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SINTOMA: O Sedã médio da Chevrolet, equipado com o motor 1.4 16v Turbo SIDI Flex de 153cv, abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de apresentar perda de potência, e acender a luz de injeção, porém este defeito acontecia de forma intermitente, ficando presente por volta de três dias, depois a luz apagava sozinha. DIAGNÓSTICO: O Veículo veio de outra oficina, especializada em GM, onde foi detectada a falha P0354, referente ao Circuito de Controle da Bobina 4 de ignição, e por isso o cliente foi informado que deveria substituir a bobina do 4º cilindro, realizar uma limpeza de bicos e substituição das velas de ignição, além de uma atualização de software, o cliente aprovou o orçamento, mas o defeito persistiu, e acusou o código de falha P0014, referente ao atuador do comando de válvulas de admissão. Como o cliente já havia gasto uma alta quantia em um diagnóstico errado, o reparador resolveu acessar o Fórum Oficina Brasil para compartilhar este caso com os colegas, e com sua ajuda solucionar este defeito de forma assertiva e ganhar a confiança do cliente. O primeiro colega a contribuir, salientou a importância de verificar o torque das velas e pressão da linha de combustível, ao qual o reparador informou que já havia feito e estava funcionando normalmente. Outro profissional sugeriu verificar a pressão e qualidade do óleo, pois o atuador do comando podia não estar funcionando por deficiência na lubrificação. Um terceiro colega informou que já pegou um caso parecido, e o problema era baixa pressão na linha de combustível, ainda recomendou testar o acionamento eletrônico dos atuadores dos comandos, utilizando um multímetro em escala hz, ou pelos parâmetros no scanner. Mais um profissional contribuiu com sua experiência, informando que é muito comum veículos equipados com injeção direta, apresentar falha na bomba de alta pressão, e que o Cruze especificamente este defeito tem sido corriqueiro. SOLUÇÃO: Seguindo estudando o caso enquanto trabalhava em outros veículos em sua oficina, o reparador deparou-se com uma Ranger turbo diesel eletrônica que apresentava exatamente as mesmas características de defeito do Cruze, e ao desmontar a bomba de combustível do tanque, constatou que a peneira do pescador estava suja, prejudicando a vazão da linha. Com esta descoberta, resolveu desmontar a bomba de baixa pressão do Cruze também, confirmando que este também estava com pescador obstruído, e por isso perdia potência, realizou a limpeza do componente e o defeito foi sanado.