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Seat Ibiza MKI (1984-1993), 40 anos de um êxito da indústria automotiva espanhola


O Ibiza de primeira geração marcou um avanço na história da Seat no setor automotivo, primeiro modelo desenvolvido de forma independente

Por: Anderson Nunes - 10 de julho de 2024


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A Seat foi fundada em 9 de maio de 1950. A Sociedad Española de Automóviles de Turismo (Sociedade Espanhola de Carros de Turismo') foi criada como um acordo entre o Instituto Nacional de Indústria (INI), de propriedade do governo espanhol, que detinha uma participação majoritária, os bancos privados espanhóis e a Fiat. O intuito era promover a produção em massa de veículos na Espanha, já que no país ibérico apenas alguns fabricantes locais de baixo volume atendiam principalmente ao segmento de luxo do mercado, dos quais a Hispano-Suiza foi a mais bem-sucedida.  

Na divisão societária o Instituto Nacional da Indústria da Espanha detinha 51% das ações, outros 42% dos papéis ficavam nas mãos de 6 bancos e os 7% restantes pertenciam à italiana Fiat. A primeira fábrica foi construída na Zona Franca de Barcelona, em 1951, e foi a pioneira no setor de autopeças em terras espanholas. Em 13 de novembro de 1953, saia da linha de montagem o primeiro automóvel da marca, o modelo 1400 (baseado no Fiat 1400). Três anos depois, a marca já atinge o expressivo número de 10 mil veículos produzidos no ano, marco alcançado graças à chegada o popular Seat 600.

Na década seguinte, a marca ganha projeção e crescimento. Em 1965, era realizada a primeira exportação para a América Latina, quando foram enviadas 150 unidades do modelo 600 para a Colômbia. Já em 1969, outro feito era alcançado, com a produção do veículo de número um milhão e, nos anos seguintes, o crescimento da Seat foi vertiginoso. Um sinal desse sucesso, em 1971 a marca tornou-se a maior companhia industrial da Espanha, com um total exportado de 55 mil unidades.  


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MUDANÇA DE RUMO 

No início de 1980, a Fiat,que tinha sido um licenciante e um impulso tecnológico para a gama de modelos Seat, retirou-se da sociedadecom graves consequências. A fabricante espanhola perdeu subitamente a sua capacidade de desenvolvimento e os seus canais de vendas internacionais. Além disso, o programa de produtos baseado na gama de modelos Fiat necessitava de uma renovação completa. 

Em 1981 a Seat chamou a atenção do Grupo Volkswagen como um potencial parceiro. Para a Volkswagen fazer essa aproximação com a Seat possibilitaria expandir suas operações fora da Alemanha e transformar o grupo alemão numa força global, além de ter acesso a canais de vendas já estabelecidos e uma mão de obra qualificada. Assim, em setembro de 1982 é celebrado o acordo de cooperação técnica entre a Volkswagen e a Seat, para a produção em território espanhol dos modelos Volkswagen Passat e Polo


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MÚLTIPLAS COLABORAÇÕES 

A Seat deixou de fazer parte da égide da Fiat em 1982 e iniciou a sua jornada como fabricante independente. O primeiro modelo que a marca espanhola considerou criar foi um veículo urbano que substituiria o compacto Fura e o nome escolhido foi Ibiza, a terceira maior das Ilhas Baleares.   

Para construí-lo, a Seat decidiu, por uma questão de custos, utilizar uma versão revista da plataforma do modelo Ronda – um modelo compacto – e recorreu à colaboração de prestigiadas empresas do setor, como aItaldesign (projeto visual) Karmann (concepção da linha de montagem), bem como da Porsche (parte mecânica). A estética do Ibiza é obra de Giorgetto Giugiaro, que aproveitou o projeto que tinha realizado alguns meses antes para a segunda geração do VW Golf, mas que a marca alemã não aprovou. 

O lançamento do modelo ocorreu no Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 1984 e a Seat utilizou o mote "estilo italiano e motores alemães". E de fato, o desenho agradava e estava de acordo com o tema estético em vigor na época, onde predominavam linhas retas e robustas. À dianteira contava com faróis quadrados ladeados por uma grade simples confeccionada em plástico dotada de sete fendas. O para-choque de plástico, envolvente, trazia as luzes de setas integradas, e só havia um limpador de para-brisa, como no Fiat Uno. Na traseira, a tampa do porta-malas era inclinada e contava com grandes lanternas quadradas. As estreitas colunas e ampla área envidraçada favoreciam a visibilidade. O estilo jovial agradava, fosse na versão de duas portas ou quatro portas.


