Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Do Fundo do Baú
  4. /
  5. Seat Ibiza MKI (1984-1993), 40 anos de um êxito da indústria automotiva espanhola

Seat Ibiza MKI (1984-1993), 40 anos de um êxito da indústria automotiva espanhola

O Ibiza de primeira geração marcou um avanço na história da Seat no setor automotivo, primeiro modelo desenvolvido de forma independente

Anderson Nunes
10 de julho de 2024


public/img/noticias/IBIZA 02.jpg-fe35



A Seat foi fundada em 9 de maio de 1950. A Sociedad Española de Automóviles de Turismo (‘Sociedade Espanhola de Carros de Turismo') foi criada como um acordo entre o Instituto Nacional de Indústria (INI), de propriedade do governo espanhol, que detinha uma participação majoritária, os bancos privados espanhóis e a Fiat. O intuito era promover a produção em massa de veículos na Espanha, já que no país ibérico apenas alguns fabricantes locais de baixo volume atendiam principalmente ao segmento de luxo do mercado, dos quais a Hispano-Suiza foi a mais bem-sucedida.  

Na divisão societária o Instituto Nacional da Indústria da Espanha detinha 51% das ações, outros 42% dos papéis ficavam nas mãos de 6 bancos e os 7% restantes pertenciam à italiana Fiat. A primeira fábrica foi construída na Zona Franca de Barcelona, em 1951, e foi a pioneira no setor de autopeças em terras espanholas. Em 13 de novembro de 1953, saia da linha de montagem o primeiro automóvel da marca, o modelo 1400 (baseado no Fiat 1400). Três anos depois, a marca já atinge o expressivo número de 10 mil veículos produzidos no ano, marco alcançado graças à chegada o popular Seat 600.

Na década seguinte, a marca ganha projeção e crescimento. Em 1965, era realizada a primeira exportação para a América Latina, quando foram enviadas 150 unidades do modelo 600 para a Colômbia. Já em 1969, outro feito era alcançado, com a produção do veículo de número um milhão e, nos anos seguintes, o crescimento da Seat foi vertiginoso. Um sinal desse sucesso, em 1971 a marca tornou-se a maior companhia industrial da Espanha, com um total exportado de 55 mil unidades.  


public/img/noticias/IBIZA 03.jpg-0133


MUDANÇA DE RUMO 

No início de 1980, a Fiat,que tinha sido um licenciante e um impulso tecnológico para a gama de modelos Seat, retirou-se da sociedadecom graves consequências. A fabricante espanhola perdeu subitamente a sua capacidade de desenvolvimento e os seus canais de vendas internacionais. Além disso, o programa de produtos baseado na gama de modelos Fiat necessitava de uma renovação completa. 

Em 1981 a Seat chamou a atenção do Grupo Volkswagen como um potencial parceiro. Para a Volkswagen fazer essa aproximação com a Seat possibilitaria expandir suas operações fora da Alemanha e transformar o grupo alemão numa força global, além de ter acesso a canais de vendas já estabelecidos e uma mão de obra qualificada. Assim, em setembro de 1982 é celebrado o acordo de cooperação técnica entre a Volkswagen e a Seat, para a produção em território espanhol dos modelos Volkswagen Passat e Polo. 


public/img/noticias/IBIZA 09.jpeg-6324


MÚLTIPLAS COLABORAÇÕES 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Do Fundo do Baú
Do Fundo do Baú
Volkswagen Passat Surf é a versão mais descontraída de um dos maiores sucessos dos anos 70 e 80
Do Fundo do Baú
Do Fundo do Baú
Santa Matilde SM 4.1: O esportivo nacional que nasceu de um Porsche e desafiou até a Puma
Do Fundo do Baú
Do Fundo do Baú
100 anos de Chevrolet no Brasil: A trajetória do Opala, símbolo de inovação, luxo e paixão nacional