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Desvendando os conceitos do sistema da carroceria e as alimentações do comutador de ignição. Aula 11


A partir desta aula vamos conhecer a parte elétrica da carroceria do veículo, sempre começando do mais simples para nos dar base para entendermos

Marcio Ferreira
25 de setembro de 2023

Vamos começar com esse esquema elétrico dos faróis e lanternas, começando de cima vemos que a linha +15 pós-chave de ignição se conecta ao borne +15 do interruptor da luz, a linha +30 (direto da bateria) se conecta ao borne +30 do interruptor, o borne 56 se conecta ao comutador de faróis alto e baixo, o borne 56k passa pelo fusível F23 de 10 amperes e fornece a alimentação para as lanternas dianteiras e traseiras do lado direito e também toda as iluminações do painel, rádio etc, como também a iluminação da placa de licença, no mesmo borne 56k tem uma derivação que vai para o fusível F08 de 10 amperes e alimenta as lanternas dianteiras e traseiras do lado esquerdo, o borne 31 vai ligado ao aterramento, neste sistema o borne +15 e o 31 são somente para acender a iluminação do próprio interruptor quando se liga a chave de ignição.

Na sequencia o interruptor comutador recebe uma alimentação +30 (direto da bateria) para fazer o flash de farol alto, o borne 56 está ligado ao borne 56 do interruptor da luz explicado anteriormente e recebe alimentação quando o interruptor da luz estiver na posição de farol, o borne 56A alimenta os faróis altos através dos fusíveis F25 e F10 de 10 amperes, quando estiver selecionado para farol baixo o borne 56B alimenta os faróis baixos através dos fusíveis F27 e F12 de 10 amperes.

A luz de freio é comandada pelo seu interruptor que tem três bornes começando de baixo para cima, ele recebe um aterramento, recebe alimentação pelo fusível F21 de 10 amperes da linha +15 pós-chave  e quando acionado alimenta as lâmpadas de freio direita e esquerda, o brake light  e também a UCE do Abs e da transmissão automática se o carro for equipado com as mesmas. 

A sinalização de emergência (pisca-alerta) recebe alimentação +15 no borne 15 através do fusível F21 de 15 amperes, no borne 30 alimentação direta da bateria +30 pelo fusível F01 de 20 amperes, o borne 49 A vai ligado ao rele de seta, ao painel de instrumento e a chave de seta, o borne v3 vai ligado à central de alarme, o borne 49 vai ligado ao rele de seta, o borne 31 vai ao aterramento, o borne L alimenta as setas do lado esquerdo e o borne R alimenta as setas do lado direito.

O esquema da chave de seta é bem parecido com o do pisca-alerta a única característica e que na seta são acionadas as lâmpadas dianteira e traseira de cada lado e no pisca-alerta são acionadas as quatro lâmpadas ao mesmo tempo. 

No mesmo modelo de veículo, porém já um pouco mais atual, foi acrescentada a BCM sigla em inglês que significa módulo de carroceria, se analisarmos os mesmos esquemas que inicialmente eram independentes vamos ver que agora passam pela BCM, começando a explanação de cima para baixo os bornes 04,05,02,12,06,10,09 do interruptor das luzes estão ligados diretamente na BCM, é por essa ligação que é solicitado à BCM qual ação deve ser tomada, o borne 11 está ligado no fusível F03 de 7.5 amperes que tem alimentação direta da bateria +30, o borne 03 é alimentado pela saída 87 do rele de ignição através do fusível F24, o borne 01 está ligado ao aterramento e o os bornes 08 e 07 estão ligados aos motores de regulagem dos faróis quando o veículo tiver este equipamento.

No sistema sem BCM a ligação da iluminação externa era ligada diretamente ao interruptor, já aqui a BCM tem vários reles que vão alimentar cada sistema como veremos a seguir:

O relé do farol baixo através do seu terminal 87 alimenta dois fusíveis o F43 e o F44, já os dois de 10 amperes, um alimenta  o farol baixo do lado direito e o outro o farol baixo do lado esquerdo 

O relé de indicação do lado direito alimenta através de seu terminal 87 as setas dianteiras e traseiras do lado direito 

O relé das luzes de lanterna e placa, através do seu terminal 87, alimenta dois fusíveis o F38 e o F39, os dois de 05 amperes, um alimenta as lanternas dianteira e traseira do lado direito e o outro as lanternas dianteira e traseira do lado esquerdo e a luz de placa

O relé do farol alto, através do seu terminal 87, alimenta dois fusíveis o F36 e o F37, os dois de 10 amperes, um alimenta o farol alto do lado direito e o outro o farol alto do lado esquerdo

O relé de indicação do lado esquerdo alimenta através de seu terminal 87 as setas dianteiras e traseiras do lado esquerdo

O relé de ignição, através do seu terminal 87 e passando pelo fusível F26 de 10 amperes, alimenta o interruptor de luz de ré e esse as duas lâmpadas de ré 

O relé da linha 15, através do seu terminal 87, alimenta o fusível F25 de 10 amperes e o terminal 01 e 03 do interruptor de luz de freio, este, quando acionado, alimenta as luzes de freio o brake light e envia uma sinal para o módulo do abs, através do seu terminal 04, o interruptor também envia um sinal para o módulo do motor pelo seu terminal 02

O interruptor das luzes de advertência solicita diretamente à BCM a ligação do pisca-alerta e esta aciona os dois reles para acionar as 4 setas 
Temos também dois reles para acionar os faróis de neblina e a lanterna de neblina 

O uso de módulos de carroceria otimiza os circuitos elétricos e proporciona maior controle dos sistemas envolvidos, cada vez mais esses módulos BCM estão mais tecnológicos, agregando além de reles e fusíveis também componentes eletrônicos e programações específicas pertinentes a cada modelo de veículo por este motivo o profissional para trabalhar tem que cada vez estar mais preparado, tanto pessoalmente através de cursos, como também as ferramentas a serem empregadas no diagnóstico, por exemplo a velha lâmpada de teste não pode ser mais usada nestes novos sistemas, por esse motivo  surgiu a caneta de polaridade 

Mas que também na sua primeiras versões tem uma corrente alta e também pode danificar circuitos eletrônicos mais sensíveis 

Vejam que hoje temos equipamentos com corrente bem baixa para testar os veículos mais atuais. 

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