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Singularidade entre as versões do motor EA189 2.0 TDI


A picape Amarok, quando equipada com um motor de quatro cilindros, pode ser ofertada nas versões monoturbo e biturbo

Da Redação
19 de julho de 2024

Singularidade entre as versões do motor EA189 2.0 TDI  

A picape Amarok, quando equipada com um motor de quatro cilindros, pode ser ofertada nas versões monoturbo e biturbo. Ambos terão estruturalmente o mesmo motor.Alguns dados são comuns entre todas as versões: 

  • 1968 cm³ de cilindradas. 

  •  duplo comando de válvulas (sem variação nos diagramas de abertura e fechamento das válvulas)  

  • Sistema de injeção common rail 

  • Unidade de comando do motor com protocolo de diagnóstico UDS (Serviço de Diagnóstico Unificado) 

  • Sistema de recirculação dos gases de escape EGR 

  • Sistema de incandescência das câmeras de combustão com Pré-incandescências, Pós incandescência e Incandescência intermediária 

Cabeçote 

Apesar do cabeçote possuir somente uma polia que recebe a correia dentada do motor, existem dois comandos de válvulas interligados por engrenagens.A montagem é efetuada com o conjunto de ferramentas T10094, o qual impede a possibilidade de haver erros no posicionamento dos dois eixos de comando. Os balancins, assim como os motores atuais da marca Volkswagen, seguem o conceito RSH (balancins roletados), os quais facilitam a montagem do cabeçote e promovem diminuição de atrito, sendo fundamentais para aumentar a eficiência do motor. Os diagramas de abertura e fechamento das válvulas são fixos, ou seja, não possui variação dos comandos. 

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