O modelo chegou à oficina Flafersa, localizada no bairro da Cidade Patriarca em São Paulo capital, com aviso de anomalia antipoluição no painel aceso e junto a ela, perda de potência e sucessivas falhas no motor.
O veículo é de ano/modelo 2010/2011, possui o motor 2.0 16V Flex e estava com 57657 quilômetros rodados. Após diagnóstico da falha, o proprietário e reparador da oficina Flavio Flafersa diagnosticou que provavelmente houve carbonização nos dutos de admissão. Também notou que estava abastecido com etanol (e dono do carro sempre abastece com etanol), situação esta que contraria o mito que dizia que apenas veículos movidos a gasolina geram carbonização.
Para a solução desta falha o especialista Flavio comentou que a primeira medida a ser tomada é a descarbonização do sistema de admissão do veículo. Caso este reparo não solucione o caso, a próxima etapa será a substituição da sonda lambda. Nesta matéria, o reparador Willian Nascimento fará o reparo no veículo e o descreveremos passo a passo.
DESMONTAGEM
Acompanharemos agora o processo de desmontagem do sistema de admissão de ar e demais componentes necessários para se ter acesso aos dutos de admissão do cabeçote do motor;
- Remova a capa plástica protetora da parte superior do motor; (Foto 1)
- Com a ajuda de uma chave de fenda, desparafuse o parafuso de fixação das abraçadeiras da mangueira que liga a caixa do filtro de ar à borboleta eletrônica de aceleração; (Foto 2)
- Desencaixe a caixa do filtro de ar da sua base; (Foto 3)
- Desencaixe o conector e remova os três parafusos que fixam o corpo de borboleta eletrônico; (Foto 4, Foto 4A, Foto 4B)
- Remova o corpo de borboleta eletrônico; (Foto 5), nesta etapa, verificamos as condições do corpo de borboletas e, assim, nos certificamos da carbonização (Foto 6)
- Remova as mangueiras que ligam o servofreio ao coletor de admissão; (Foto 7)
- Remova o conector do sensor; (Foto 8)
- Agora, remova os conectores das bobinas de ignição; (Foto 9 e 9A)
- Desencaixe o chicote do cânister de sua sede localizada em cima do coletor; (Foto 10)
- Desligue a mangueira do blow-by; (Foto 11)
- Retire as porcas dos prisioneiros que fixam as extremidades do coletor ao cabeçote; (Foto 12)
- Solte o suporte da vareta de óleo, para assim, facilitar a remoção do coletor; (Foto 13)
- Remova os dois parafusos que fixam a flauta de combustível (Foto 14, 14A e 14B)
- Remova os parafusos inferiores que fixam o coletor ao cabeçote; (Foto 15, 15A, 15B, 15C e 15E) )
- Retire o coletor de admissão; (Foto 16 e 16A)
Neste momento, o coletor foi encaminhado a uma retifica, onde passará por limpeza para remoção das impurezas internas provenientes da carbonização.
Podemos observar na entrada do cabeçote que em todos há bastante acúmulo de impurezas (Foto 17), evidenciando assim também a necessidade de limpeza. Ressalva apenas para o primeiro cilindro, onde evidenciamos uma quantidade maior de resíduos e o motivo, veremos um pouco mais a frente. (Foto 18)
LIMPEZA DE BICOS
Como parte essencial do processo, os bicos injetores devem ser limpos de toda e qualquer impureza que influencie na qualidade da injeção.
Neste processo, siga:
- Remova os bicos injetores da flauta; (Foto 19)
- Faça uma pré-limpeza dos bicos injetores com gasolina; (Foto 20)
- Seque-os bem com uma pistola de ar;
- Instale os bicos na máquina de limpeza de bicos e aguarde por volta de 40 minutos; (Foto 21)
- Após a limpeza, monte os bicos injetores no compartimento de teste dos bicos; (Foto 22)
- Faça agora o teste de vazão dos bicos; (Foto 23)
Após este teste, conseguimos diagnosticar que o segundo bico da imagem (o do primeiro cilindro) está com uma vazão muito superior aos demais, assim, fica evidente o porquê do primeiro cilindro estar mais carbonizado que os demais. Na montagem, este deverá ser substituído.
