Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Ford Ka 2015 com dificuldade na partida, apresentando Falha B1048

Ford Ka 2015 com dificuldade na partida, apresentando Falha B1048

O veículo da montadora americana, equipado com motor 1.0 de três cilindros, chegou à oficina com a reclamação de só dar partida ao acionar os pedais de freio e embreagem simultaneamente

Da Redação
06 de agosto de 2021

DIAGNÓSTICO

O reparador realizou a entrevista consultiva com o cliente, o mesmo informou que já havia levado o veículo a um autoelétrico, mas o defeito não foi sanado. 

Antes de iniciar os testes propriamente ditos o reparador fez seu plano de ação com o passo a passo dos testes que iria realizar a fim de descobrir a causa da falha do veículo. 

Realizada essa importante etapa, o técnico iniciou a fase de execução. 

O primeiro item de seu plano de ação era verificação de possíveis códigos de falhas presentes na memória da central de controle do motor, assim, o reparador acessou a ECU do veículo com seu Scanner, e constatou o código de falha B1048, referente a falha elétrica no sensor de nível do fluido de freio, e verificou que a luz de freio do painel também estava acesa. 

Dando continuidade aos testes previamente selecionados o reparador testou tanto o interruptor da embreagem como da alavanca de freio de estacionamento, e confirmou que ambos estavam funcionando normalmente 

Tomando o cuidado de passar o máximo de informações acerca do caso, quanto aos sintomas e testes já realizados, o reparador em pouco tempo começou a receber as primeiras dicas e sugestões, que o ajudariam de sobremaneira na resolução deste caso.   

O primeiro colega a responder chamou a atenção para o fato que esse procedimento de acionar os pedais ao dar partida é característico desses modelos de Ka, também perguntou qual scanner o reparador utilizou para acessar o código de falhas e, por fim, indagou se havia alguma luz de avaria acesa no painel de instrumentos. 

O segundo colega do fórum sugeriu a verificação do interruptor da embreagem para confirmar se o mesmo não estava solto ou estragado. 

Após ler as perguntas feitas pelos colegas, o reparador os respondeu prontamente afirmando que a motorista havia dito que só pisava no pedal de embreagem, após o aparecimento do defeito tinha que pisar no pedal de freio também. 

Esclareceu também que o código B1048 refere-se a falha elétrica no sensor de nível do fluido de freio, e que utilizou o scanner PDL 5500 da SUN. Continuando as respostas às indagações dos colegas, informou ainda que o interruptor da embreagem estava alterado com um dos fios descascado, realizou o reparo, entretanto, o problema persistia.  E por fim, esclareceu que a luz de freio no painel fica constantemente acesa, e que já havia verificado o interruptor da alavanca de freio de mão e confirmou que estava tudo certo. 

Após essas informações um terceiro colega do fórum sugeriu que o técnico terá que consultar um bom diagrama elétrico pra tentar identificar se existe curto à massa do chicote desse circuito ou ainda se é defeito na própria central de fusíveis. 

Após essa sugestão o reparador respondeu que havia recebido um esquema elétrico, mas não confere com o do veículo, e que estava checando o chicote, que parecia intocado, enfatizou ainda que iria dedicar mais atenção ao módulo da carroceria, pois havia uma chance de estar danificada.  

SOLUÇÃO

O reparador retornou para os colegas do Fórum a causa de toda a problemática do veículo. Explicou que uma instalação de alarme muito ruim provavelmente causou o defeito, pois encontrou um pino quebrado (massa do sensor de nível do fluido e massa do interruptor de pedal de embreagem) no conector do chicote dentro do veículo, o interruptor do pedal de embreagem “travado no fim da regulagem” não acionava o circuito. Para solucionar o caso de forma definitiva, substituiu o interruptor do pedal da embreagem, realizou a desinstalação do alarme e recomposição do chicote. Realizados esses procedimentos o veículo voltou a funcionar normalmente.  

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força