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Esta operação é efetuada após um diagnóstico que comprove a necessidade de desmontagem, como: perda de pressão de óleo pelos mancais, ruídos nos tuchos e comando, má vedação de óleo pelos vedadores de válvulas, vazamento de compressão pelas válvulas, junta ou empenamentos.
O primeiro passo neste motor é soltar os parafusos da tampa mancal do cabeçote alternadamente, de forma cruzada ou em espiral do centro para as extremidades, para não empenar a peça. Como esta tampa também serve de mancais para o comando de válvulas, antes de iniciar esta operação e antes de remover a correia dentada, deve-se colocar o comando na posição de sincronismo para distribuir melhor as cargas aplicadas pelas molas sob a tampa. Depois de algumas voltas nos parafusos a tampa estará livre de carga, e pode-se retirar os parafusos manualmente, observando-os quanto ao tamanho e posição de montagem para a correta reposição.
Obs.: Dentro do bocal de abastecimento de óleo existe um parafuso que faz parte do jogo e deve ser retirado.
Observe e inspecione os mancais de alojamento do comando na tampa e no cabeçote quanto a desgates, riscos ou carbonização. A tampa recebe uma película de cola durante a montagem, que deve ser removida utilizando solvente apropriado com auxílio de uma espátula de plástico para não riscar as superfícies das peças.
Retire o comando de válvulas com cuidado para não se chocar com outras peças e guarde-o em local limpo e protegido para mão empenar.
EXEMPLO DE MARCAÇÕES
Retire o cabeçote, soltando os parafusos alternadamente na ordem indicada pelo fabricante, de forma cruzada conforme figura.
Obs.: Todos os parafusos devem ser substituídos por novos, pois após a torção sofrida pelo torque angular de montagem, sua elasticidade fica comprometida.
Retire a junta do cabeçote, inspecionando-a quando a pontos de ruptura, queima, vestígios de vazamentos de água ou óleo. A superfície do bloco do motor deve ser verficada quanto a empenamento e possíveis irregularidades.
Obs.: A junta deve ser substituida por uma nova, conforme indicação do fabricante.
Instale a ferramenta universal de extração das molas das válvulas sobre o cabeçote, como apresentado na imagem acima.
Para efetuar as medições de empenamento, desgastes de vedadores, válvulas, sedes, e outras, deve-se seguir as orientações do manual do fabricante, utilizando os equipamentos e os instrumentos indicados.
Retire o vedador de óleo do guia de válvula utilizando o extrator apropriado. Todos os vedadores devem ser substituídos após a desmontagem.
Meça a altura do cabeçote nas duas extremidades e no centro, utilizando um paquímetro e conferindo com as especificações do fabricante. Alguns cabeçotes podem sofrer retífica na superfície de apoio no bloco, mas é importante seguir as medidas do fabricante para não gerar desequilíbrio de pressões que poderão provocar detonações, ruídos nos pistões e superaquecimento
Meça o empenamento do cabeçote em duas posições diagonais, em três posições longitudinais (nas extremidades e no centro) e três posições transversais (nas extremidades e no centro), utilizando uma régua de aço apropriada e um calibre de lâminas. Os cabeçotes de motores de baixa cilindrada e taxa de compressão elevada normalmente podem ser montados com um empeno de até 0,05 mm, que será absorvidos pelo torque dos parafusos, e os de maior porte podem ser montados com empeno de até 0,10.
Verifique a folga basculante da haste da válvula no seu guia, com um relógio comparador, que neste motor pode ser de 0,10 mm até 0,80 mm para as válvulas de escape, com a válvula dentro do seu curso de trabalho.
Meça a largura da área de apoio da válvula na sede do cabeçote com um paquímetro e confira com as especificações do fabricante. Inspecione a sede quanto a pontos de queima e corrosão, que podem ser provocados por empenamentos das válvulas, folgas excessivas no guia, insuficiência de folga de controle de dilatação,carbonizações por combustíveis, óleo e trincas por superaquecimento.
Inspecione as válvulas, quanto a empenamentos, trincas, corrosões , desgastes. Meça com o paquímetro o diâmetro da haste e da cabeça, o comprimento, e verifique a face de assentamento e vedação se apresenta irregularidades.
Obs.: As válvulas com desgastes na face não podem ser retificadas, devem ser substituídas conforme especificação do fabricante. Se apresentarem carbonização podem ser esmerilhadas.
Verifique o empenamento do comando de válvulas apoiando as extremidades sobre dois blocos prismáticos e instale o relógio comparador no maçal do centro, aplicando uma pré-carga em torno de 2 mm. Com o ponteiro grande do relógio em zero, gire o comando uma volta lentamente e faça a leitura de empenamento, que não deve ser superior a 0,01 mm, conforme especificação do fabricante. Inspecione os cames e mancais quanto a riscos e desgastes.
Meça a folga a axial do comando no cabeçote, instalando o relógio comparador na extremidade com uma pré-carga em torno de 2 mm. Movimente longitudinalmente o comando no sentido do relógio e faça a leitura da folga, que pode ser de até 0,15 mm, se ultrapassar este valor o comando ou o cabeçote deve ser substituído.
Obs.: Esta operação deve ser executada toda vez que o motor sofrer calço hidráulico, atropelamento do pistão por quebra de correia dentada.
Meça a folga radial do comando entre a tampa mancal e o cabeçote, (nesta operação não é necessário instalar os balancins), utilizando o plastigage de cor verde que é o indicado pelo fabricante, corte um pedaço de aproximadamente 1 cm e coloque-o longitudinalmente sobre o mancal do comando, depois instale a tampa mancal e aplique o torque indicado na literatura - 20Nm.
Retire a tampa com cuidado para não girar o comando e garantir a medida de esmagamento do plastigage que deverá ser comparada com as faixas correspondentes às folgas indicadas na embalagem. A folga para este comando pode ser de até 0,10 mm. Se ultrapassar este valor a vazão de óleo aumenta e a pressão do sistema pode cair muito, gerando ruídos e acendendo a luz no painel.
Instale as válvulas de admissão e escapamento e os vedadores de válvulas nos seus guias utilizando a ferramenta apropriada para não danificá-los, lubrificando-os com óleo de motor. Utilize os guias plásticos para encaixe dos vedadores que acompanham o jogo, para não riscar os lábios de vedação.
Instale as molas e seus respectivos pratos com as travas, utilizando a ferramenta indicada.
Obs.: Alinhe corretamente a ferramenta centralizando-a sobre o prato para facilitar a instalação.
Instale os tuchos e os balancins nos respectivos alojamentos.
Instale o comando com um vedador novo e lubrificado, posicionando os cames de admissão e escape do 1º cilindro para cima, na posição de sincronismo. Instale a tampa mancal aplicando adesivo de vedação conforme indicado pelo fabricante e apertando os parafusos alternadamente na ordem indicada.
Especificação de aperto da tampa do comando.
Obs.: Cuidado ao apertar sobre a bancada para evitar empeno nas válvulas. Torque dos parafusos - 25Nm.
Instale o cabeçote no bloco do motor com junta e parafusos novos, apertando-os alternadamente do centro para as extremidades conforme especificações do fabricante.
Após o torque reinstale a correia dentada, respeitando o sincronismo do motor.