Capítulo 1 - Tiguan All Space - a segunda geração
Em meados do ano passado, a Volkswagen lançou no Brasil o Tiguan All Space. Essa versão recebeu o complemento “All Space” em seu nome para destacar o aumento da distância entre os eixos em relação à versão anterior. Além disso, é produzida na moderna plataforma MQB (Plataforma de Montagem Modular Transversal), que garante o padrão Volkswagen de tecnologia aos veículos.
Pelo mundo
O Tiguan All Space é derivado da segunda geração do SUV de maior sucesso da Volkswagen na Alemanha: o Tiguan 2016. Em outros mercados, o novo veículo é chamado de Tiguan LWB (Long Wheel Base). A maior distância entre os eixos permite que se acomodem mais passageiros e mais bagagem, além de trazer maior versatilidade.
As versões oferecidas mundialmente são Tiguan LWB (NAR) – Comercializado exclusivamente nos Estados Unidos. A diferença em relação às versões dos demais países fica por conta das modificações em alguns sistemas eletroeletrônicos, em respeito às normas norte-americanas.
Tiguan Europa – O mercado europeu é o único em que, além das versões do Tiguan LWB, foi mantida a comercialização do Tiguan de entre-eixos curto (5 lugares), que assim como o LWB, o Tiguan de entre-eixos curtos é montado na plataforma MQB.
Tiguan LWB (ROW) – Comercializado nos demais países do mundo em que o Tiguan está disponível, os quais, inclusive o Brasil, recebem somente as versões de entre-eixos alongado.
Uma vez rebatidas as duas fileiras de bancos traseiros, o Tiguan All Space passa a oferecer a capacidade de compartimento de bagagem de 1860 litros.
Versões do Tiguan All Space no Brasil
No Brasil, existem três versões. São elas:
Tiguan All Space – Versão de entrada, com capacidade de 5 lugares. O motor é o EA211 1.4 TSI Flex. A transmissão é DSG de 6 velocidades.
Tiguan All Space Comfortline – Versão intermediária, com capacidade de 7 lugares. Também possui motor EA211 1.4 TSI Flex e transmissão DSG de 6 velocidades.
A versão R-Line recebe o motor EA888 3ª geração 2.0, movido a gasolina, com 220 cavalos de potência (de 4200 a 6500 RPM) e torque de 350 Nm (de 1600 a 4200 RPM). A transmissão é a recém desenvolvida DQ500 DSG (dupla embreagem) de 7 velocidades, que tem previsão de troca de óleo a cada 60.000 Km, mas sem que se precise substituir o filtro de óleo. Somente nessa versão, o sistema de tração é 4 Motion com diferencial traseiro de embreagem Haldex.
A versão R-Line recebe o motor EA888 3ª geração 2.0, movido a gasolina, com 220 cavalos de potência (de 4200 a 6500 RPM) e torque de 350 Nm (de 1600 a 4200 RPM). A transmissão é a recém desenvolvida DQ500 DSG (dupla embreagem) de 7 velocidades, que tem previsão de troca de óleo a cada 60.000 Km, mas sem que se precise substituir o filtro de óleo. Somente nessa versão, o sistema de tração é 4 Motion com diferencial traseiro de embreagem Haldex.
Tiguan All Space R-Line – A exemplo da intermediária, só é oferecida com capacidade de 7 lugares. O motor é o EA888 3ª geração, de 220 Cavalos de potência e 350 Nm de torque. Além disso, vem de série com transmissão DSG de 7 marchas, painel de instrumentos digital (AID – Active Info Display), amortecedores eletrônicos e Sistema Kessy (Sistema de autorização de acesso ao veículo e partida sem a chave), além de outros sistemas sobre os quais falaremos mais adiante.
Proteção dos ocupantes
A carroceria do Tiguan All Space foi desenvolvida para, em caso de colisões, sofrer uma deformação progressiva, com o intuito de absorver parte da energia provocada pelo acidente, diminuindo os possíveis danos aos ocupantes. Para isso, as resistências das chapas são diferentes de acordo com as regiões do veículo.
Podemos observar os valores de limite elástico (em Mpa – Mega Pascal) dos diferentes tipos de aço utilizados nas diversas partes da construção da carroceria. As chapas representadas pela cor roxa são construídas em aço conformado a quente. O emprego dessas chapas por toda a carroceria, especialmente na construção do habitáculo, garante maior segurança aos ocupantes. A rigidez torcional foi melhorada consideravelmente em comparação ao modelo anterior, o que incrementa o conforto, a segurança e a dinâmica de condução.
Airbags
O Tiguan All Space é equipado com 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais (nos bancos dianteiros) e 2 de cabeça (do tipo cortina). O sistema ainda conta com sensores Early Crash na dianteira do veículo, que detectam o início da colisão e otimizam o processamento por parte da Unidade de Comando do Airbag.
Além disso, o sistema de proteção dos ocupantes conta com freios pós-colisão. Essa estratégia consiste em frear o veículo automaticamente logo após uma batida, para que não haja colisões posteriores. Dessa forma, se houver uma colisão, a eletrônica do airbag informa, via rede CAN (Rede Controladora de Área), a eletrônica dos freios sobre o ocorrido e esta se encarrega de desacelerar o veículo.
