 3,6m de comprimento, sendo 6,5cm maior que a versão europeia, e 1,5m de altura, 2cm maior que o europeu, esse espaço ainda é bem apertado. Por outro lado, a distância entre-eixos é grande (2,42 metros), permitindo utilizar de forma inteligente o espaço interno disponível.

 

MOTOR

 

O up! é equipado já com o conhecido 1.0l 12V de três cilindros (FOTO 3) que vêm com o Fox BlueMotion. Neste novo veículo, o up! foi etiquetado pelo INMETRO como o veículo mais econômico do país, com classificação “A” entre os automóveis que possuem ar condicionado e direção assistida.

 

Foto 3

 

Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, demonstram essa eficiência. Quando abastecido com etanol, o modelo roda até 9,1km/l na cidade e 9,9km/l na estrada. Com gasolina no tanque, o up! é capaz de percorrer 13,2km/l na cidade e 14,3km/l na estrada.

 

Na média entre etanol (E100) e gasolina (E22), conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, o up! tem consumo energético de 1,57 MJ/km. Multiplicando-se esses números de consumo pela grande capacidade do tanque de combustível, de 50 litros (15 litros a mais que o modelo europeu), tem-se a incrível autonomia de até 715 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria INMETRO nº 10/2012).

Com 999cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! é Total Flex (FOTO 4), capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

 

Foto 4

 

Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor aspirado, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade.

 

CARACTERÍSTICAS

 

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão (diâmetro de 29,5mm) e duas para escape (diâmetro de 27mm), o cabeçote tem comando de admissão variável. Essa variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões, além de melhorar sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. Vale frisar que a taxa de compressão deste é de 11,5:1. 

As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência. (FOTO 5)

 

Foto 5

 

O cabeçote do motor 1.0l do up! possui coletor de escape integrado (FOTO 6), formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica. 

O líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape. Por outro lado, em alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do conversor catalítico (catalisador), permitindo que se opere mais tempo com a mistura ar-combustível estequiométrica (ideal). 

 

Foto 6

 

O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação. A chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.

A construção da tampa do cabeçote é inovadora para o segmento. Em um único processo, integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito. Por outro lado, dificulta, ou melhor, praticamente impossibilita qualquer reparo na região.

As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas têm desenho trioval (FOTOS 7 e 7A), o que permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular. Esse recurso, além de minimizar atrito e vibração, aumenta a durabilidade do sistema.

 

Foto 7A

 

O coletor de admissão é feito de material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição. Como ocorre com os demais modelos da marca, o acelerador é eletrônico.

O motor 1.0l do up! utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro (FOTO 8), o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

Dirigindo o up! têm-se a sensação de estarmos à bordo de um veículo de maior ‘cilindrada’. O três cilindros responde bem às retomadas e acelerações mais bruscas, onde ultrapassagens não foram um problema para o carro.

 

Foto 8

 

CONSTRUÇÃO

 

O motor 1.0l do up! possui bloco (FOTO 9) e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. A construção com três cilindros significa não apenas menor número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros.

Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

 

Foto 9

 

As bielas foram melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 20% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.

A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.

 

ARREFECIMENTO

 

Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento (FOTO 10). Este permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote utilizando sistema com duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

 

Foto 10

 

A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível.

PARTIDA A FRIO

 

O motor 1.0l do up! é o primeiro do país nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina (FOTOS 11, 11A e 11B), como ocorria com seu precursor Fox BlueMotion. O recurso utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto, e é gerenciado pela ECU Bosch ME 17.5.24. O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C.

Para dar a partida em baixas temperaturas e com alto teor de etanol no tanque (mais de 85%), o motorista precisa apenas, ao acionar a ignição, aguardar poucos segundos até que a luz indicadora do processo de aquecimento do combustível, o qual se iniciou desde a abertura da porta do motorista, se apague. Então, é necessário apenas dar a partida no motor.

Não conseguimos testar a eficiência do componente, pois apesar de estarmos na cidade de Gramado-RS, conhecida pelo seu frio europeu, no dia do teste ostentava os 40°C.

 

Foto 11 Foto 11B

 

TRANSMISSÃO

 

O componente também não trará nenhuma surpresa ao reparador. Feita em alumínio, reprojetada e com comandos à cabos, é a boa e velha MQ200 (FOTOS 12 e 12A) que equipa o up!.

Para se adequar ao veículo, sua carcaça foi redesenhada para instalar o motor de partida no pequeno compartimento do motor, permitindo que a bateria ficasse em posição mais baixa e distante do capô.

