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Sistema de alimentação de combustível do motor EA888 – 2.0 TSI – 3ª geração


O motor EA888 2.0 TSI

Da redação
10 de julho de 2024

O motor EA888 2.0 TSI (turbocompressor e injeção direta de combustível) de 3ª geração foi desenvolvido com o intuito de substituir a versão do motor EA113 1.8 Turbocompressor, que equipava o Golf GTI de 3ª geração, comercializado no início dos anos 2000.


Entre as inúmeras inovações tecnológicas trazidas pelo motor EA888 2.0 TSI, podemos destacar alguns dados técnicos e sistemas que evoluíram com as três gerações. 

Sistema de alimentação de combustível


O motor EA888 2.0 TSI de 3ª geração é equipado com um sistema de alimentação de combustível que trabalha com dois sistemas de injeção de gasolina: o principal, de injeção direta, e outro de injeção indireta. Para entendermos a diferença entre esses dois tipos de injeção, vamos às explicações: 


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Injeção direta à Cada válvula injetora de combustível é instalada no cabeçote de modo que, quando acionada, a gasolina é injetada diretamente na câmara de combustão sem a necessidade de passar pelas válvulas de admissão. Uma das principais vantagens da injeção direta é proporcionar economia de combustível,por trabalhar com uma mistura ar-combustível consideravelmente pobre. 


Injeção indireta à Os injetores desse sistema são instalados no cabeçote de modo a injetar o combustível no pé da válvula de admissão de cada um dos cilindros. Dessa forma, o combustível só entra na câmara de combustão na fase de admissão do motor, quando as válvulas de admissão se abrem. Esse sistematrabalha com combustível em baixa pressão (de 4 a 7 bar), o que favorece uma mistura ar-combustível mais rica.


Sistema de alimentação de combustível regulado em função das necessidades 

A ECU (Unidade de Controle do Motor) gerencia dois circuitos distintos de regulação, um para o controle da pressão de baixa, o qual modula a corrente da bomba de baixa pressão com um sinal PWM (Pulso com Largura Modulada), e outro circuito de regulação que controla a pressão de alta do combustível, também por PWM. Com esses dois circuitos, a ECU é capaz de realizar a injeção de combustível de cada momento de combustão na proporção e no tempo exatos.


Componentes da linha de baixa pressão

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