Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais

Sistema de arrefecimento do motor 1.4 TSI –Gasolina – Golf Highline 2013


Essa família chegou ao Brasil trazendo uma série de sacadas tecnológicas, as quais proporcionaram a esses motores um considerável ganho de eficiência energética

Por: Da Redação - 24 de julho de 2024

Capítulo 1 

Sistema de arrefecimento do motor 1.4 TSI –Gasolina – Golf Highline2013 

Os motores EA211 

Essa família chegou ao Brasil trazendo uma série de sacadas tecnológicas, as quais proporcionaram a esses motores um considerável ganho de eficiência energética. O primeiro da família a chegar foi o motor 1.0 três cilindros MPI (motor aspirado com sistema de injeção multiponto). Na ocasião,esse motor equipou o Fox BlueMotion 2013, o qual trazia consigo um apelo de baixa emissão de poluentes e menor consumo de combustível. Mais tarde, o motor 1.0 três cilindros passou a ser comercializado em grande escala por equipar todas as versões MPI do Volkswagen up!. Já a chegada dos motores EA211 TSI (sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor) aconteceu com o lançamento do Golf de 7ª geração, ainda em 2013. 

Downsizing 

O motor EA211 – 1.4 TSI segue o conceito Downsizing, que o caracteriza como um motor de tamanho e peso reduzidos, ebaixa cilindrada, porém com grande entrega de torque e potência. Um dos pontos principais dessa redução de peso é a construção do bloco do motor em liga de alumínio; os cilindros, por sua vez, são construídos em aço e fundidos a esse bloco do motor sem que haja a possibilidade de remoção. Outro ponto de redução é a construção do virabrequim forjado com alívio de peso em todos os moentes (colos de fixação das bielas ao virabrequim), ou seja, em cada moente foi feito um furo com o intuito de extrair material e, com isso, reduzir consideravelmente o seu peso. 

Duplo circuito de arrefecimento