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Capítulo 1
Posicionando o painel frontal do up! para serviço
A chegada do up! ao Brasil
O up! foi apresentado ao mundo em 2011 com o intuito de ser o veículo de entrada da marca Volkswagen e passou a ser comercializado na Europa substituindo o Fox europeu, que em alguns países recebia o nome de Lupo. Aqui no Brasil, o up! foi lançado na versão América Latina em 2014, sob uma grande expectativa, pois no mesmo ano a Volkswagen encerrou a produção do Gol 4ª geração. Além disso, o up! trazia para a marca Volkswagen uma categoria inédita de veículos, chamada de subcompactos, a qual se apresentou como uma ótima solução para a mobilidade em grandes cidades.
Um veículo moderno
Por ter uma plataforma totalmente nova, desenvolvida exclusivamente para esse modelo, o up! trouxe modernidade e inovação. Além disso, se destacam:
· Sua identidadeà o desenvolvimento do up! teve o foco em um veículo moderno, de design único e surpreendente no que se refere a espaço interno, mesmo sendo um subcompacto;
· Sua estrutura eletroeletrônicaà mesmo com a intenção de ser um veículo de entrada da marca, o sistema elétrico foi equipado com Unidade de Rede de Bordo J519 e Unidade de Interface de Dados J533, entre outras. Além disso, essas e todas as demais unidades de gerenciamento dos sistemas do veículo trabalham com protocolo de diagnóstico UDS (Serviço de Diagnóstico Unificado), ou seja, no up! não existem unidades de comando com protocolo KWP (Protocolo por Palavra-chave);
· Sua segurançaà Esse foi o principal quesito em que o Volkswagen up! se destacou. Isso porque, desde o seu lançamento, ele é classificado nos testes de segurança passiva como cinco estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças, segundo o Latin Ncap. Esse teste indica o quanto ele diminui a possibilidade de danos aos ocupantes do veículo em uma colisão e nele cinco estrelas significam o máximo em segurança.
Com o Crash Test realizado no up! versão América Latina, produzido na fábrica de Taubaté, em São Paulo, foi consolidado exatamente o mesmo nível de classificação de segurança do up! versão Europa.
Motorização
O up! veio com uma única opção de motorização, a qual havia sido apresentada ao mercado brasileiro em 2013 na versão BlueMotion do veículo Fox. Trata-se do motor EA211 1.0 3 cilindros Flex, que desde o seu lançamento até hoje oferece 82 cavalos de potência e 95 Nm de torque. Esse motor segue o conceito downsize, que consiste em motores menores, porém mais potentes e econômicos. No motor EA211 1.0 3 cilindros foi empregada muita tecnologia, o que proporcionou a otimização do torque em baixas rotações e uma considerável redução na emissão de poluentes. Entre as tecnologias encontradas no motor EA211, podemos destacar:
· Bloco de alumínio à proporcionou diminuição de peso e melhor troca térmica;
· Comando de válvulas do cabeçote com mancais roletados à Promoveu a diminuição de atrito e, consequentemente, melhora na eficiência energética;
· Coletor de escapamento integrado ao cabeçote à Contribuiu para a redução do peso e melhor troca térmica. Na fase fria do motor, os gases de escape ajudam no aquecimento até atingir a temperatura de trabalho. Já na fase quente do motor, o líquido de arrefecimento controla a temperatura dos gases de escape, diminuindo a emissão de poluentes;
· Duplo circuito de arrefecimento à Duas válvulas termostáticas, sendo uma para controlar a temperatura do líquido de arrefecimento que estiver circulando no bloco do motor (com o início de abertura a 95°C) e outra para controlar o líquido de arrefecimento que estiver circulando no cabeçote (com o início de abertura a 80°C). O emprego da duplicação do circuito de arrefecimento proporciona redução de atrito, pois permite que o bloco do motor trabalhe em temperaturas mais elevadas.
· Sistema E-Flex à Sistema de partida a frio que dispensa o uso do reservatório de gasolina, existente em outros carros no cofre do motor. Com esse sistema, qualquer que seja a proporção de etanol e gasolina no tanque o veículo funciona normalmente, mesmo em dias frios.
