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Singularidade entre as versões do motor EA189 2.0 TDI
A picape Amarok, quando equipada com um motor de quatro cilindros, pode ser ofertada nas versões monoturbo e biturbo. Ambos terão estruturalmente o mesmo motor.Alguns dados são comuns entre todas as versões:
1968 cm³ de cilindradas.
duplo comando de válvulas (sem variação nos diagramas de abertura e fechamento das válvulas)
Sistema de injeção common rail
Unidade de comando do motor com protocolo de diagnóstico UDS (Serviço de Diagnóstico Unificado)
Sistema de recirculação dos gases de escape EGR
Sistema de incandescência das câmeras de combustão com Pré-incandescências, Pós incandescência e Incandescência intermediária
Cabeçote
Apesar do cabeçote possuir somente uma polia que recebe a correia dentada do motor, existem dois comandos de válvulas interligados por engrenagens.A montagem é efetuada com o conjunto de ferramentas T10094, o qual impede a possibilidade de haver erros no posicionamento dos dois eixos de comando. Os balancins, assim como os motores atuais da marca Volkswagen, seguem o conceito RSH (balancins roletados), os quais facilitam a montagem do cabeçote e promovem diminuição de atrito, sendo fundamentais para aumentar a eficiência do motor. Os diagramas de abertura e fechamento das válvulas são fixos, ou seja, não possui variação dos comandos.