Na segunda parte desta matéria, iremos tratar do sistema de auxílio de estacionamento, explicando as estratégias de funcionamento, os principais componentes e os modelos de veículo que utilizam esta tecnologia.
Descrição e Histórico
O sistema de auxílio de estacionamento, também chamado de Parking Assist, tem como informar ao condutor do veículo, ao passar por uma vaga, se esta tem espaço suficiente para manobra ou não. Além disso, o sistema utiliza a tela instalada no painel para orientar o motorista quanto ao trajeto a ser seguido na manobra.
Entretanto, a principal característica é que existe a opção de que a manobra de estacionamento seja feita de forma autônoma, isto é, o próprio sistema se encarrega de esterçar o volante de forma a estacionar o veículo na vaga desejada, bastando ao motorista controlar a velocidade.
Esta tecnologia foi lançada originalmente, em 2004, pela Toyota. Ela equipa o Prius, modelo híbrido vendido nos Estados Unidos. Na década de 1990, contudo, já havia veículos experimentais com esta tecnologia, mas não existia a viabilidade técnica e financeira para lançamento comercial.
Uma limitação dos primeiros modelos era que o auxílio de estacionamento só ocorria em vagas paralelas, mas isto foi superado por algumas montadoras, sendo possível também realizar manobras de estacionamento em vagas perpendiculares (na transversal da via).
Componentes
Os componentes do Park Assist, como dissemos na coluna anterior, são compartilhados com outros sistemas do veículo e, apesar de cada montadora ter sua própria denominação, os componentes básicos são os mesmos. São eles:
- Sensores de ultra-som: localizados nos para-choques, estes sensores são, na realidade, radares que, por meio de frequência de ultrassom, identificam a distância de outros veículos e também as dimensões da vaga. Na grande maioria das aplicações, são utilizados oito sensores, sendo quatro na dianteira e quatro na traseira.
- Módulo de controle: responsável por receber a informação dos sensores nos para-choques, por processar os dados e enviar informações para outros sistemas, como o de direção e o do painel.
- Monitor multimídia (tela digital): instalado no painel do veículo, tem como função passar ao condutor, de forma visual, por intermédio de gráficos, a distância do veículo à frente e/ou atrás, instruções para manobra ou, em caso de marcha ré, a visão da parte traseira do veículo.
- Câmera de ré: item de fundamental importância no sistema, ela está fixada próximo à placa traseira ou na tampa do porta-malas e é responsável por enviar à tela e ao módulo de controle as imagens na traseira do veículo, quando a marcha-ré está engatada.
- Módulo de controle da direção: por gerenciar o acionamento da direção eletrohidráulica, é responsável por acioná-la quando o módulo de estacionamento solicitar, esterçando as rodas o suficiente para que o veículo siga a trajetória pré-determinada.
- Sensor de rotação do volante: informa ao sistema de direção quanto o volante foi esterçado, auxiliando no cálculo da trajetória que o veículo deve seguir para efetuar a manobra.
Funcionamento
Quando o motorista quiser utilizar o sistema, deve acionar o botão de comando no painel ou no console central com o veículo totalmente parado e ligar a luz indicadora de direção (chave de seta) para o lado que deseja estacionar. Nos modelos que também fazem manobras na transversal, o tipo de vaga também deve ser selecionado, uma vez que os parâmetros de manobra para uma vaga paralela são diferentes dos de uma vaga perpendicular. A partir deste momento, os radares na lateral do veículo irão começar a emitir sinais para analisar as possíveis vagas.
O motorista deve então começar a acelerar o veículo, contudo sem ultrapassar a velocidade estipulada pelo fabricante (7 km/h para VW/Audi, 10 km/h para Ford e 35 km/h para Mercedes-Benz, por exemplo). Tão logo uma vaga com dimensional compatível seja encontrada, o painel do veículo irá informar ao condutor. O espaço de manobra necessário depende do tipo e modelo do veículo e da versão do sistema. Como exemplo, a VW usa como padrão, em seu sistema, que a vaga deve ser 1,1 m maior do que o comprimento do carro, ao passo que a Mercedes-Benz utiliza 1,3 m, como padrão.
Assim que o motorista acionar a marcha-ré, bastará que ele faça o controle dos pedais do acelerador e freio, já que o movimento do volante será controlado pelo sistema. Caso seja preciso deslocar o veículo para frente, o condutor será informado. Em alguns modelos, o sistema também é capaz de manobrar o veículo para sair da vaga, bastando para isso que o motorista selecione esta opção, quando o botão do park assist for pressionado.
Em fase experimental, alguns modelos são completamente autônomos, dispensando completamente o motorista, no momento de entrar ou sair de uma vaga de estacionamento. Como exemplo, a BMW e a Volkswagen já possuem projetos neste sentido e devem lançar uma versão comercial nos próximos anos.
Estacionamento Remoto
Recentemente, a BMW apresentou o protótipo do Série 5, com um novo tipo de sistema de auxílio de estacionamento, o BMW Remote Park Assist. Com ele, para estacionar o veículo, basta sair do carro e acionar um botão no controle do alarme que, por meio de sensores de ultrassom e de uma câmera de infra-vermelho no para-brisa, será conduzido até se encaixar na vaga automaticamente. Este lançamento é uma evolução da geração anterior, pois quando esta tecnologia foi apresentada pela primeira vez, no ano de 2006, era preciso colar uma placa refletiva na parede oposta (a parede do fundo da garagem, por exemplo) para que o sistema pudesse definir qual a distância a ser percorrida, limitação superada pelos engenheiros da marca.
A Volkswagen novamente se destaca nesta tecnologia, pois em 2008, durante uma feira em Hanover (Alemanha), demonstrou um Passat Variant equipado com o Park Assist Vision, que não somente estaciona como também sai de uma vaga transversal, ao toque de um comando no controle remoto.
Aplicações
A seguir, veja alguns modelos que disponibilizam esta tecnologia no Brasil:
Audi
Atualmente, somente os modelos A6, A7 e Q7 possuem a tecnologia como opcional, no entanto o A3 Sportback vendido na Europa foi o primeiro modelo da marca com o “Audi Parking System”, sendo lançado em 2009.
Veja abaixo o sistema de park assist da Audi em ação:
{module video - park assist}
Volkswagen
A montadora lançou o Tinguan em 2010 com a tecnologia de Park Assist que efetua manobras somente em vagas paralelas. As novas versões dos modelos Touareg, Passat Jetta também possuem este sistema como opcional, entretanto, já são capazes de fazer manobras também em vagas perpendiculares.
Mercedes-Benz
Denominado Active Parking Assist, está disponível no Classe B como opcional desde 2008.
Acompanhe, na próxima edição, a terceira e última parte desta matéria, onde abordaremos o sistema de piloto automático adaptativo, capaz de acelerar e frear automaticamente o veículo.