Detecção de ocupação do banco
dianteiro do lado direito
O veículo é equipado com um interruptor no assento do banco dianteiro direito que informa à eletrônica do airbag se há alguém ocupando esse banco. Assim que é detectada a ocupação, a eletrônica do airbag se encarrega de informar o painel de instrumentos combinados para que este dê o alerta de afivelar o cinto de segurança. Para os trabalhos de diagnóstico do sistema de detecção de banco ocupado, com o equipamento de diagnóstico, deve-se selecionar o bloco de valores de medição correspondente à ocupação do banco do passageiro e fazer a leitura conforme as informações abaixo:
- Banco ocupado: o sistema informa o valor de resistência do interruptor de detecção em 100 ohms.
- Banco desocupado: o valor de resistência informado será de 400 ohms.
Sistema de proteção proativa
O Tiguan All Space R-Line é equipado de série com o sistema de proteção proativa dos ocupantes. Neste, em caso de detecção de perda da trajetória do veículo e ativação do sistema de controle de estabilidade, os cintos de segurança dianteiros recebem um sinal para apertar, diminuir a folga em relação aos e corpos dos ocupantes, preparando-os para uma possível colisão. No mesmo instante, os vidros recebem sinais para fechamento, para aumentar a proteção ao habitáculo antes mesmo que haja a colisão. Caso não aconteça o iminente acidente e o controle da trajetória seja retomado, os cintos dianteiros voltam a se afrouxar.
A figura apresenta os airbags distribuídos no veículo. Vale lembrar que, em caso de colisões frontais, os dois airbags frontais irão ser deflagrados independente do afivelamento ou não dos cintos de segurança. Os airbags de cortina e os airbags laterais serão deflagrados no caso de colisões laterais, mas só deverão ser disparados os do respectivo lado afetado pela colisão.
Diagnóstico do sistema
Para o diagnóstico de funcionamento da proteção proativa dos cintos de segurança dianteiros, basta acessar a eletrônica do airbag com o aparelho de diagnóstico, selecionar “funções assistidas” e iniciar o procedimento de testes dos pré-tensores reversíveis dos cintos dianteiros. Durante o procedimento, você terá de afivelar os cintos e segurá-los, fazendo uma dobra em sua mão, de modo que permita que eles se movimentem no momento da ativação do teste. Assim que os cintos forem ativados, você perceberá um puxão em cada um deles.
Sistemas de iluminação
Lanternas traseiras: Quase a totalidade dos sistemas de iluminação do novo Tiguan é de LED. As lanternas traseiras podem vir equipadas com dois modelos distintos. O modelo mais básico só não possui LED nas luzes indicadoras de direção (setas), que podem ser substituídas em caso de rompimento do seu filamento. Porém, se alguma outra luz queimar, será preciso substituir a lanterna por completo. No modelo opcional, todas as luzes são de LED.
Faróis: também de LED, mas mais eficientes do que os faróis de tecnologia Bi-Xenon. Existem dois modelos comercializados no Brasil. O farol topo de linha possui um obturador no seu interior que promove um deslocamento no facho de luz. Esse deslocamento trabalha em função da tecnologia DLA (Assistente de Luz Dinâmica), que, com o auxílio de uma câmera de visualização frontal localizada no retrovisor interno, detecta a presença de um veículo logo à frente ou em sentido oposto ao de marcha, que poderia ter a visibilidade prejudicada pelo facho do farol. Essa detecção faz com que, automaticamente, o sistema desvie o facho de luz que estiver na direção desse veículo, trazendo o facho de volta assim que o veículo em questão não estiver mais na linha da luz.
Na outra versão de faróis disponível (intermediária), os faróis não possuem os obturadores, mas realizam o FLA (Light Assist), que comuta entre farol alto e baixo em função da não ofuscação dos condutores de outros veículos.
Manutenção dos faróis
No caso de reparação dos faróis, primeiramente, deve-se realizar o procedimento de posicionamento dos globos óticos dos faróis para serviço. Esse procedimento é realizado com o uso do equipamento de diagnóstico: basta acessar “Regulagem de alcance das luzes”, selecionar “Funções assistidas” e executar o procedimento. Após os faróis serem devidamente posicionados, a regulagem deverá ser realizada de modo convencional, respeitando-se o percentual de inclinação do facho descrito na carcaça de cada farol. Se for necessário o manuseio dos faróis, é preciso colocá-los em uma bancada forrada com um tapete de mesa VAS 6613, que serve para proteger o componente da energia estática.
Redes de comunicação entre as unidades de comando
A arquitetura eletroeletrônica do Tiguan é baseada na plataforma MQB. Com isso, todas as unidades de comando são conectadas a redes CAN, as quais trabalham seguindo o mesmo protocolo de comunicação, que determina a taxa de transmissão de dados de 500 Kb/s.
