Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Volkswagen prepara T-Cross 2027: primeiro híbrido flex feito no Brasil

Volkswagen prepara T-Cross 2027: primeiro híbrido flex feito no Brasil


Novo Volkswagen T-Cross será primeiro híbrido nacional da marca Segunda geração do SUV chega em 2027 com plataforma do Golf, motorização híbrida flex e mudança de fábrica

Leonardo David
12 de março de 2025

public/img/noticias/Destaque-novo-T-Cross-2023.jpg-df5c


A Volkswagen está preparando uma grande novidade para o mercado brasileiro, a segunda geração do T-Cross, que será o primeiro modelo híbrido flex produzido nacionalmente pela marca. O SUV, que chega em 2027, trará uma série de mudanças significativas, incluindo uma nova plataforma, motorizações híbridas avançadas e até uma mudança de fábrica, saindo de São José dos Pinhais (PR) para São Bernardo do Campo (SP).


Nova plataforma e motorização híbrida flex

public/img/noticias/db2012al00113-web-1600.avif-96a6

·         Saiba mais: Do Carnaval para as ruas: Tera, o novo SUV da Volkswagen, chega para conquistar o mercado brasileiro


O novo T-Cross será baseado na plataforma MQB Hybrid, uma evolução da matriz MQB 37, que já equipa modelos como o Golf e o Taos. Essa base mais robusta permitirá que o SUV compacte atenda a padrões mais rigorosos de segurança e rigidez estrutural, além de suportar diferentes tipos de motorização híbrida.

A grande estrela será o motor 1.5 TSI Evo2, que possibilitará versões híbridas leves (48V), híbridas plenas (HEV) e até plug-in (PHEV). Essa flexibilidade garantirá ao T-Cross uma eficiência energética superior, aliada ao desempenho que os consumidores já conhecem e apreciam nos modelos Volkswagen.

 
Design e dimensões atualizados

Com a troca de plataforma, o novo T-Cross deve ganhar um leve aumento em suas dimensões, aproximando-se do tamanho do T-Roc, SUV europeu que compartilha a mesma base. Espera-se que o modelo tenha cerca de 4,30 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,60 m de altura, mantendo um entre-eixos de aproximadamente 2,65 m. Além disso, o porta-malas deve ser ampliado para cerca de 400 litros, oferecendo mais espaço e praticidade.

O design do novo T-Cross ainda é mantido em segredo, mas é provável que ele siga a linguagem moderna e sofisticada da linha atual da Volkswagen, com toques que reforcem sua identidade como um SUV híbrido e tecnológico.

 
Mudança de fábrica e foco na eletrificação

public/img/noticias/240202_planalto_fabrica-sao-bernardo-do-campo_foto-divulgavw.webp-9edf

·         Saiba mais: 10 Motivos para você, mecânico, não ficar de fora do conecta 2025!


A produção do novo T-Cross será transferida para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que está sendo preparada para receber veículos com baterias de alta tensão. Essa mudança reforça o compromisso da Volkswagen com a eletrificação e a sustentabilidade, alinhando-se às tendências globais do mercado automotivo.

Além do T-Cross, a Volkswagen também planeja lançar a segunda geração do Nivus em 2028, seguindo a mesma estratégia de eletrificação e modernização. Enquanto isso, a picape Udara (projeto VW247) pode ser o primeiro modelo da marca no Brasil a oferecer alguma forma de eletrificação, ainda que em versões mais simples, antecedendo o T-Cross.

O novo Volkswagen T-Cross promete revolucionar o segmento de SUVs compactos no Brasil, combinando design moderno, tecnologia avançada e eficiência energética. Como o primeiro híbrido flex nacional da marca, ele representa um marco importante na estratégia de eletrificação da Volkswagen, que busca se consolidar como líder em mobilidade sustentável no país.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
Combustível sintético e biocombustível avançado
Em Foco
Em Foco
Conecta 2025 traz conteúdo técnico de excelência nas trilhas de conhecimento
Em Foco
Em Foco
Trilhas de conhecimento do Conecta 2025: Mais conteúdo técnico, mais valor para o seu dia a dia na oficina