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Sistema Kessy no Virtus 2018


São muito frequentes, nas nossas matérias, assuntos relacionados à plataforma MQB (Estratégia de Montagem Modular Transversal), sobre a qual a maioria dos veículos Volkswagen comercializados aqui no Brasil vem sendo montada.

Da redação
08 de julho de 2024

O fato de abordarmos tanto a MQB se dá porque todos os veículos produzidos nessa plataforma reúnem tecnologia e inovação nos sistemas de segurança passiva e ativa, sistemas de propulsão, sistemas eletroeletrônicos, enfim, em todas as suas partes.

Exemplo disso é o sistema Kessy (Keyless Entry and Access System) do Virtus 2018, veículo que chegou para a família Volkswagen trazendo muita sofisticação. Esse sistema relaciona conveniência e conforto, permitindo o acesso ao habitáculo e a partida do motor sem o uso mecânico da chave.


Funcionamento do sistema Kessy no Virtus 2018

Quando o usuário, portando a chave, aproxima-se de uma das portas dianteiras do veículo – com as portas trancadas e o alarme acionado –, é iniciada uma troca de informação entre a chave e a unidade de controle do sistema Kessy (no interior do carro). Assim que o usuário toca na maçaneta externa de uma das portas dianteiras, o sistema de transmissão e recepção de dados existente na chave de ignição é ativado e envia códigos secretos que são consultados pela eletrônica do veículo, a qual destrava as portas. Esse mesmo processo é realizado no momento de travar o veículo. Uma vez liberado o acesso ao habitáculo, estando a chave no interior do veículo, o sistema de ignição e o motor podem ser ativados pelo condutor por meio do botão Start-Stop-Engine, localizado no console central.


Principais componentes do sistema

O sistema Kessy possui a unidade de controle de autorização de acesso e partida – J965, que realiza a gestão de todo o sistema. Essa unidade tem a função de receber e enviar os sinais provenientes das antenas externas, das antenas internas, dos sensores das maçanetas externas, do interruptor da tampa traseira e do botão de ativação da ignição e partida do motor.


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A unidade de controle J965 está instalada abaixo do painel de instrumentos, no lado direito, próximo à caixa de ar do sistema de climatização. Para a sua remoção, basta desencaixar as travas identificadas pela seta A e retirá-la conforme a seta B.


Maçanetas externas das portas dianteiras

Cada uma das maçanetas externas das portas dianteiras é equipada com sensores capacitivos e uma antena, sendo:

Maçaneta dianteira esquerda à G605 – composta por dois sensores capacitivos, sendo um para o travamento das portas (localizado na parte externa da maçaneta) e outro para detectar a intenção de destravamento das portas (localizado na superfície interna da maçaneta). Essa maçaneta possui, ainda, a antena R200, que é utilizada para fazer a captação dos sinais do controle remoto da chave.

Maçaneta dianteira direita à G606 – também composta por dois sensores, sendo um para o destravamento e outro para o travamento das portas, e por uma antena, a R201.


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Os sensores capacitivos e antenas estão alojados no corpo das maçanetas das portas dianteiras. Durante o procedimento de remoção dessas maçanetas, é necessário desconectar os cabos de ligação.


Funcionamento das antenas externas R200 e R201

As antenas instaladas nas maçanetas internas fazem uma varredura em um raio de, aproximadamente, 1,5 metro de alcance. Assim que uma chave do veículo entra nesse campo de varredura, ativam-se os sensores das maçanetas e o sistema se prepara para entrar em funcionamento. Nessa preparação, a unidade de controle do sistema Kessy – J965 envia, através de um cabo dedicado, um sinal de reexcitação à unidade de controle da rede de bordo – J519 que ativa as funções iniciais dessa rede. Ao primeiro toque na maçaneta, a J965 envia um sinal em baixa frequência (125 kHz) para o controle remoto da chave, que, por sua vez, encarrega-se de enviar uma mensagem em alta frequência (433 MHz) para a J519. Essa mensagem oriunda do controle remoto contém códigos secretos correspondentes ao processo de adaptação das chaves. Após validados os códigos, a J519 ativa a rede CAN Conforto e libera o destravamento das portas.


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A figura apresenta parte do diagrama elétrico do sensor G605 juntamente com a sua antena R200. Apesar de cada uma das maçanetas serem equipadas com dois sensores, a conexão desses componentes é simples. O conector de ligação de cada maçaneta possui quatro cabos, sendo:


Na maçaneta esquerda

G605 à O pino 2 é negativo e está conectado ao ponto massa 638 (localizado na coluna A, do lado esquerdo, próximo ao assoalho). Já o pino 3 recebe o cabo de sinal e está conectado ao pino 11 do conector da J965.

Antena R200 à O negativo é o pino 1 e se conecta ao pino 22 da J965. Já o positivo entra no pino 4 da maçaneta e está conectado ao pino 24 da J965.


Na maçaneta esquerda

G606 à No pino 2 está o negativo, conectado ao ponto massa 638 (localizado na coluna A, à direita, próximo ao assoalho). O cabo de sinal dos sensores está ligado ao pino 3 do conector da maçaneta e se conecta à J965 no pino 12.

R201 à Os dois pinos são conectados à unidade do sistema de autorização de acesso e partida, sendo que o negativo está ligado do pino 1 da maçaneta ao pino 21 da J965 e o positivo está conectado do pino 4 ao pino 32 dessa unidade.


Antenas internas

O sistema Kessy do Virtus possui duas antenas internas – de códigos R138 e R139 – que detectam a presença de uma das chaves de ignição quando esta se encontra no interior do veículo. O intuito dessa detecção é permitir o acionamento da ignição (pós-chave) e da partida do motor. Além dessas funções, assim que o sistema identifica que uma das chaves de ignição está no interior do veículo, os sensores das maçanetas das portas deixam de permitir o travamento e a ativação do sistema de alarme.


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A antena R138 está instalada no túnel central, abaixo do console, próximo ao conjunto de alavanca de mudança de marchas.


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A antena R139 está instalada abaixo do assento do banco traseiro e fixada à carroceria.


Antena traseira

Além das antenas internas, o Virtus é equipado com outra antena na parte traseira, a R136, que tem a função de identificar a presença da chave nas proximidades da traseira do veículo. Essa antena está preparada para fazer a varredura de uma área aproximada de 1,5 metro. Assim que uma pessoa chega, portando uma das chaves, nas proximidades da traseira do veículo, a R136 capta o sinal propagado pelo controle remoto da chave. Assim que o condutor pressiona o interruptor de abertura da tampa traseira, um sinal é enviado para o controle remoto da chave com a frequência de 125 kHz, solicitando à chave que envie os códigos secretos para a J519 em alta frequência, ou seja, a 433 MHz. Mais uma vez, esses códigos são lidos e o sistema aciona a abertura automática da tampa traseira por meio de um sinal da própria J519 ao dispositivo de abertura automática, que fica no fecho da tampa.



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A antena R136 está instalada atrás da cobertura do para-choque traseiro (indicada na figura pelo número 5). Portanto, para obter acesso à antena, retire, primeiramente, a cobertura traseira.


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