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  5. Chevrolet Onix 1.0 2015 não dá partida após retífica do motor

Chevrolet Onix 1.0 2015 não dá partida após retífica do motor


O hatchback compacto da montadora americana, equipado com o motor Família I SPE/4 1.0 8v de 80cv, abastecido com etanol. Chegou à oficina com a reclamação de, mesmo com apenas 92000km, apresentar o característico ruído de motor rajando.

Da Redação
06 de agosto de 2025

SINTOMA:

O hatchback compacto da montadora americana, equipado com o motor Família I SPE/4 1.0 8v de 80cv, abastecido com etanol. Chegou à oficina com a reclamação de, mesmo com apenas 92000km, apresentar o característico ruído de motor rajando.

DIAGNÓSTICO:

O motor então foi retificado e montado dentro dos padrões determinados pela fabricante, porém ao tentar a primeira partida, não entrou em funcionamento, não aciona o motor de arranque, nem a bomba de combustível, apesar do painel acender normalmente, e não apresentar luzes de alerta no painel.

O reparador então tentou acessar a ECU via scanner, mas o aparelho de diagnose não estabeleceu conexão com o módulo. Sendo assim, passou a avaliar o circuito elétrico a fim de identificar algo fora do normal que pudesse causar a falha.

Sendo assim, verificou fusíveis, relês, bateria, bomba de combustível e motor de partida, constando que estavam todos em perfeito funcionamento. Sem mais ideia de do que testar, o profissional acessou o Fórum Oficina Brasil, para solicitar o auxílio dos colegas neste caso, e imediatamente recebeu valiosas orientações.

O Primeiro colega a contribuir, opinou que a falha poderia ser causada por um módulo queimado, ou algo mais simples como falta de aterramento, ou até mesmo fiação invertida.

Outro profissional do fórum sugeriu a verificação do fusível de proteção de partida, além do relê de partida, lembrando que este relê está na posição 1 e o fusível na posição 10.

 O terceiro técnico orientou que verificasse o aterramento do motor e os max fusíveis, ao qual o reparador informou que conferir os aterramentos, fusíveis e reles, estando todos em ordem, observou também que não tinha alimentação negativa no rele do módulo de injeção, e que ao tentar dar partida a luz do abs permanecia acessa no painel, mesmo com todas as outras se apagando.

SOLUÇÃO:

Após outros colegas salientarem que o defeito parecia causado por falta de aterramento, o reparador resolveu verificar todo o chicote elétrico de carga e partida, e assim percebeu que o cabo de aterramento do motor de partida estava danificado, causando a falha, e ao substituí-lo o defeito foi sanado.

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