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Capítulo 1 – Transmissão up!
Desde o lançamento do up!,a versão manual sempre existiu. Tanto na versão aspirada, MPI, ou na turboalimentada, TSI, a transmissão manual aplicada ao up! é a transmissão 0DF, com a diferença de que a transmissão da versão turbo recebe um parafuso a mais de fixação da transmissão ao motor, portanto as carcaças são diferentes.
Essa transmissão é uma transmissão com a sigla MQ200. A letra M indica que é uma transmissão do tipo manual, Q para a montagem da transmissão na transversal e 200 é o torque máximo de entrada suportado pela mesma.
Essa transmissão possui 5 marchas à frente e uma marcha à ré. O acionamento da embreagem é do tipo hidráulico e compartilha o fluido do sistema de freio. Para tornar o conjunto mais compacto, os conjuntos de engate estão distribuídos entre as árvores primárias e secundárias, ou seja, o conjunto de engate de primeira e segunda marchas está localizado na árvore secundária, já o conjunto de engate de 3ª e 4ª e o conjunto da 5ª estão na árvore primária, assim consegue-se um menor comprimento das árvores, quando comparada à um conjunto onde se concentram todos os conjuntos de engate em apenas uma das árvores.
Para remover a transmissão do up!,primeiramente é necessário remover a bateria e o suporte da bateria, assim como o filtro de ar do motor. Na sequência, remova o motor de partida, os cabos de engate e o atuador de acionamento da embreagem. Depois devem ser removidos os parafusos de fixação da transmissão ao motor da parte superior. Em seguida deve-se apoiar o motor.
Para apoiar o motor do up!é utilizada uma ferramenta que se apoia em 3 pontos para sustentar o motor. A ferramenta apoia na parte superior dos dois conjuntos da suspensão dianteira e na base da fechadura do capô. Esses três pontos são os pontos de sustentação onde não danificam nenhum componente do veículo e proporciona segurança ao técnico que realiza os trabalhos no veículo.