· Duplo comando de válvulas com comando de admissão variável à Permite a variação do ângulo de abertura e fechamento das válvulas de admissão em até 42 graus, sem escalonamento, otimizando o enchimento do motor em baixas rotações e resultando em ganho de torque.
Além de otimizar o espaço, por ser um motor de três cilindros o motor EA211 é durável e oferece baixa manutenção. A distribuição é feita por correia dentada, que tem previsão de troca, de acordo com os planos de manutenção, a cada 120 mil quilômetros ou 4,5 anos, mas deve ser verificada em todas as revisões.
Em 2015, a Volkswagen lançou no Brasil o up! TSI. Nessa versão, o up! veio equipado com motor 1.0 3 cilindros TSI (equipado com turbocompressor e injeção direta). Por conta da sobrealimentação, esse motor proporciona maior eficiência e economia.
O motor 1.0 3 cilindros TSI do up! é um sucesso, pois produz torque de 153 Nm e potência de 105 cavalos. Na figura é possível visualizar o watercooler, que é o radiador que refrigera o ar sobrealimentado por meio do líquido de arrefecimento.
Otimização de espaço
O up! trouxe vários benefícios por conta de suas dimensões, sobretudo por atender às necessidades da mobilidade nos grandes centros urbanos. Porém, para a reparação automotiva ele trouxe alguns desafios, principalmente no que se refere à substituição de componentes do motor. Ou seja, por ser um veículo bastante moderno a acomodação do motor é justa e, por isso, perdeu-se espaço em locais que em outros veículos havia de sobra.
Os preparativos para a substituição de alguns componentes do motor
Alguns componentes que ficam instalados no motor ou fazem parte dele, localizados na parte frontal do veículo, tiveram os seus procedimentos de remoção e/ou instalação comprometidos. Por conta do pouco espaço, esses componentes não saem com facilidade e faz-se necessário o trabalho de posicionar o painel frontal para serviço, procedimento que libera espaço suficiente para que o técnico possa realizar os seus trabalhos. Entre os componentes para os quais você tem que posicionar o painel frontal para serviço na substituição ou simplesmente na remoção e instalação, destacamos:
· Conjunto do radiador;
· Alternador;
· Compressor do ar-condicionado;
· Eletroventilador do sistema de arrefecimento.
Esse procedimento não é exclusividade do up!. Ele se iniciou há alguns anos nos trabalhos de veículos importados, nos quais foram empregados painéis dianteiros construídos em material plástico e aparafusados na carroceria. Ou seja, os técnicos que lidam com veículos importados já estão familiarizados com o procedimento de posicionar o painel frontal para serviço.
Os primeiros passos
A cobertura do para-choque dianteiro deverá ser removida para que você possa ter acesso ao painel frontal. Nesse momento é importante levar em consideração que o veículo será submetido a desmontagens de componentes pertinentes ao acabamento do veículo. Por isso, prepare um local que ofereça boa acomodação para esses componentes.
O procedimento de remoção da cobertura do
para-choque não exige ferramentas especiais, apenas ferramentas convencionais.
Siga os passos abaixo conforme a figura:
- Solte parcialmente os protetores de caixa de roda esquerdo e direito;
- Remova totalmente os parafusos 5 e 6 de fixação da cobertura aos protetores inferiores;
- Em seguida, remova as seis buchas plásticas expansivas 7 e 8, que fixam a parte inferior da cobertura.
- Para liberar a parte superior, solte os parafusos 3.
A partir deste momento, a cobertura já está praticamente solta, faltando somente desencaixá-la em pontos específicos da parte superior e das laterais. Mas, para isso, convém que você solicite a ajuda de outro técnico.
- Com a ajuda do seu colega de trabalho, desencaixe as extremidades da cobertura nos pontos representados pelo número 2 e nos pontos superiores representados pelo número 4 na figura.
