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Auto Union Tipo 52 1933, a visão um de Grand Turismo de 16 cilindros concebido para as provas de longa duração da década de 1930


O Auto Union Tipo 52 nunca chegou a ser produzido, mas a Audi reviveu o carro de corrida perdido para o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024

Por: Anderson Nunes - 02 de setembro de 2024


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Os lendários carros de corrida Auto Union Silver Arrows, que fizeram história nas competições da categoria Grand Prix, durante os anos de 1930, são até hoje cultuados pelos amantes da velocidade e do esporte a motor em todo o mundo. São veículos que impressionam pela sua técnica apurada, como por exemplo, soluções aerodinâmicas inovadoras para a época.  

Agora uma parte importante e até mesmo curiosa dessa época de ouro do automobilismo, está sendo resgatada, graças à iniciativa do departamento histórico da Audi, o Audi Tradition. Trata-se de um peculiar projeto criado pela extinta Auto Union, mas que nunca viu a luz do dia: batizado de Auto Union Tipo 52, era uma espécie de antevisão dos carros GT de rua e que adota componentes mecânicos oriundos do Silver Arrows, como o peculiar motor V16.

O projeto do ‘Schnellsportwagen' (carro esportivo de alta velocidade) foi cancelado antes que o primeiro protótipo fosse feito, em 1935, e a criação de Ferdinand Porsche nunca chegou a ver a luz do dia. Mas a divisão histórica da marca, decidiu tirar a poeira dos livros de história e dar vida a esse veículo especial para o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, que acontece na Inglaterra.  


NASCIMENTO DE UMA LENDA  

Antes de partimos para essa fascinante história, precisamos primeiro entender suas origens. A Auto Union AG, formada em 1932 a partir da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer, tornou-se uma referência no automobilismo, e o seu novo logotipo, os quatro anéis entrelaçados, um brasão conhecido em todo o mundo. No mesmo ano, as regras para a categoria Grand Prix foram revistas e uma das cláusulas era de que os carros não poderiam exceder o peso de 750 kg, tais normas valeriam para as provas de 1934 a 1936. Em 1933, a Auto Union havia contratado a equipe de Ferdinand Porsche para desenvolver um novo carro de corrida que se enquadrasse nesse regulamento


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O trabalho no Auto Union Tipo A (internamente, a Porsche o chamava de Tipo 22) começou em março de 1933. Apenas um ano depois, Hans Stuck estabeleceu um recorde mundial ao pilotar o carro no circuito AVUS em Berlim. Quando os inovadores carros de corrida Auto Union ganharam notoriedade no cenário internacional de corridas, a lenda das Silver Arrows (Flechas de Prata) nasceu.  

Rápidos como uma flecha, esses lendários carros de corrida cativaram o público, assumindo velocidade inigualável, linhas futuristas e tecnologia revolucionária, os Auto Union Silver Arrows foram alguns dos primeiros carros de competição a adotar um layout de motor central traseiro, um padrão que permanece até hoje na Fórmula 1. A Auto Union Tipo C estabeleceu vários recordes mundiais, vencendo inúmeras subidas de montanha, três campeonatos alemães e o campeonato europeu em 1936.  

Poucas pessoas sabem que enquanto os carros de corrida Grand Prix estavam sendo desenvolvidos, a Auto Union AG e o escritório de design Ferdinand Porsche também planejaram um sedã esportivo para as ruas. Os documentos conceituais chamaram o veículo de “Schnellsportwagen”, aparentemente seu nome de marketing pretendido. Hoje, com suas características distintas, o carro mais se assemelha a um Grand Turismo clássico.


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