Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Do Carnaval para as ruas: Tera, o novo SUV da Volkswagen, chega para conquistar o mercado brasileiro

Do Carnaval para as ruas: Tera, o novo SUV da Volkswagen, chega para conquistar o mercado brasileiro


Produzido em Taubaté, o SUV compacto combina design arrojado, motorização flex e preço acessível para competir no segmento de entrada

Leonardo David
02 de março de 2025

public/img/noticias/copia-de-copia-de-qual-e-o-rei-dos-suvs-16-vf9p5njt76ew.webp-ed59


A Volkswagen está prestes a revelar seu mais novo SUV, o Tera, que promete ser um marco no segmento de veículos compactos no Brasil. Produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo será oficialmente apresentado ao público durante o Carnaval do Rio de Janeiro, no domingo, 2 de março. Com design arrojado, motorização eficiente e preço acessível, o Tera já está sendo chamado de "Gol dos SUVs", em referência ao icônico modelo que dominou as vendas no país por décadas.

 
Plataforma e Design

public/img/noticias/volkswagen-tera.webp-da86

O Tera será baseado na plataforma MQB-A0, a mesma utilizada por outros modelos da Volkswagen, como o Polo e o Virtus. Essa arquitetura modular permite maior flexibilidade na produção e garante um bom equilíbrio entre custo e desempenho. Em termos de design, o SUV terá um visual mais alto e largo que o Polo, com linhas robustas que reforçam sua personalidade de veículo urbano e versátil. Apesar de a montadora ainda guardar segredos sobre detalhes como a grade dianteira e a iluminação, espera-se que o Tera mantenha o DNA visual da marca, com toques modernos e esportivos.

 
Motorização e Transmissão

O Tera chegará ao mercado com duas opções de motorização, atendendo a diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada contará com o motor 1.0 MPI, aspirado de três cilindros e flex, que oferece 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque no etanol, e 77 cv e 9,6 kgfm na gasolina. Essa configuração virá acoplada a um câmbio manual de cinco marchas (caixa MQ200), ideal para quem busca economia e simplicidade.

public/img/noticias/Motor-Volkswagen-Gol-MPI-2019.png-00c5

Já as versões mais equipadas do Tera serão equipadas com o motor 1.0 TSI, turbo de três cilindros, que entrega 109 cv na gasolina e 116 cv no etanol, com torque de 16,8 kgfm em ambos os combustíveis. Essas versões contarão com um câmbio automático de seis marchas (Aisin AQ160), proporcionando maior conforto e desempenho. Há rumores de que a Volkswagen possa lançar uma variante ainda mais acessível com motor 1.0 aspirado, ampliando ainda mais o leque de opções para os consumidores.

 
Posicionamento no Mercado

A estratégia da Volkswagen é clara: o Tera será o SUV mais acessível da marca, posicionando-se abaixo do T-Cross, que atualmente é o líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil. Com um preço estimado abaixo dos R$ 150 mil, o Tera tem tudo para atrair um público amplo, desde jovens em busca de seu primeiro carro até famílias que desejam um veículo compacto, mas com espaço e versatilidade.

Claudio Baptista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, destacou que o Tera será um modelo disruptivo para a Volkswagen no Brasil. "Ele vem como um carro de entrada na linha de SUVs, é o primeiro da Volks nesse segmento no país. Vem para competir de igual para igual com todos os carros do mercado, com um design arrojado e diferente do que estamos acostumados a ver", afirmou.

 
Expectativas e Concorrência

O lançamento do Tera ocorre em um momento de grande competitividade no mercado de SUVs compactos no Brasil. O modelo chega para enfrentar rivais como o Renault Kwid, o Fiat Mobi e o Hyundai HB20, além de concorrer diretamente com o T-Cross, seu irmão mais caro. A expectativa é que o Tera repita o sucesso do Gol, que foi o carro mais vendido no país por 27 anos, consolidando-se como uma opção popular e confiável.

 
Revelação e Lançamento

public/img/noticias/Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-INSTAGRAM-Noticias-Feed-1.webp-35be

A primeira aparição pública do Tera será durante o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, no domingo, 2 de março. Apesar de a data de lançamento oficial ainda não ter sido confirmada, a expectativa é que o SUV chegue às concessionárias ainda no primeiro semestre de 2025. Enquanto isso, os detalhes finais sobre preços, equipamentos de série e versões disponíveis devem ser divulgados nos próximos meses.

Com um mix de design moderno, tecnologia acessível e preço competitivo, o Volkswagen Tera promete ser um dos lançamentos mais aguardados do ano, reforçando a presença da marca no segmento de SUVs e atraindo novos consumidores para a linha da montadora alemã.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Do Carnaval para as ruas: Tera, o novo SUV da Volkswagen, chega para conquistar o mercado brasileiro
Lançamentos
Lançamentos
O SUV elétrico Volvo EX90 que chegará ao Brasil com sete lugares, 524 cv e tecnologia que revoluciona a segurança
Lançamentos
Lançamentos
Kia EV9 chega ao Brasil como o primeiro SUV elétrico de 7 lugares do mercado