DESCARBONIZAÇÃO
A primeira etapa do processo é verificar nestes cilindros quais estão com as duas válvulas fechadas, para assim conseguirmos realizar o procedimento indicado de descarbonização pela oficina Flafersa. Como o C4 Pallas possui um espaço reduzido, recomenda-se retirar o motor de partida (Foto 24) do veículo e girarmos o volante (Foto 25) até que consigamos que três cilindros estejam com as duas válvulas fechadas. Para certificar-se dessa situação, o reparador Willian ensina que basta soprar ar comprimido na abertura do cabeçote, sempre que o som produzido terminar como um assobio, significa que as válvulas estão fechadas. Caso estejam abertas, o som apresentado será como se soprássemos em um cano, ou seja, mais oco.
Agora, para realizar a limpeza da região carbonizada, siga:
- Deposite fluido de freio nos cilindros que estiverem com as válvulas fechadas; (Foto 26, 26A e 26B). Deixe agir por alguns minutos e em seguida, continue.
- Com um pincel, comece a realizar a limpeza. Repita o processo em todos os cilindros em que a substância está agindo; (Foto 27)
- Após esta primeira limpeza, repita o processo agora com uma escova de dente e logo depois, com pincel de cabo longo. Faça a limpeza da base às válvulas; (Foto 28 e 28A)
- Agora, tampe o cilindro (Foto 29) que está com as válvulas abertas e injete água em abundância em todos os outros, até que esta saia limpa; (Foto 29A)
- Primeiramente com um pano, realize a secagem do excesso de água e, em seguida, com uma pistola de ar comprimido, seque completamente cada cilindro: (Foto 30 e 30A)
- Após estes bem secos, reiniciaremos o processo de limpeza, mas dessa vez, adicionaremos gasolina ao invés de fluido de freio; (Foto 31)
- Repita o processo de limpeza e secagem de 2) até 6). Este será o resultado final após a limpeza de cada cilindro (Foto 32).
- Gire novamente o motor do veículo de modo que o cilindro que resta fique com as válvulas fechadas e repita o processo de limpeza como descrito acima; (Foto 33 e 33A)
- Agora com todos os cilindros limpos, faça a limpeza do interior de cada cilindro com uma escova metálica montada em uma furadeira; (Foto 34)
MONTAGEM
Depois de efetuada a limpeza do sistema, podemos agora efetuar a montagem dos componentes. Acompanhe:
- Para montar os bicos injetores na flauta, passe um pouco de vaselina em seu anel de fixação-vedação, logo em seguida, instale um a um e coloque a trava respectiva; (Foto 35 e 35A)
- Monte as borrachas de vedação de cada duto do coletor de admissão; (Foto 36)
- Baseando-se nos prisioneiros que ficaram no bloco, monte o coletor de admissão e parafuse-o; (Foto 37, 37A e 37B)
- Encaixe a flauta em sua posição e parafuse-a; (Foto 38, 38A e 38B)
- Limpe a borboleta de aceleração e seu corpo com o auxílio de um pincel e de gasolina, a fim de removermos os resíduos de carbonização presentes; (Foto 39 e 39A)
- Monte o corpo de borboleta eletrônico e parafuse-o; (Foto 40)
- Substitua o filtro de ar. Na imagem (Foto 41), vemos o quanto o anterior estava saturado.
- Monte a mangueira que liga a caixa de ar ao coletor e monte a tampa plástica protetora do motor; (Foto 42)
Após o conjunto montado, devemos efetuar a troca do óleo do motor.
- Remova o bujão de óleo do cárter (Foto 43) e deixe o óleo antigo escorrer, em seguida, retire a tampa do filtro de óleo (Foto 44). Atente-se que neste há uma mola interna e ela deve ser mantida na mesma posição, em caso de perda, a lubrificação do motor será prejudicada com o filtro de óleo perdendo a função; (Foto 45)
- Instale o novo filtro de óleo; (Foto 46)
- Monte o bujão de óleo do cárter e abasteça 5 litros de óleo lubrificante do motor de especificação 10W40 (no caso da troca de óleo e filtro). (Foto 47)
DEFEITO RESOLVIDO
Após todo o reparo realizado, deu-se partida no motor do veículo e o aviso de anomalia antipoluição desapareceu.