Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Do Fundo do Baú
  4. /
  5. Auto Union Tipo 52 1933, a visão um de Grand Turismo de 16 cilindros concebido para as provas de longa duração da década de 1930

Auto Union Tipo 52 1933, a visão um de Grand Turismo de 16 cilindros concebido para as provas de longa duração da década de 1930


O Auto Union Tipo 52 nunca chegou a ser produzido, mas a Audi reviveu o carro de corrida perdido para o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024

Anderson Nunes
02 de setembro de 2024


public/img/noticias/FOTO 01 - ABERTURA DE MATÉRIA.jpg-eedc


Os lendários carros de corrida Auto Union Silver Arrows, que fizeram história nas competições da categoria Grand Prix, durante os anos de 1930, são até hoje cultuados pelos amantes da velocidade e do esporte a motor em todo o mundo. São veículos que impressionam pela sua técnica apurada, como por exemplo, soluções aerodinâmicas inovadoras para a época.  

Agora uma parte importante e até mesmo curiosa dessa época de ouro do automobilismo, está sendo resgatada, graças à iniciativa do departamento histórico da Audi, o Audi Tradition. Trata-se de um peculiar projeto criado pela extinta Auto Union, mas que nunca viu a luz do dia: batizado de Auto Union Tipo 52, era uma espécie de antevisão dos carros GT de rua e que adota componentes mecânicos oriundos do Silver Arrows, como o peculiar motor V16.

O projeto do ‘Schnellsportwagen' (carro esportivo de alta velocidade) foi cancelado antes que o primeiro protótipo fosse feito, em 1935, e a criação de Ferdinand Porsche nunca chegou a ver a luz do dia. Mas a divisão histórica da marca, decidiu tirar a poeira dos livros de história e dar vida a esse veículo especial para o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, que acontece na Inglaterra.  


NASCIMENTO DE UMA LENDA  

Antes de partimos para essa fascinante história, precisamos primeiro entender suas origens. A Auto Union AG, formada em 1932 a partir da fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer, tornou-se uma referência no automobilismo, e o seu novo logotipo, os quatro anéis entrelaçados, um brasão conhecido em todo o mundo. No mesmo ano, as regras para a categoria Grand Prix foram revistas e uma das cláusulas era de que os carros não poderiam exceder o peso de 750 kg, tais normas valeriam para as provas de 1934 a 1936. Em 1933, a Auto Union havia contratado a equipe de Ferdinand Porsche para desenvolver um novo carro de corrida que se enquadrasse nesse regulamento. 


public/img/noticias/FOTO 03.jpg-b4f3

public/img/noticias/FOTO 04.jpg-9dae


O trabalho no Auto Union Tipo A (internamente, a Porsche o chamava de Tipo 22) começou em março de 1933. Apenas um ano depois, Hans Stuck estabeleceu um recorde mundial ao pilotar o carro no circuito AVUS em Berlim. Quando os inovadores carros de corrida Auto Union ganharam notoriedade no cenário internacional de corridas, a lenda das Silver Arrows (Flechas de Prata) nasceu.  

Rápidos como uma flecha, esses lendários carros de corrida cativaram o público, assumindo velocidade inigualável, linhas futuristas e tecnologia revolucionária, os Auto Union Silver Arrows foram alguns dos primeiros carros de competição a adotar um layout de motor central traseiro, um padrão que permanece até hoje na Fórmula 1. A Auto Union Tipo C estabeleceu vários recordes mundiais, vencendo inúmeras subidas de montanha, três campeonatos alemães e o campeonato europeu em 1936.  

Poucas pessoas sabem que enquanto os carros de corrida Grand Prix estavam sendo desenvolvidos, a Auto Union AG e o escritório de design Ferdinand Porsche também planejaram um sedã esportivo para as ruas. Os documentos conceituais chamaram o veículo de “Schnellsportwagen”, aparentemente seu nome de marketing pretendido. Hoje, com suas características distintas, o carro mais se assemelha a um Grand Turismo clássico.


public/img/noticias/FOTO 05.jpg-2010


NOTÍCIAS RELACIONADAS
Do Fundo do Baú
Do Fundo do Baú
Volkswagen comemora os 50 anos do Polo, um compacto que tornou-se um grande carro
Do Fundo do Baú
Do Fundo do Baú
Alfa Romeo Alfasud, a revolução que veio do Sul
Do Fundo do Baú
Do Fundo do Baú
Alfa Romeo Alfasud, a revolução que veio do Sul