Desde seu lançamento, o T-Cross demonstrou seu potencial para se tornar um campeão de vendas. Sua apresentação inovadora, realizada em outubro de 2018, marcou um momento histórico para a Volkswagen, com uma transmissão simultânea para Ásia, Europa e América Latina. O T-Cross foi introduzido como o novo SUVW, uma combinação das siglas SUV (Veículo Utilitário Esportivo) e VW (Volkswagen). Montado sobre a plataforma MQB, o T-Cross trouxe consigo uma fusão de tecnologia e sofisticação;
Motorização
Os veículos T-Cross comercializados no Brasil são equipados com motores EA211 TSI, que se destacam por seu conceito de downsizing — motores compactos com alta potência e torque. São oferecidas duas versões
1.0 litro – 3 cilindros: Entrega 128 cv de potência e 200 Nm de torque.
1.4 litros – 4 cilindros: Oferece 150 cv de potência e 250 Nm de torque.
EA211 – 1.4 Litros TSI
O T-Cross Highline vem de série com o motor 1.4 litros TSI da família EA211, que possui as seguintes características construtivas.
Bloco do motor em liga de alumínio
Árvore de manivelas forjada e aliviada de peso.
Pinos de fixação dos pistões às bielas com recobrimento de DLC (Diamond-Like Carbon).
Cabeçote multiválvulas (quatro válvulas por cilindro).
Duplo comando de válvulas monolítico (comandos e tampa de válvulas formam uma peça única).
Duplo circuito de arrefecimento (um para o bloco e outro para o cabeçote).
Coletor de escapamento integrado ao cabeçote e resfriado pelo líquido de arrefecimento.
Turbocompressor com atuador elétrico da válvula wastegate.
Intercooler do tipo ar/água (watercooler) instalado no coletor de admissão e resfriado pelo líquido de arrefecimento.
Injeção direta de combustível
Sincronismo do Motor
O motor EA211 1.4 litros TSI utiliza uma correia dentada para o sincronismo, conectando a árvore de manivelas às polias dos comandos de válvulas. Um tensor ajusta a correia para garantir o tensionamento adequado.
Coberturas da correia dentada
A correia dentada desse motor é totalmente protegida por coberturas. Para o acesso à correia, a fim de uma verificação básica, por exemplo, basta retirar a cobertura superior. Somente com essa remoção, já é possível visualizar a correia, as polias dos comandos de válvulas, o tensor da correia dentada e a polia de desvio.
1 –polia de desvio; 2 – tensor da correia; 3 – polia do comando de escape; 4 – polia do comando de admissão.
Remoção da correia dentada: Assim como o layout da correia dentada desse motor é bastante simplificado, os procedimentos de remoção e instalação da correia também são simples.Porém, você irá precisar de algumas ferramentas específicas.São elas:
-T10172/2-9 – Alavanca de imobilização das polias dos comandos de válvulas;
-T10554 – Adaptador para fixação da alavanca de imobilização às polias;
-T10340 – Pino de imobilização da árvore de manivelas;
-T10499 – Chave para o ajuste do tensor da correia dentada;
-T10500 –