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Aula 13: Aprofundando-se nos Circuitos do Ar-condicionado: Do Simples ao Elaborado


Nesta aula, desvendaremos passo a passo o funcionamento do sistema, partindo do simples ao complexo. Desde a ligação D+ do alternador até o acionamento do compressor e das ventoinhas

Por: Marcio Ferreira - 03 de dezembro de 2023

Seguindo nossa didática, sempre partindo do mais simples para entender o mais complexo vamos entender a estratégia do esquema de um Opala carburado.

Tudo começa na ligação D+ do alternador no canto superior direito que está ligado no borne 85 do rele de alimentação do ar, ou seja quando o motor está parado ou se acaso o alternador para de fornecer carga para a bateria essa ligação fica com potencial negativo e como o borne 86 do mesmo rele está ligado no negativo, a bobina eletromagnética do rele não é acionada, mas quando o alternador entra em funcionamento e apaga a lâmpada espia no painel a ligação D+ fica positiva e aciona o rele do ar, esse rele é alimentado no seu borne 30 pelo fusível M3 e com ele acionado fornece alimentação pelo seu borne 87 ao painel de controle.

O painel de controle alimenta o módulo amplificador pelo fio preto, o módulo amplificador fornece alimentação que passa pelo pressostato, se o sistema tiver com pressão de gás refrigerante suficiente o pressostato estará com seus contatos fechados e vai alimentar a bobina do compressor, a solenoide de marcha lenta (que serve para fazer um acionamento na aceleração do carburador e compensar a rotação de marcha lenta que ficaria baixa com o peso de acionamento do compressor do ar), também essa ligação fornece alimentação para o borne 85 do rele da ventoinha do arrefecimento, acionando esse rele que recebe alimentação no borne 30 vindo do fusível M4 e alimentando a ventoinha do radiador

O painel de controle também aciona as velocidades da ventilação interna, vemos que o fio azul é a quarta velocidade pois está ligado diretamente ao ventilador interno e as outras três ligações fazem a primeira, segunda e terceira velocidade pois passam pelas resistências.

O módulo amplificador recebe mais duas informações, uma vinda do termostato que é responsável por controlar a temperatura no evaporador, não deixando que este se congele e impeça a passagem da ventilação, e recebe também uma informação de rpm do motor vindo da bobina de ignição do motor para que por segurança deligue o ar quando o motor estiver desligado. Neste sistema vamos começar pelo lado esquerdo pelo sensor de pressão do refrigerante, neste caso tem três ligações e fornece duas informações para o módulo, uma se tem gás refrigerante no sistema e segundo se a pressão do sistema está muito alta, a primeira serve para o módulo saber se pode ou não ligar o compressor e a segunda para o módulo acionar a segunda velocidade do ventilador do radiador, logo abaixo o sensor de temperatura da água do motor está neste sistema, pois se a temperatura do motor subir o módulo desliga o ar-condicionado, pelo borne B05 o módulo arma o rele do compressor, através do borne B09 aciona o rele principal, o borne B14 aciona os reles de alta velocidade do ventilador 1 e 2 e também o rele reversível, no borne B13 é acionada a velocidade baixa do ventilador 1 e 2, isso se dá pois o rele reversível está conectado aos dois ventiladores que estarão instalados em série e com acionamento com a metade da velocidade. 

Do lado direito começamos pelo interruptor de anticongelamento que desliga o ar-condicionado se o evaporador começar a congelar, depois o circuito do desembaçador traseiro formado pela resistência, rele e timer daí vem o conjunto de interruptores que está ligado ao módulo pelo borne B35 para solicitar ao módulo que ligue ou desligue o ar, depois vem a válvula de recirculação da água do ar quente, o atuador da recirculação interna, mais abaixo vemos o conjunto de resistência da ventilação interna, conseguimos analisar o esquema e concluímos que o borne 04 é a primeira velocidade, pois passa por todas as resistências em série e sai pelo borne 06, depois o borne 01 da segunda velocidade, o borne 02 da terceira velocidade e o borne 05 da quarta velocidade. 

Agora vamos entender um sistema mais complexo e completo, o primeiro componente na parte superior é o sensor de temperatura do evaporador, com essa informação o módulo não deixa que o evaporador congele desligando o compressor, em seguida temos os sensores dos dutos para que o módulo equalize a temperatura inferior e superior, o sensor solar fornece ao sistema o valor de temperatura interna e a separação de dia e noite, o atuador da aleta é um motor que posiciona a aleta para  a seleção das várias direções do ar no painel, o atuador da aleta de temperatura seleciona as a passagem do ar entre o evaporador e o radiador do ar quente para controle da temperatura, o atuador de controle da admissão de ar seleciona entre ar externo e recirculação, o conjunto de interruptores troca informações com o módulo através de uma rede de dados do tipo Lin, o módulo de controle do ventilador dianteiro recebe a solicitação do módulo e atua na velocidade do ventilador, neste caso não há as resistências que vimos nos sistemas anteriores, o módulo aciona o desembaçador traseiro atraves do módulo de controle da carroceria, o módulo de carroceria  tambem é responsavel por acionar o rele de ignição, este rele fornece alimentação para o led do interruptor do motor da ventoinha auxiliar traseiro e para o rele da mesma ventoinha, deste rele a alimentação segue para o interruptor de controle da velocidade da ventoinha auxiliar, diferentemente da ventoinha dianteira o controle aqui é feito de novo por resistores, a alimentação do módulo vem através do fusível F14 de 10 amp que está localizado na caixa de fusível do painel, notem que na caixa de fusível da bateria o maxi fusível 03 muda a sua capacidade de acordo com a motorização do veículo

Na caixa de fusível do vão do motor ficam localizados os reles principais, o rele de ignição do controle do motor e o rele do compressor, neste esquema o sensor de pressão do ar-condicionado  é do tipo variável, informando ao módulo de injeção através de um sinal com valores entre zero e 5 volts, com essa informação o módulo sabe se tem gás no sistema para ligar o compressor e se a pressão subir ligar a ventoinha do arrefecimento em maior velocidade. 

Vimos nestes 3 modelos desde um sistema mais básico até um mais complexo.