Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Do Fusca ao Tesla
  4. /
  5. Aula 13: Aprofundando-se nos Circuitos do Ar-condicionado: Do Simples ao Elaborado

Aula 13: Aprofundando-se nos Circuitos do Ar-condicionado: Do Simples ao Elaborado

Nesta aula, desvendaremos passo a passo o funcionamento do sistema, partindo do simples ao complexo

Compartilhe

WhatsAppFacebookXLinkedInTelegram
Marcio Ferreira
03 de dezembro de 2023

Seguindo nossa didática, sempre partindo do mais simples para entender o mais complexo vamos entender a estratégia do esquema de um Opala carburado.

Tudo começa na ligação D+ do alternador no canto superior direito que está ligado no borne 85 do rele de alimentação do ar, ou seja quando o motor está parado ou se acaso o alternador para de fornecer carga para a bateria essa ligação fica com potencial negativo e como o borne 86 do mesmo rele está ligado no negativo, a bobina eletromagnética do rele não é acionada, mas quando o alternador entra em funcionamento e apaga a lâmpada espia no painel a ligação D+ fica positiva e aciona o rele do ar, esse rele é alimentado no seu borne 30 pelo fusível M3 e com ele acionado fornece alimentação pelo seu borne 87 ao painel de controle.

O painel de controle alimenta o módulo amplificador pelo fio preto, o módulo amplificador fornece alimentação que passa pelo pressostato, se o sistema tiver com pressão de gás refrigerante suficiente o pressostato estará com seus contatos fechados e vai alimentar a bobina do compressor, a solenoide de marcha lenta (que serve para fazer um acionamento na aceleração do carburador e compensar a rotação de marcha lenta que ficaria baixa com o peso de acionamento do compressor do ar), também essa ligação fornece alimentação para o borne 85 do rele da ventoinha do arrefecimento, acionando esse rele que recebe alimentação no borne 30 vindo do fusível M4 e alimentando a ventoinha do radiador

O painel de controle também aciona as velocidades da ventilação interna, vemos que o fio azul é a quarta velocidade pois está ligado diretamente ao ventilador interno e as outras três ligações fazem a primeira, segunda e terceira velocidade pois passam pelas resistências.

O módulo amplificador recebe mais duas informações, uma vinda do termostato que é responsável por controlar a temperatura no evaporador, não deixando que este se congele e impeça a passagem da ventilação, e recebe também uma informação de rpm do motor vindo da bobina de ignição do motor para que por segurança deligue o ar quando o motor estiver desligado. Neste sistema vamos começar pelo lado esquerdo pelo sensor de pressão do refrigerante, neste caso tem três ligações e fornece duas informações para o módulo, uma se tem gás refrigerante no sistema e segundo se a pressão do sistema está muito alta, a primeira serve para o módulo saber se pode ou não ligar o compressor e a segunda para o módulo acionar a segunda velocidade do ventilador do radiador, logo abaixo o sensor de temperatura da água do motor está neste sistema, pois se a temperatura do motor subir o módulo desliga o ar-condicionado, pelo borne B05 o módulo arma o rele do compressor, através do borne B09 aciona o rele principal, o borne B14 aciona os reles de alta velocidade do ventilador 1 e 2 e também o rele reversível, no borne B13 é acionada a velocidade baixa do ventilador 1 e 2, isso se dá pois o rele reversível está conectado aos dois ventiladores que estarão instalados em série e com acionamento com a metade da velocidade. 

Do lado direito começamos pelo interruptor de anticongelamento que desliga o ar-condicionado se o evaporador começar a congelar, depois o circuito do desembaçador traseiro formado pela resistência, rele e timer daí vem o conjunto de interruptores que está ligado ao módulo pelo borne B35 para solicitar ao módulo que ligue ou desligue o ar, depois vem a válvula de recirculação da água do ar quente, o atuador da recirculação interna, mais abaixo vemos o conjunto de resistência da ventilação interna, conseguimos analisar o esquema e concluímos que o borne 04 é a primeira velocidade, pois passa por todas as resistências em série e sai pelo borne 06, depois o borne 01 da segunda velocidade, o borne 02 da terceira velocidade e o borne 05 da quarta velocidade. 

Agora vamos entender um sistema mais complexo e completo, o primeiro componente na parte superior é o sensor de temperatura do evaporador, com essa informação o módulo não deixa que o evaporador congele desligando o compressor, em seguida temos os sensores dos dutos para que o módulo equalize a temperatura inferior e superior, o sensor solar fornece ao sistema o valor de temperatura interna e a separação de dia e noite, o atuador da aleta é um motor que posiciona a aleta para  a seleção das várias direções do ar no painel, o atuador da aleta de temperatura seleciona as a passagem do ar entre o evaporador e o radiador do ar quente para controle da temperatura, o atuador de controle da admissão de ar seleciona entre ar externo e recirculação, o conjunto de interruptores troca informações com o módulo através de uma rede de dados do tipo Lin, o módulo de controle do ventilador dianteiro recebe a solicitação do módulo e atua na velocidade do ventilador, neste caso não há as resistências que vimos nos sistemas anteriores, o módulo aciona o desembaçador traseiro atraves do módulo de controle da carroceria, o módulo de carroceria  tambem é responsavel por acionar o rele de ignição, este rele fornece alimentação para o led do interruptor do motor da ventoinha auxiliar traseiro e para o rele da mesma ventoinha, deste rele a alimentação segue para o interruptor de controle da velocidade da ventoinha auxiliar, diferentemente da ventoinha dianteira o controle aqui é feito de novo por resistores, a alimentação do módulo vem através do fusível F14 de 10 amp que está localizado na caixa de fusível do painel, notem que na caixa de fusível da bateria o maxi fusível 03 muda a sua capacidade de acordo com a motorização do veículo

Na caixa de fusível do vão do motor ficam localizados os reles principais, o rele de ignição do controle do motor e o rele do compressor, neste esquema o sensor de pressão do ar-condicionado  é do tipo variável, informando ao módulo de injeção através de um sinal com valores entre zero e 5 volts, com essa informação o módulo sabe se tem gás no sistema para ligar o compressor e se a pressão subir ligar a ventoinha do arrefecimento em maior velocidade. 

Vimos nestes 3 modelos desde um sistema mais básico até um mais complexo.

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Do Fusca ao Tesla
Do Fusca ao Tesla
Aula 13: Como interpretar e testar o sistema elétrico do ABS instalado na caminhonete Chevrolet S10.
Do Fusca ao Tesla
Do Fusca ao Tesla
Como entender, interpretar e testar o sistema elétrico do airbag
Do Fusca ao Tesla
Do Fusca ao Tesla
Aula 13: Aprofundando-se nos Circuitos do Ar-condicionado: Do Simples ao Elaborado