Associado ao componente, no painel há o indicador de troca de marchas visa informar ao condutor o melhor momento de efetuar essa seleção. Na prática, este visor auxilia ao condutor, mas prejudica muito à condução, pois este tende a induzir o motorista a trocar de marcha com rotação muito baixa e, associado ao ar condicionado ligado, fazia com que o carro parecesse molenga. Quando ‘esquecemos de sua existência’, o consumo não foi tão prejudicado (de 14,6km/l passou a ter 13,6km/l) e o teste de direção foi muito mais divertido.

 

Foto 12   Foto 12A

 

 

SUSPENSÃO

 

Embora o up! seja o veículo de entrada da marca, podemos dizer que a sua suspensão foi muito bem trabalhada, permitindo guiar o pequenino carro com bastante conforto e segurança, principalmente em curvas.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial, tornando sua construção leve, compacta e resistente. As mangas de eixo também seguem o conceito lean (leve e compacto) e foram construídas em ferro fundido, com as guias do freio dianteiro integradas, reduzindo o peso do conjunto.

 

Objetivo similar foi usado para o projeto do eixo traseiro do up!. De conceito interdependente, perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil. Os braços longitudinais foram desenhados com secções variadas ao longo do perfil, que no conjunto permitem ao eixo ter peso reduzido, alta resistência mecânica e elevada rigidez lateral e torcional. 

Os amortecedores dianteiros e traseiros possuem batente adicional de tração, que controlam adequadamente o movimento vertical das rodas (FOTO 13) sob ondulações e condições críticas de rodagem.

O up! possui ainda barra estabilizadora dianteira de série, intensificando o controle do veículo em curvas para proporcionar ao motorista uma melhor sensação de estabilidade e segurança ao dirigir (FOTO 14).

 

Foto 13  Foto 14

 

O modelo ainda é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 14 e 15 polegadas, dependendo da versão e da escolha do cliente.

 

“EASY DRIVE”

 

O sistema de direção eletromecânica “easy drive” (FOTO 15) é item de série nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!.

Além do conforto proprocionado, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional). 

O sistema de assistência eletromecânica da direção não utiliza fluido em seu funcionamento, o que é outra vantagem em relação à assistência hidráulica. Além de ser melhor para o meio ambiente, teoricamente, o usuário tem um item a menos com que se preocupar nas manutenções.

 

Foto 15

 

A assistência varia em função da velocidade do veículo – ou seja, em manobras, o motorista faz menor esforço, enquanto em altas velocidades a direção torna-se mais firme e transmite maior precisão ao motorista. Esse sistema de direção requer 2,9 voltas de batente a batente.

O diâmetro de giro do up! é de 9,7 metros (quando equipado com direção assistida). Esse número demonstra a praticidade do modelo em uso urbano, necessitando de pouco espaço para manobrar.

Outra vantagem é o ajuste de altura da coluna de direção, recurso oferecido em todos os modelos com assistência eletromecânica da direção, que colabora sensivelmente para a boa ergonomia e para a ótima posição de dirigir do up!.

 

FREIOS

 

Na dianteira os freios são à disco ventilado de 256mm de diâmetro. Em comparação com os discos de freio desse tamanho anteriormente utilizados pela empresa, os do up! têm o peso total reduzido em 1,1kg, o que também contribui para economizar combustível. A redução da massa não-suspensa tem também efeito positivo sobre o conforto da condução. Na traseira, os freios são a tambor, com 200mm de diâmetro que, segundo Kai Hohmann, Gerente Executivo de Engenharia Elétrica, são os mesmos utilizados no Volkswagen Polo.

 

O servofreio tem 9 polegadas, otimizando a força de frenagem. Um aspecto inovador do sistema é que os freios trazem dois estágios de atuação. Em frenagens suaves é priorizada a melhor modulação da desaceleração. Por outro lado, se uma maior força de frenagem é necessária, o segundo estágio é ativado, com ampliação da assistência do servofreio. Isso reduz significativamente a “força no pedal” necessária durante frenagens fortes e diminui os espaços de frenagem, melhorando a segurança. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) (FOTO 16).

Na prática, durante nossos testes, os freios responderam bem quando solicitados, mas também tinham a características de ter o pedal muito leve, o que gerava um certo tempo para que nos acostumássemos com essa característica.

 

Foto 16

 

AERODINÂMICA

 

O up! teve seu início de sucesso no mercado europeu no ano de 2011, isso quase todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que o design do up! foi concebido por um brasileiro, Marco Antonio Pavone, gerente de design da Volkswagen Alemanha.

Segundo Pavone, o up! foi pensado para ser um veículo simples e que ‘mesmo uma criança’ pudesse entendê-lo, assim, podemos dizer que sua fórmula deu muito certo! Mais do que isso, além de simples, o up! tem ótima aerodinâmica.

Com coeficiente de forma (Cw) de 0,361, o up! alcança desempenho aerodinâmico (FOTOS 17, 17A e 17B) exemplar em sua classe. Como resultado, obtem-se, além do menor consumo de combustível, menos ruído de vento, o que melhora o conforto a bordo.