Agora, basta desconectar os faróis de neblina (quando presentes), remover a cobertura e acomodá-la no local apropriado. Vale lembrar que os faróis não são removidos com a cobertura e permanecem afixados ao painel frontal.
Os cuidados antes da desmontagem
Antes da soltura dos parafusos de fixação do painel frontal, você deve contornar as bordas dos pontos de fixação, tanto do painel quanto dos faróis. Isso contribuirá para os ajustes entre os faróis e a cobertura do para-choque e dos para-lamas no momento da montagem final do veículo.
Posicionando o painel frontal para serviço
Com a cobertura do para-choque dianteiro removida, é hora de iniciar o procedimento de posicionar o painel frontal para serviço. O intuito não é remover todo o painel, mas afastar essa peça para proporcionar espaço a ser utilizado. Para esse trabalho, algumas ferramentas especiais serão necessárias:
· 3341 = Pinos-guia de sustentação do painel.
· T10480 = Adaptador para limitação de movimento do painel.
Esses dois pinos sustentam o suporte do para-choque, que se encontra acoplado ao painel frontal, e permitem sua movimentação.
Já esse adaptador impede que o painel volte
até a sua posição de montagem durante os trabalhos.
Para que o painel frontal fique totalmente liberado para ser movimentado, faça também os trabalhos a seguir:
· Remova o reservatório do lavador dos vidros;
· Desconecte o sensor Early Crash (sensor de detecção de colisão frontal do sistema de airbag);
· Retire todas as conexões dos faróis;
· Desconecte a buzina.
Antes de efetuar os trabalhos abaixo, você deve verificar se existe a necessidade deles. A decisão deve ser tomada com base no componente no qual você trabalhará posteriormente. Ou seja, caso você necessite liberar mais espaço, faça os trabalhos seguintes:
· Retire as conexões do radiador do sistema de arrefecimento (será necessária a drenagem do líquido de arrefecimento);
· Retire a tubulação do condensador do sistema de climatização (será necessária a retirada do gás do sistema de gás refrigerante);
· Para os veículos TSI, desconecte a tubulação do radiador do sistema de sobrealimentação.
Vale ainda lembrar que, no caso da desmontagem desses componentes, o motor passa a ficar impossibilitado de entrar em funcionamento, pois os fluidos são retirados dos sistemas de arrefecimento e de climatização.
Solte também o cabo de acionamento do fecho do capô. Para isso você terá de efetuar os passos apresentados na figura abaixo, como segue:
· Movimente o cabo de acionamento 3, girando-o conforme a seta representada pela letra a.
· Puxe a trava 2 do cabo de acionamento no sentido da seta b.
Após a remoção ou desconexão de todos os componentes que poderiam impedir a movimentação do painel frontal até a posição de deslocamento total para serviço, você pode iniciar a soltura dos parafusos de fixação, tanto do painel quanto dos faróis.
Os faróis se deslocam com o painel frontal. Para isso você tem de soltar os parafusos 3 que fixam os faróis aos para-lamas. Tanto os suportes dos faróis quanto os alojamentos nos para-lamas terão suas pontas expostas, podendo provocar danos aos componentes do veículo ou lesões em quem estiver efetuando os trabalhos no veículo. Por isso, é de suma importância que todos esses cantos sejam protegidos adequadamente.
Na sequência, os parafusos internos de cada lado do suporte do para-choque, identificados na figura pelo número 2, são responsáveis por fixar o painel frontal nas longarinas direita e esquerda da carroceria.Nos lugares dos parafusos retirados, introduza os pinos-guia 3311, os quais sustentarão o painel com o suporte do para-choque e permitirão a sua movimentação. Agora que os pinos-guia estão devidamente instalados, remova os outros parafusos 2 de fixação às longarinas e instale os adaptadores T10480 conforme a figura.
Como já foi dito, o procedimento de posicionar o painel frontal para serviço é um trabalho prévio. Ele serve para abrir espaço, permitindo diversos outros serviços que não seriam possíveis com o veículo totalmente montado.
