A Seat foi fundada em 9 de maio de 1950. A Sociedad Española de Automóviles de Turismo (‘Sociedade Espanhola de Carros de Turismo') foi criada como um acordo entre o Instituto Nacional de Indústria (INI), de propriedade do governo espanhol, que detinha uma participação majoritária, os bancos privados espanhóis e a Fiat. O intuito era promover a produção em massa de veículos na Espanha, já que no país ibérico apenas alguns fabricantes locais de baixo volume atendiam principalmente ao segmento de luxo do mercado, dos quais a Hispano-Suiza foi a mais bem-sucedida.
Na divisão societária o Instituto Nacional da Indústria da Espanha detinha 51% das ações, outros 42% dos papéis ficavam nas mãos de 6 bancos e os 7% restantes pertenciam à italiana Fiat. A primeira fábrica foi construída na Zona Franca de Barcelona, em 1951, e foi a pioneira no setor de autopeças em terras espanholas. Em 13 de novembro de 1953, saia da linha de montagem o primeiro automóvel da marca, o modelo 1400 (baseado no Fiat 1400). Três anos depois, a marca já atinge o expressivo número de 10 mil veículos produzidos no ano, marco alcançado graças à chegada o popular Seat 600.
Na década seguinte, a marca ganha projeção e crescimento. Em 1965, era realizada a primeira exportação para a América Latina, quando foram enviadas 150 unidades do modelo 600 para a Colômbia. Já em 1969, outro feito era alcançado, com a produção do veículo de número um milhão e, nos anos seguintes, o crescimento da Seat foi vertiginoso. Um sinal desse sucesso, em 1971 a marca tornou-se a maior companhia industrial da Espanha, com um total exportado de 55 mil unidades.
MUDANÇA DE RUMO
No início de 1980, a Fiat,que tinha sido um licenciante e um impulso tecnológico para a gama de modelos Seat, retirou-se da sociedadecom graves consequências. A fabricante espanhola perdeu subitamente a sua capacidade de desenvolvimento e os seus canais de vendas internacionais. Além disso, o programa de produtos baseado na gama de modelos Fiat necessitava de uma renovação completa.
Em 1981 a Seat chamou a atenção do Grupo Volkswagen como um potencial parceiro. Para a Volkswagen fazer essa aproximação com a Seat possibilitaria expandir suas operações fora da Alemanha e transformar o grupo alemão numa força global, além de ter acesso a canais de vendas já estabelecidos e uma mão de obra qualificada. Assim, em setembro de 1982 é celebrado o acordo de cooperação técnica entre a Volkswagen e a Seat, para a produção em território espanhol dos modelos Volkswagen Passat e Polo.
MÚLTIPLAS COLABORAÇÕES