Em conjugação com a área frontal do veículo de 2,07m2, o arrasto aerodinâmico total do up! atinge um valor muito bom de 0,747m2, colaborando para os ótimos números de consumo de combustível.

 

Foto 17

 

Foto 17A

 

Foto 17B

 

SEGURANÇA

 

O up! é equipado com moderna arquitetura eletrônica, que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos em sua categoria, além de vários itens de segurança. Um deles é o quadro de instrumentos com iluminação sensível à luz ambiente. 

A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros, oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro. 

Os freios ABS contam com a segurança extra do ESS (Emergency Stop Signal), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo parado, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou. 

 

O modelo traz de série em todas as versões o “comfort blinker” (assistente de mudança de faixa). Com um toque na alavanca da seta o sistema automaticamente pisca as luzes indicadoras de direção 3 vezes, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente.

O up! é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), que contribuiram para o excelente resultado conquistado no Latin NCAP para proteção de crianças (4 estrelas). 

Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no visor multifunções informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos daqueles que ocupam os bancos dianteiros. 

 

INFOTAINMENT

 

O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more”, seu sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. 

Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento.

 

O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.

 

VERSATILIDADE

 

Um dos aspectos em que o up! demonstra sua praticidade para o dia a dia está nos vários porta-objetos disponíveis em sua cabine. Além de um grande compartimento e do porta-garrafas no console central e da boa capacidade do porta-luvas (6,2 litros), há nichos e suportes para garrafas (até de 1,5 litro) nas duas portas dianteiras, 2 cabides na coluna central (“B”) e 4 ganchos para sacolas e piso variável (sistema s.a.v.e) no porta-malas (a partir da versão move up!). São, ao todo, 20 porta-objetos no interior do up!.

 

DESEMPENHO

 

A aceleração de 0 a 100km/h ocorre em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163km/h (gasolina) e 165km/h (etanol), segundo informações da montadora alemã, mas como dissemos anteriormente, o up! é bem ágil.

A posição de dirigir é boa e os bancos de formato “one shape” acomodam bem o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.

O volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

 

MELHOR EM REPARABILIDADE?

 

A VW divulgou o índice de reparabilidade (de colisão) do up! promovido pelo CAR Group  do CESVI Brasil, onde conquistou o índice 11. Este sistema avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos após sofrerem uma colisão à 15km/h e com off-set de 40% na dianteira esquerda (somente 40% da dianteira é colidida) contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. O mesmo índice é testado na traseira

direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

 

Esse índice foi bastante favorável ao modelo também devido ao seu parachoque ser dividido em três folhas, onde em uma colisão, poderá ser trocada somente àquela que sofreu o dano, reduzindo o tempo e custo do reparo.

Porém, sabemos que quando se fala em reparabilidade, além do aspecto de colisão que já foi avaliado no up, quando nos voltamos para a reparabilidade mecânica que é o foco da maioria de nossos leitores, a verdade só será conhecida em um futuro próximo, à medida em que o up!  começar a chegar as nossas oficinas independentes.

 

Levando em consideração o comportamento dos donos de carros (ainda mais na faixa dos populares), é natural que muito em breve (às vezes antes do final da garantia) o up! já poderá estar recebendo manutenção nos estabelecimentos independentes, assim o item “reparabilidade” mecânica vai ser provado na pratica por nossos profissionais.

Sabemos que para os reparadores  independentes, a facilidade de consertar um carro (reparabilidade) é fundamental para que o modelo caia no gosto (e recomendação) da oficina, e neste sentido, se o up! for mesmo o “herdeiro” do ‘fusquinha’, conquistará o coração de todos. 

 

VEREDICTO

 

O up! já é parte da linha 2015 da Volkswagen e chega ao nosso mercado em seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. O mais barato carro do povo sai na versão take up! duas portas e básico no valor de R$26.900,00 e tem na versão mais cara, a série black, red e White up! quatro portas e completo no valor de R$39.390,00, segundo dados informados pela montadora.

 

Se levarmos em conta que o consumidor brasileiro compra veículos de acordo com a faixa de preço e não por ele ser hatch, sw, sedan e etc., há diversas opções no mercado que abrangem essa faixa de preços, portanto, de início com certeza as vendas serão altas, pois todos irão querer a novidade, mas com o passar do tempo e vendo as opções que tem, o consumidor poderá partir para outros modelos de cilindrada maior, com gama de acessórios parecida e em uma faixa de preço equivalente. Vamos acompanhar a resposta do mercado e ver quando o up! começará a frequentar as oficinas independentes, pois somente assim, poderemos medir fielmente suas qualidades e defeitos em um segmente cada vez mais exigente em nosso país.