Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
  4. /
  5. Como escolher uma bateria automotiva? Conheça suas particularidades

Como escolher uma bateria automotiva? Conheça suas particularidades

Responsável por iniciar a ignição do veículo, a bateria automotiva é primordial para todo automóvel

Fábio Moraes
12 de março de 2019

Responsável por iniciar a ignição do veículo, a bateria automotiva é primordial para todo automóvel. Devido a sua importância, devemos levar em consideração alguns fatores no momento de escolhê-la, bem como mantê-la com o funcionamento em dia e trocando-a quando necessário.

Na hora da troca é comum as pessoas terem dificuldade para selecionar a melhor bateria para o seu veículo, e às vezes pagam muito por um produto que entrega mais do que o necessário para durar o mesmo tempo que a bateria ideal para o seu veículo.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas sobre como funciona e sobre como escolher uma bateria para o carro:

Como funciona a bateria automotiva?

A bateria é uma das principais peças do carro e possui duas funções principais: uma delas é dar força ao arranque e a outra é gerar energia para todos os outros componentes elétricos do seu carro, como faróis, rádio, limpadores de para-brisa e outros.

Trata-se de uma peça com vários compostos eletroquímicos, por isso requer manuseio com cuidado. Portanto, sempre deixe a cargo de um profissional ou, se for necessário

mexer na bateria do carro, nunca esteja com anéis, aliança ou outros materiais condutores de eletricidade.

Quando trocar?

O tempo de vida útil de uma bateria automotiva depende do tipo escolhido. É preciso estar atento para fazer a manutenção ou troca na hora certa.

Um problema grave que pode ocorrer da oxidação que se forma em volta dos bornes, impedindo assim o contato. Essa corrosão de cor esverdeada se forma quando há um transbordamento do líquido da bateria entre os bornes e a base de plástico.

Isso ocorre quando, ao tentar trocar a bateria, o motorista não abre totalmente os contatos (que são aquelas braçadeiras que ficam muito apertadas) e na pressa tenta encaixar dando algumas pancadas.

Isso danifica a base de plástico da caixa da bateria. Essa corrosão pode também danificar toda sua fiação. Infelizmente, quando isso ocorre é necessário fazer a troca imediata da bateria.

Qual delas comprar?

Muitos pensam no preço da bateria automotiva como o principal fator para decidir a compra. Mas, quanto maior o preço, melhor a qualidade e durabilidade do produto. Uma bateria vale basicamente a quantidade de chumbo usado na fabricação. Sempre foi assim, mas hoje em dia o INMETRO interferiu e os resultados são evidentes, com uma melhor qualidade.

Então, o primeiro fator para se fazer uma boa compra é localizar o selo do INMETRO na bateria, o que garante o conteúdo.

Também é importante direcionar a escolha de acordo com a amperagem e hora, bem como o tempo de garantia da bateria. Prefira as baterias de amperagem/hora maior possível, de acordo com o tamanho específico para seu carro.

E, por fim, observe os termos e tempo de garantia: é oferecida garantia de sobrecarga? Quais situações anulam a garantia? Trata-se de uma bateria original com garantia de fábrica? Essas respostas ajudarão a optar pela bateria de maior qualidade. Leia também: 6 dicas de gestão de estoque que vão te ajudar a aumentar a produtividade na sua oficina e gerar lucro!

Quais são seus perigos e cuidados?

Uma bateria não causa choque. Isso é uma lenda causada pela desinformação. Mas ela pode ser mais perigosa do que um simples choque.

Os riscos são queimadura e explosão. As queimaduras ocorrem quando se junta um pólo no outro, fechando curto na bateria – assim haverá grande liberação de energia. Materiais que são condutores de corrente, como ouro, não devem ser manipulados junto com a bateria (como alianças e anéis).

Por fim, há várias marcas disponíveis no mercado e por isso, procure utilizar a marca que melhor se adeque às suas necessidades e faça sempre a manutenção preventiva de sua bateria. Escolher a bateria de carro envolve conhecer algumas dicas simples e também contar com profissionais e lojas de confiança, que possam fazer o melhor pelo seu automóvel.

E então, curtiu as informações? Deixe um comentário e compartilhe com a gente as suas dúvidas e sugestões!

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Produtividade e Custo/hora de funcionário: como calcular
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Como sua oficina mecânica deve contratar: CLT ou PJ?
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Administrar uma oficina é fácil e dá lucro
Plano de marketing para oficinas: saiba como desenvolvê-lo