Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Alternador: como funciona e por que pode parar de carregar a bateria?

Alternador: como funciona e por que pode parar de carregar a bateria?


Entenda como funciona o alternador, por que ele pode parar de carregar a bateria e como evitar falhas. Tire suas dúvidas e cuide do seu carro!

Da Redação
09 de abril de 2025

Como funciona o alternador e por que ele pode parar de carregar a bateria?

Imagine sair para trabalhar e no meio do caminho você percebe que o painel do seu carro começa a piscar, os faróis enfraquecem e, de repente, o motor apaga. Parece cena de filme? Pois esse é um dos sintomas clássicos de falha no alternador.

Esse componente é essencial para manter a bateria carregada e alimentar os sistemas elétricos enquanto o motor está em funcionamento. Quando ele falha, o carro literalmente "fica sem energia". 

A boa notícia? É possível identificar os sinais com antecedência e evitar dores de cabeça.

Neste artigo, você vai entender como funciona o alternador, por que ele pode parar de carregar a bateria, quais são os sinais de alerta e como prevenir falhas.

Continue lendo para manter seu carro sempre em funcionamento, evitar imprevistos e economizar com manutenções emergenciais.

O que é o alternador e como ele funciona?

O alternador é o coração do sistema elétrico do veículo. Sua principal função é transformar a energia mecânica do motor em energia elétrica, mantendo a bateria carregada e fornecendo corrente para todos os sistemas eletrônicos do carro enquanto ele está ligado.

Ele é composto por três partes principais:

  • Rotor: gira junto com o motor e gera um campo magnético;

  • Estator: transforma o campo magnético em corrente alternada (AC);

  • Retificador: converte essa corrente alternada em corrente contínua (DC), que é a usada pelos sistemas do veículo.

Além disso, o alternador conta com um regulador de voltagem, que garante que a corrente elétrica enviada não exceda os limites seguros.

Enquanto o motor gira, a correia do alternador o movimenta. Isso gera eletricidade e impede que a bateria descarregue. Ou seja, sem ele, a bateria se esgota rapidamente e o carro para.

Por que o alternador pode parar de carregar a bateria?

Existem vários motivos que podem fazer com que o alternador falhe. Alguns são mais simples, outros exigem atenção imediata. Veja os principais:

  • Correia do alternador frouxa ou quebrada: se a correia se solta ou rompe, o alternador para de girar e, consequentemente, de gerar energia;

  • Falha no regulador de voltagem: quando esse componente falha, a voltagem enviada pode ficar instável ou insuficiente, prejudicando o carregamento da bateria;

  • Escovas desgastadas: são peças que mantêm o contato elétrico interno. Com o tempo, se desgastam e perdem eficiência;

  • Problemas nos rolamentos: eles ajudam o rotor a girar com fluidez. Se travarem, impedem o funcionamento do sistema.

  • Curto-circuito no estator ou rotor: falhas internas nas bobinas causam perda de geração de energia.

Sintomas de que o alternador não está funcionando bem

Ficar atento aos sinais é essencial para evitar ser pego de surpresa. Veja os principais sintomas de falha no alternador:

  • Luz da bateria acesa no painel;

  • Faróis oscilando ou fracos;

  • Acessórios elétricos funcionando com lentidão;

  • Barulhos estranhos no compartimento do motor;

  • Cheiro de queimado vindo da região do alternador;

  • Dificuldade para dar partida, mesmo com bateria nova.

Se você notar qualquer um desses sinais, procure uma oficina. Quanto antes o diagnóstico, menor o risco de problemas maiores.



O que fazer quando o alternador parar de carregar?

Quando o alternador falha, o carro passa a depender exclusivamente da carga da bateria. E ela acaba rápido. Nesses casos:

  1. Desligue tudo o que consome energia: rádio, ar-condicionado, faróis (se possível);

  2. Vá direto para uma oficina ou local seguro para realizar o diagnóstico;

  3. Evite dar partida novamente se o carro apagar – pode comprometer ainda mais o sistema elétrico.

Em casos mais graves, a troca do alternador será necessária. Em outros, apenas a correia ou o regulador de voltagem precisam de manutenção.

Como se prevenir de problemas com o alternador

Manutenção preventiva é sempre o melhor caminho. Para evitar que o alternador pare de funcionar, adote os seguintes cuidados:

  • Faça revisões periódicas a cada 10.000 km;

  • Solicite testes de carga do alternador e da bateria;

  • Observe ruídos ou aquecimentos incomuns no motor;

  • Verifique o estado da correia do alternador (rachaduras, folgas);

  • Não sobrecarregue o sistema com acessórios elétricos não originais;

  • Esteja atento a falhas de ignição, que podem sobrecarregar o sistema elétrico.

Alternador ou bateria? Entenda como identificar o problema

Se o seu carro está com dificuldade para dar partida, é comum pensar que o defeito está na bateria. Mas nem sempre é o caso. O que muita gente não sabe é que o alternador só entra em ação quando o motor está ligado. 

Ou seja, com o carro parado, quem alimenta sistemas como alarme, relógio, módulos e travas é a própria bateria.

Por isso, deixar faróis ou som ligados com o motor desligado pode resultar em bateria descarregando rápido. E se a bateria for nova, mas mesmo assim vive perdendo carga, o verdadeiro vilão pode ser o alternador.

Já em baterias com mais de dois anos de uso, o desgaste natural pode ser o responsável. Em alguns casos, o problema pode estar até na bobina de ignição, que interfere no sistema elétrico como um todo. 

O ideal é fazer um teste de voltagem em uma oficina especializada. Com ele, dá para saber rapidamente quem está com falha: o gerador ou o receptor da energia.



Quanto custa arrumar o alternador?

O valor varia conforme o modelo do carro e a complexidade do problema. Veja os preços médios:

  • Troca da correia do alternador: R$ 60 a R$ 150

  • Substituição do regulador de voltagem: R$ 120 a R$ 250

  • Alternador novo (com mão de obra): R$ 500 a R$ 1.500

Também é possível recuperar o alternador em muitos casos, substituindo apenas as peças danificadas – o que reduz bastante o custo total.

Quando energia não é só combustível

Se o combustível move o motor, a energia elétrica mantém todo o resto funcionando – e o alternador é o elo entre esses dois mundos.

Ignorar sinais de falha pode transformar um simples reparo em um grande transtorno. Mas, com atenção e manutenção preventiva, você evita que seu carro fique na mão. 

Enfrente as ruas com tranquilidade. Cuide do alternador, preserve sua bateria e garanta a energia que o seu carro precisa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
Renova Ecopeças marca presença no Recicla Auto com estande exclusivo e participação em painel
Em Foco
Em Foco
Stock Car: Vibra reforça nova identidade de Lubrax na etapa de Cascavel
Em Foco
Em Foco
Faltam 60 dias para o Oficina Brasil Conecta 2025: prepare-se para o maior evento de reparação automotiva da América Latina