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Capítulo 1
Sistema de suspensão do Amarok
O Amarok possui sua carroceria independente do conjunto do chassi, sendo assim, a suspensão fica totalmente conectada ao chassi e a carroceria fixada ao chassi por meio de coxins. Pelo fato do Amarok possuir a maioria de suas versões tração 4x4, tanto na dianteira, quanto na traseira o veículo possui eixos de tração, os quais possuem manutenção podem ser removidos.
O primeiro sistema que abordaremos será o sistema de suspensão dianteira do Amarok. O sistema, como já citado, é do tipo de duplo braço. Esse tipo de suspensão é muito utilizado em veículos com capacidade de altas cargas, uma vez que proporciona robustez, garantindo assim durabilidade do conjunto, além de ser uma suspensão independente, ou seja, as irregularidades do solo que afetam um lado da suspensão não interferem no outro lado, com isso o conforto no Amarok fica garantido.
Na imagem está destacado em azul os componentes do eixo dianteiro do Amarok.
Acima, foram separados somente os componentes do sistema de suspensão dianteira, identificado cada um dos itens, dos quais descreveremos os procedimentos de desmontagem e montagem.
O primeiro componente que trataremos será a barra estabilizadora e suas fixações. A barra estabilizadora é um item de extrema importância para a segurança, pois visa aumentar a estabilidade do veículo. Este componente foi projetada para funcionar principalmente em curvas, pois em uma curva existem forças laterais na carroceria que tendem a inclinar o veículo para fora da curva. Nesse momento, o conjunto da suspensão do lado interno à curva recebe uma carga menor que o conjunto posicionado no lado externo à curva, neste momento, a barra estabilizadora recebe a força lateral projetada para o conjunto do lado externo à curva e a transmite para a suspensão do lado interno, melhorando o contato dos pneus com o solo, proporcionando melhor estabilidade do veículo. Porém ao passar em irregularidades, como lombadas, valetas e buracos, a barra estabilizadora também é exigida. Sempre que a barra estabilizadora entra em ação, há um esforço das buchas de fixação e das buchas das bieletas e quando estas se desgastam causam ruídos ao passar em irregularidades e até mesmo em curvas. Quando isso ocorre, deve-se verificar qual bucha necessita ser substituída, vale ressaltar que as buchas da