Reposicionando o painel frontal e os demais componentes
Após os trabalhos principais terem sido concluídos, é hora de reposicionar o painel frontal e todos os outros componentes. Para isso você deve efetuar os seguintes passos:
- Retire os adaptadores T10480 que foram instalados nas longarinas;
- Em seguida, volte o painel frontal à sua posição de montagem, respeitando as linhas demarcadas para o realinhamento. Reinstale os parafusos de fixação aplicando o torque de 20 Nm.
- Retire os guias 3311 e reinstale os respectivos parafusos de fixação, aplicando o torque de 20 Nm.
- Aparafuse novamente os suportes de fixação dos faróis aos respectivos para-lamas, aplicando o torque de 8 Nm.
- Reinstale o cabo de acionamento do capô, seguindo os passos inversos aos da retirada. Realize o teste de funcionamento desse acionamento para que não haja problemas para abrir o capô quando este for fechado.
- Refaça as conexões dos componentes que tiveram de ser desconectados para a remoção.
- Reposicione a cobertura do para-choque.
Trabalhos finais
Após a montagem final, você deve conferir o alinhamento de todos os componentes que fazem parte do acabamento. Ou seja, você tem de conferir se os faróis e a cobertura do para-choque ficaram bem alinhados em relação aos para-lamas e ao capô. Além disso, você deve conferir a abertura e o fechamento desse capô.
Para finalizar, confira pela regulagem dos faróis se será necessário refazer o procedimento.
Capítulo 2
Instalando o suporte de sustentação do motor
Outro procedimento que sofreu uma pequena mudança foi o de instalação do suporte de sustentação do motor para trabalhos que exigem a soltura dos pontos de fixação do motor. Entre esses trabalhos, destacamos:
· A troca dos coxins do motor, da transmissão ou do suporte pendular (central);
· A remoção da transmissão para a substituição do flange do motor ou de embreagem, ou para a desmontagem e montagem da própria transmissão.
Nos veículos convencionais, o suporte de sustentação do motor, popularmente chamado de “travessa do motor”, é posicionado com seus cavaletes de apoio assentados nos flanges laterais da carroceria, onde são aparafusados os para-lamas dianteiros.
Suportes apoiadores para a barra transversal.
No up! esses flanges laterais não oferecem área suficiente para que cavaletes de apoio do suporte sejam assentados. Por isso, foram desenvolvidos apoiadores que se assentam nas colunas superiores dos amortecedores, justamente nos pontos de fixação dos amortecedores. Para que seja oferecida maior resistência para a sustentação do motor, o suporte passou a utilizar um terceiro ponto de apoio: o alojamento do fecho do capô na parte superior do painel frontal.
A figura apresenta todas as ferramentas que compõem o kit do suporte de sustentação do motor para o up!. São elas:
10-222 A à Barra de sustentação transversal
10-222 A/31-1 à Apoiador esquerdo
10-222 A/31-2 à Apoiador direito
10-222 A/31-3 à Apoio para a barra auxiliar
10-222 A/31-5 à Base de apoio para a barra auxiliar
T40091/1 à Barra auxiliar com o gancho
T40091/3 à Dispositivo de interligação.
Ajustes na barra transversal
A barra transversal 10-222 A é a mesma utilizada pelos outros veículos. Porém, para ser utilizada no up! é preciso acrescentar um furo na extensão da barra.
Posicione a barra transversal 10-222 A em uma bancada de modo a possibilitar o retrabalho na extremidade que não possui o furo oblongo. Utilize uma régua ou paquímetro e meça uma distância de 225 mm, conforme a figura. E, utilizando uma furadeira, faça um furo de 12,5 mm. Esse furo será utilizado para introduzir o apoiador esquerdo ou direito, de acordo com a posição em que for utilizada a barra.
O posicionamento da barra auxiliar
O painel frontal está preparado para sustentar o apoio e a barra auxiliar. Porém, é necessário reforçar o local de sustentação, que deve ser o fecho do capô. Esse reforço deve ser realizado com a ferramenta 10-222/31-5, que foi desenvolvida com o intuito de impedir que haja escorregamento do conjunto, o que poderia provocar a quebra de componentes.