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Capítulo 1 –Transmissão Automática do Tiguan
O sistema de transmissão do Volkswagen Tiguan é do tipo automático, ou seja, realiza as trocas de marchas automaticamente gerenciadas por uma unidade. Pela grande utilização da transmissão DSG em conjunto com o motor 2.0 TSI, a transmissão do Tiguan é muito confundida com a DSG, porém elas não possuem mesmo conceito e seu funcionamento é totalmente diferente.Ambas serão agora brevemente explicadas.
Numa transmissão automática, o componente que realiza a conexão entre o motor e a transmissão é o chamado conversor de torque. O conversor de torque basicamente transmite o torque do motor para o conjunto da transmissão utilizando um sistema hidráulico, o que permite que ocorra deslizamento sem atrito, que o veículo fique parado e que o motor continue funcionando sem que haja desconexão mecânica como ocorre nas transmissões manuais ou de dupla embreagem (DSG).
O conversor de torque é dividido basicamente em duas metades:em uma está localizada a bomba, que é conectada ao volante do motor; já na segunda metade do conversor de torque está a turbina, conectada à transmissão. A bomba possui função de transformar o torque do motor em fluxo do fluido hidráulico que irá circular no conversor de torque, mesmo fluido que circula na transmissão automática.
A turbina possui função inversa à da bomba, recebendo fluxo de fluido e gerando torque para a transmissão. Dessa forma, caso o veículo esteja parado com o motor funcionando, a bomba irá gerar fluxo de fluido, porém não será capaz de movimentar o sistema de transmissão, e o fluido hidráulico circulará dentro do próprio conversor por meio das folgas entre as peças móveis. Além da transmissão do torque, o conversor é responsável pelo acionamento da bomba hidráulica da transmissão automática. Fazendo uma analogia, o funcionamento do sistema bomba e turbina do conversor de torque é similar a um cata-vento na frente de um ventilador, com o ventilador representando o motor do veículo, que possui movimento contínuo. O cata-vento pode ser imobilizado mesmo com o ventilador em funcionamento; ao liberar-se o cata-vento, seu movimento se inicia até que sua rotação seja praticamente a mesma do ventilador.O conversor de torque possui o mesmo funcionamento, porém em vez de utilizar o fluxo de ar utiliza fluxo de fluido hidráulico.
Na imagem estão os componentes internos do conversor de torque. O rotor localizado entre a bomba e a turbina é responsável pelo direcionamento do fluxo de fluido hidráulico gerado pela bomba, que aciona a turbina.