São elas: CAN Tração, CAN Trem de Rodagem, CAN Extended, CAN Conforto e CAN Infotenimento. Todas as redes só trabalham perfeitamente com fio duplo, ou seja, nenhuma delas é capaz de continuar enviando dados caso haja alguma falha em CAN High ou CAN Low.
Além dessas redes de comunicação principais, o circuito elétrico do Tiguan trabalha com Sub CANs, ou CANs exclusivas entre unidades mestres e escravas. São elas:
CAN AFS: Interliga a Unidade de Comando da Regulagem do Alcance das Luzes – J745 às Unidades de Comando dos Faróis – J667 e J668 (que ficam no interior de cada farol) e, também, aos módulos de potência dos LEDs de cada farol – A27 e A31.
CAN SF: Interliga a Unidade de Comando do ACC – J428 (Controle de Cruzeiro Adaptativo) à câmera de condução à frente – R242, localizada no retrovisor central, próxima aos sensores de luz, chuva e umidade relativa do ar.
CAN MIB: Interliga a Unidade de Comando do Sistema de Informação e Entretenimento – J794 à tela de infotenimento – J685.
Essas redes CAN exclusivas trabalham com a taxa de transmissão de dados de 500 Kb/s.
Além dessas redes de comunicação, a estrutura eletroeletrônica trabalha com algumas redes de comunicação monocabo que seguem o protocolo LIN (Rede de Interconexão Local), que também pode ser chamada de Bus Local. A taxa de transmissão de dados das redes LIN é de 19,2 Kb/s.
Diagnóstico das redes de comunicação - Utilizando o aparelho de diagnóstico, acesse a Unidade de Comando Gateway – J533 e selecione “Funções assistidas”. É possível efetuar o diagnóstico de falha nas redes de
comunicação por meio da função “Verificar a atividade do bus”.
Instrumento combinado AID – Active Info Display
O Tiguan All Space tem, como opção, na versão Comfortline e de série na versão R-Line, o painel de instrumento combinado digital AID – Active Info Display. Esse componente permite inúmeras configurações, sendo possível combinar as informações de instrumentação para condução do veículo aos dados existentes na tela de infotenimento, ou configurar o painel para que apresente as imagens do sistema de navegação do veículo em tempo real em sua tela central. Para isso, o sistema conta com uma rede de fibra ótica de protocolo MOST 150 – Sistema de Transporte de Mídia Orientada, com taxa de transmissão de 150 Mb/s, cujo protocolo é utilizado, geralmente, na transmissão de dados relevantes para transmissão de imagens. Os instrumentos de ponteiro para a velocidade e a rotação do motor são representados virtualmente e os valores indicados são calculados por software. Somente as luzes indicadoras relevantes para a segurança são físicas.
O AID se distingue pela sua tela TFT de 12,3 polegadas, com uma resolução de - 1440 x 540 pixels. Toda a superfície visível é digital e, tecnicamente, programável livremente.
Sistema de imobilizador de 5ª geração
O Tiguan All Space é equipado com o imobilizador de 5ª geração. A Unidade de Controle Mestra do Imobilizador – J362 está integrada ao instrumento combinado – J285. Assim como nos outros veículos da
plataforma MQB, a Unidade de Controle da Mecatrônica faz parte do conjunto de componentes do imobilizador. Assim que é ativada a função de adaptação do sistema de imobilizador, por meio de um aparelho de diagnóstico, a eletrônica indica em qual das unidades de comando que fazem parte do imobilizador foi identificada a necessidade de adaptação ao sistema. A partir daí, inicia-se o procedimento de adaptação dos componentes.
Os componentes que fazem parte do sistema de imobilizador são: Unidade de Comando do Motor – J623; Unidade de Comando do Imobilizador – J362 (integrada fisicamente ao painel de instrumento combinado – J285); a Unidade de Comando de Bloqueio da Coluna de Direção (ELV) – J764; e as chaves do veículo.
Sistema de Proteção de Componentes
Ainda como proteção anti-furto, o Tiguan All Space conta com um sistema que impede o funcionamento de alguns dos componentes. Esta proteção consiste em impedir parcial ou totalmente o funcionamento de componentes que, por alguma razão, tenham sido substituídos por peças novas ou até mesmo usadas. O funcionamento é muito parecido com o sistema de imobilizador, porém o principal objetivo do imobilizador é impedir o funcionamento do motor do veículo e, como consequência deste impedimento, impossibilitar a utilização deste veículo como um todo. Já em Proteção de Componentes o veículo pode ser utilizado, sendo que os sistemas relacionados ao componente que tenha sido substituído, irão trabalha com restrições de funcionamento, sem que o veículo seja imobilizado. Os componentes que são protegidos pelo Sistema de Proteção de Componentes são: Unidade de comando do Airbag – J234, Painel de instrumento combinado – J285, Unidade de comando principal do sistema de infotenimento (Main Unit) – J794, Tela do sistema de infotenimento (Tela do rádio) – J685, Unidade de comando da rede de bordo (BCM) – J519 e também a Unidade do sistema de regulação da distância – J428.
Capítulo 2 - Diagnósticos dos sistemas de conveniência, conforto e segurança
Sistema Easy Open & Easy Close