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A Ram finalmente revelou sua nova picape média: a Dakota. O modelo é fruto do projeto KP2, que consumiu cerca de US$ 385 milhões em investimentos e já deu origem à Fiat Titano. A novidade chega com a promessa de disputar espaço no segmento mais concorrido do mercado dominado por Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200. Mas será que terá fôlego para enfrentar as líderes?
Resgate de um nome histórico
O nome Dakota não é novidade, já foi usado pela Dodge em uma picape que chegou a ser fabricada no Brasil no início dos anos 2000. Agora, a Stellantis resgata a marca para uma picape de porte médio construída sobre a mesma base da Fiat Titano e da chinesa Changan Hunter.
Sob o capô, a nova Ram contará com o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e modo automático.
Design exclusivo, mas base conhecida
Apesar de compartilhar diversos componentes estruturais e mecânicos com a Fiat Titano, a Dakota não é apenas um rebadge. A dianteira traz o DNA visual da Ram, com grade, faróis e para-choque próprios, além de lanternas e tampa de caçamba exclusivas. O resultado é um modelo com mais personalidade e alinhado ao estilo da marca norte-americana.
Produção e chegada ao Brasil
A picape será produzida na planta de Córdoba, na Argentina, onde já nasce a Titano. O lançamento na Argentina está previsto para dezembro de 2025, enquanto a chegada ao Brasil acontecerá no início de 2026.
Curiosamente, a mesma base da Changan Hunter também deu origem a outros modelos dentro da Stellantis, como a Peugeot Landtrek e a própria Ram 1200, vendida em alguns mercados apenas como um rebatizado da Hunter. A Dakota, porém, foi desenvolvida para oferecer exclusividade de design e acabamento.
Interior mais moderno
Ainda em fase de conceito, não está confirmado se o interior da Dakota será totalmente novo. A expectativa é que utilize a nova arquitetura da Changan Hunter, com duas telas digitais e um layout moderno, o que a colocaria em vantagem frente à Titano, cuja cabine é mais simples.
Posicionamento no mercado
Apresentada oficialmente em São Paulo nesta quarta-feira (13), após ter sido flagrada em caminhão-cegonha a caminho do Brasil, a Dakota ficará acima da Rampage na linha da Ram.
Com um projeto mais moderno que o
da Titano, a nova Dakota chega para tentar conquistar clientes que buscam mais
sofisticação e tecnologia em uma picape média, mas terá o desafio de
enfrentar rivais consolidadas como Hilux, Ranger e S10.
A questão que fica é: a aposta da Ram em uma base conhecida, mas com visual
exclusivo e interior mais refinado, será suficiente para tirar mercado das
líderes?