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O hatch espanhol media 3,63 metros de comprimento, 1,60 m de largura, 1,39 m de altura e entre eixos de 2,44 m. O porta-malas comportava 320 litros e peso era baixo, 925 kg. O fato de ter sido construído sobre a plataforma de um carro de segmento compacto significava que o Ibizaoferecia um habitáculo significativamente maior quando comparado com os seus rivais, isso era visível nos largos bancos. O painel exibia linhas retas e o quadro de instrumentos era de fácil leitura, nas versões mais caras havia o conta-giros. Um detalhe bastante peculiar era a ausência de hastes para acionamento dos piscas, faróis edos limpadores de para-brisa. Estes comandos eram alocados em torno da coluna de direção, sua ativação se dava por intermédio de teclas. O catálogo de versões era composto por três linhas principais de equipamentos: L, GL e GLX. No decorrer da produção séries especiais ganharam espaço como a Base, Special, Disco, Chrono, Designer, Fashion eSXi.


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PARTICIPAÇÃO DA PORSCHE  

Como é comum no mercado europeu, a lista de motores oferecidos pela Seat ao Ibiza era extensa. O motor de entrada, um pequeno trem de força de quatro cilindros em linha de 900 cm³ com comando de válvulas no bloco, tinha potência de 44 cv e torque de 6,5 kgfm. Os motores desenvolvidos pela Porsche (com o icônico nome System Porsche) começavam pela unidade de 1,2 litro, com 62 cv e 9 kgfm de torque; a 1,5 litro com 84 cv e 11,8 kgfm; e a 1,7 com 97 cv e 14,1 kgfm, todos com comando de válvulas no cabeçote. A versão a diesel era a 1,7 litro de aspiração natural com parcos 54 cv e torque de 10 kgfm. Tanto a versão a diesel como a gasolina de 0,9 litro eram uma reminiscência dos tempos em que a Seat fazia parte da Fiat. Todos os motores eram acoplados ao câmbio manual de cinco marchas. 


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Dois anos após seu lançamento, o Ibiza passou a figurar como o modelo mais exportado fabricado na Espanha e deu um grande impulso à internacionalização da Seat. Tal feito fez com que a Volkswagen passasse a ser o acionista majoritário da companhia espanhola em 1986, tendo adquirido 51% das ações. A empresa-mãe de Wolfsburg iniciou um extenso programa de investimentos para consolidar esse sucesso, investido na modernização da produção, além do desenvolvimento de uma nova gama de modelos. O primeiro fruto dessa nova fase foi o lançamento do Málaga, a versão sedã do Ibiza.  

Já o Ibiza recebeu uma leve remodelação visual no início de 1989, com a adição de uma grade de plástico com quatro fendas, sendo que em algumas versões tal item era na cor da carroceria, além de novas molduras laterais. O interior foirevisto, com a inclusãode novos bancos e volante, enquanto a caixa de marchas foi totalmente redesenhada e os freios e a direção melhorados. Na época, o Ibiza estava sendo produzido a uma taxa de 1.100 carros por dia, e a produção acumulada atingiu 1 milhão de unidades.   

À medida que o controle sobre as emissões de poluentes passou a ficar mais rigoroso a potência dos motores diminuía com a inclusão do catalisador. A solução encontrada foi equipar os motores com a injeção eletrônica. O motor de 1,5 litro recebia a injeção eletrônica Bosch LE-2 para obter 102 cv, e passou a nova versão SXi. Já o trem de força de 1,7 litro passou debitar 110 cv, sendo adicionado a versão Sportline. Pela mesma razão, uma versão turbode 109 CV do motor de 1,5 litro foi desenvolvida para o mercado suíço e apresentada em março de 1989. 

Com sete anos de mercado a Seat realiza a mudança mais profunda na primeira geração do Ibiza e o batizada de Novo Estilo. A dianteira ganhava faróis trapezoidais e luzes de setas nas extremidades, a frente foi levemente rebaixada, ganhando um formato de cunha e os para-choques foram redesenhados.  A grade foi revista e contava com uma única entrada de ar e o símbolo da Seat, um “S” estilizado, ficava mais em evidência. No interior o painel de instrumentos era resenhado e o acabamento ganhava materiais de melhor qualidade, e ovolante podia ser de três ou quatro raios dependendo da versão. Revisto, o acionamento de setas, luzes e limpador de para-brisa deixa ser por teclas e passava a ser ativado pelas tradicionais alavancas. 


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O Seat Ibiza de primeira geração (Tipo 021 A) foi sucesso de produção. No total foram produzidas 1.281.388 unidades na Zona Franca de Barcelona até 1993, quando foi substituído pelo Ibiza MK2 (Tipo 6K),sendo a primeira geração do Ibiza totalmente desenvolvida e produzida sob propriedade do Grupo Volkswagen. Sua variante de plataforma foi baseada no Volkswagen Polo 6N.