Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Do Carnaval para as ruas: Tera, o novo SUV da Volkswagen, chega para conquistar o mercado brasileiro

Do Carnaval para as ruas: Tera, o novo SUV da Volkswagen, chega para conquistar o mercado brasileiro

Produzido em Taubaté, o SUV compacto combina design arrojado, motorização flex e preço acessível para competir no segmento de entrada

Leonardo David
02 de março de 2025

public/img/noticias/copia-de-copia-de-qual-e-o-rei-dos-suvs-16-vf9p5njt76ew.webp-ed59


A Volkswagen está prestes a revelar seu mais novo SUV, o Tera, que promete ser um marco no segmento de veículos compactos no Brasil. Produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo será oficialmente apresentado ao público durante o Carnaval do Rio de Janeiro, no domingo, 2 de março. Com design arrojado, motorização eficiente e preço acessível, o Tera já está sendo chamado de "Gol dos SUVs", em referência ao icônico modelo que dominou as vendas no país por décadas.

 
Plataforma e Design

public/img/noticias/volkswagen-tera.webp-da86

O Tera será baseado na plataforma MQB-A0, a mesma utilizada por outros modelos da Volkswagen, como o Polo e o Virtus. Essa arquitetura modular permite maior flexibilidade na produção e garante um bom equilíbrio entre custo e desempenho. Em termos de design, o SUV terá um visual mais alto e largo que o Polo, com linhas robustas que reforçam sua personalidade de veículo urbano e versátil. Apesar de a montadora ainda guardar segredos sobre detalhes como a grade dianteira e a iluminação, espera-se que o Tera mantenha o DNA visual da marca, com toques modernos e esportivos.

 
Motorização e Transmissão

O Tera chegará ao mercado com duas opções de motorização, atendendo a diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada contará com o motor 1.0 MPI, aspirado de três cilindros e flex, que oferece 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque no etanol, e 77 cv e 9,6 kgfm na gasolina. Essa configuração virá acoplada a um câmbio manual de cinco marchas (caixa MQ200), ideal para quem busca economia e simplicidade.

public/img/noticias/Motor-Volkswagen-Gol-MPI-2019.png-00c5

Já as versões mais equipadas do Tera serão equipadas com o motor 1.0 TSI, turbo de três cilindros, que entrega 109 cv na gasolina e 116 cv no etanol, com torque de 16,8 kgfm em ambos os combustíveis. Essas versões contarão com um câmbio automático de seis marchas (Aisin AQ160), proporcionando maior conforto e desempenho. Há rumores de que a Volkswagen possa lançar uma variante ainda mais acessível com motor 1.0 aspirado, ampliando ainda mais o leque de opções para os consumidores.

 
Posicionamento no Mercado

A estratégia da Volkswagen é clara: o Tera será o SUV mais acessível da marca, posicionando-se abaixo do T-Cross, que atualmente é o líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil. Com um preço estimado abaixo dos R$ 150 mil, o Tera tem tudo para atrair um público amplo, desde jovens em busca de seu primeiro carro até famílias que desejam um veículo compacto, mas com espaço e versatilidade.

Claudio Baptista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, destacou que o Tera será um modelo disruptivo para a Volkswagen no Brasil. "Ele vem como um carro de entrada na linha de SUVs, é o primeiro da Volks nesse segmento no país. Vem para competir de igual para igual com todos os carros do mercado, com um design arrojado e diferente do que estamos acostumados a ver", afirmou.

 
Expectativas e Concorrência

O lançamento do Tera ocorre em um momento de grande competitividade no mercado de SUVs compactos no Brasil. O modelo chega para enfrentar rivais como o Renault Kwid, o Fiat Mobi e o Hyundai HB20, além de concorrer diretamente com o T-Cross, seu irmão mais caro. A expectativa é que o Tera repita o sucesso do Gol, que foi o carro mais vendido no país por 27 anos, consolidando-se como uma opção popular e confiável.

 
Revelação e Lançamento

public/img/noticias/Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-INSTAGRAM-Noticias-Feed-1.webp-35be

A primeira aparição pública do Tera será durante o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, no domingo, 2 de março. Apesar de a data de lançamento oficial ainda não ter sido confirmada, a expectativa é que o SUV chegue às concessionárias ainda no primeiro semestre de 2025. Enquanto isso, os detalhes finais sobre preços, equipamentos de série e versões disponíveis devem ser divulgados nos próximos meses.

Com um mix de design moderno, tecnologia acessível e preço competitivo, o Volkswagen Tera promete ser um dos lançamentos mais aguardados do ano, reforçando a presença da marca no segmento de SUVs e atraindo novos consumidores para a linha da montadora alemã.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot traz pela primeira vez o Peugeot E-208 GTi, promove test-drives dos novos 208 e 2008 GT híbridos e apresenta sua visão futurista no Salão do Automóvel de São Paulo
Lançamentos
Lançamentos
Geely EX2: o elétrico urbano mais eficiente do Brasil chega com tração traseira e foco técnico em desempenho e equilíbrio
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025: Volkswagen inicia vendas do sedã esportivo com motor EA888 e diferencial eLSD