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Sistemas de segurança para os ocupantes


Sistemas de segurança para os ocupantes  A criação do air bag, muitos motoristas deixaram de utilizar o cinto de segurança, porém o air bag é um complemento ao cinto de segurança, somente o disparo do air bag não é suficiente para evitar que os ocupantes se machuquem ou que se machuquem menos, pelo contrário, se o air bag disparar e o ocupante não estiver utilizando o cinto de segurança, os ocupantes podem sofrer danos até piores que se não houvesse o sistema de air bag

Da Redação
22 de julho de 2024

Capítulo 1

Sistemas de segurança para os ocupantes 

A criação do air bag, muitos motoristas deixaram de utilizar o cinto de segurança, porém o air bag é um complemento ao cinto de segurança, somente o disparo do air bag não é suficiente para evitar que os ocupantes se machuquem ou que se machuquem menos, pelo contrário, se o air bag disparar e o ocupante não estiver utilizando o cinto de segurança, os ocupantes podem sofrer danos até piores que se não houvesse o sistema de air bag. 

Além da utilização dos cintos de segurança, o sistema de air bags ainda exige alguns cuidados dos ocupantes. Um desses cuidados é não deixar nenhum objeto ou colar adesivos sobre as regiões que as bolsas rompem o painel em caso de colisões. 

No início da utilização do sistema de air bag, alguns acidentes com esse sistema começaram a ocorrer e por isso por alguns anos os air bags deixaram de ser desenvolvidos e implantados nos veículos. Porém, na década de 1980, os fabricantes de veículos voltaram a investir em pesquisas e implantação do sistema nos veículos com um volume muito maior que anteriormente. 

Os primeiros veículos Volkswagen a possuírem o sistema de air bag no Brasil começaram a aparecer na década de 90, quando esse sistema só equipavam os veículos importados. Porém, em 1994 com o lançamento do Gol GTI de segunda geração, foi criado o primeiro sistema de air bag implantado em um veículo nacional como opcional. A partir daí, mais modelos receberam o sistema que atualmente é obrigatório nos veículos produzidos a partir de 2014. 

Conforme o passar do tempo, o sistema de air bag sofreu muitas alterações na estratégia de acionamento das bolsas. As primeiras bolsas do sistema de air bag, possuíam um volume grande, aproximadamente 80 litros para o air bag do condutor e 150 litros para o air bag do passageiro. Através de pesquisas, foram desenvolvidas bolsa com menor volume, exigindo uma quantidade menor de material, porém com a mesma eficiência.  Essas bolsas chamadas de Eurobags, possuem um volume aproximado de 35 litros para o air bag do motorista e 65 litros para o air bag do passageiro. Essas novas bolsas possuem um desenho onde não há necessidade de um volume tão grande como era aplicado anteriormente.

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