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Aplicação do esquema elétrico e das ondas de referência no diagnóstico automotivo


Como utilizar de forma eficiente a literatura técnica para ter uma oficina mais produtiva, rentável e com clientes satisfeitos

Por: Laerte Rabelo - 17 de outubro de 2024


Caso de estudo  

Veículo Gol 1.0 12V MPI TotalFlex 3 Cil. 82cv GVII de 2016 a 2018 - ME 17.5.24 – CSEA apresenta o código e falhas P001000 referente ao circuito aberto do atuador de posição do eixo comando de admissão, conforme exibe a figura abaixo:  

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O reparador Gabriel que entrou em contato com o suporte informou que fez a captura do sincronismo virtual para ver se o veículo estava fora de sincronismo. 

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Ao comparar com as ondas de referência desse veículo com o manual OSCI do SIMPLO, constatou que o veículo estava em perfeito funcionamento.   

O próximo teste realizado pelo reparador foi verificar o sinal de comando do VVT, realizando a captura com 2 canais, o verde direto no atuador e o amarelo conector da central. 

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Ao receber a imagem, a equipe do suporte técnico comparou com a onda de referência presente no manual OSCI e identificou rapidamente que havia um problema no sinal de controle do atuador, pois no veículo o valor de tensão apresentado no osciloscópio era de aproximadamente 2 volts, o correto seria o valor de tensão da bateria que no caso da onda de referência era de 14 volts.  

Após identificar esse defeito solicitamos ao reparador a verificação da alimentação do atuador do VVT. Utilizando esquema elétrico o técnico fez o teste e enviou o resultado da medição, conforme mostra a figura abaixo:  

Após a realização do teste vimos que o chicote estava em perfeito estado.   

Nossa equipe pediu ao reparador para verificar a integridade do condutor que liga o atuador à unidade de comando do motor.

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Ao realizar o teste de continuidade com o multímetro o técnico descobriu o que estava causando a baixa tensão no sinal de controle do atuador do VVT, e consequentemente o disparo do código de falhas.

O terminal presente no conector do atuador estava praticamente quebrado, ou seja, com o contato elétrico comprometido gerando resistência elétrica e ocasionando a queda de tensão.   

Sem perda de tempo, o reparador substitui o conector e realizou o teste de resistência entre o conector do atuador e a unidade de controle do motor.  

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O resultado da medição apresentou um valor abaixo de 2 ohms, indicando que agora o chicote estava perfeito.   

Para garantir a eficiência do diagnóstico foi solicitado por nossa equipe que o técnico realizasse novamente o teste com o osciloscópio a fim de observar o valor correto de tensão no sinal de controle do atuador do VVT, o reparador o fez imediatamente, observando o valor de tensão de 14 volts, como exibe a figura abaixo:  

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Para finalizar apagou o código de falhas e fez um teste de rodagem com o veículo, e para sua satisfação o código não retornou, garantindo a assertividade do diagnóstico.

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