Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Volkswagen
  4. /
  5. Os sistemas de segurança dos ocupantes do Volkswagen Passat 2016

Os sistemas de segurança dos ocupantes do Volkswagen Passat 2016


O Volkswagen Passat já tem mais de 40 anos desde o seu primeiro lançamento em 1974. Na época, ele trouxe muito requinte e inovação. Por exemplo, foi ele o primeiro veículo da marca a ser equipado com o motor refrigerado a água.

Da redação
11 de julho de 2024

No Brasil, ele foi fabricado até o final da década de 1980 (mais precisamente até 1988). Em 1994 ele voltou a ser comercializado e, como sempre, trouxe linhas perfeitas no seu design e, ainda, o apelido carinhoso de “Passat alemão”, pois a planta de fabricação dessa versão ficava na Alemanha.A versão topo de linha desse Passat alemãoera equipada com o motor 2.8 litros VR6, que trazia seis cilindroscom ângulo entre os bancos de cilindros mais fechado a ponto de permitir a construção de um único cabeçote para acomodar todos os cilindros do motor. Destacamos os outros relevantes lançamentos do Passat a seguir.


Em 1998, foi lançada a 5ª geração do Passat, que trouxe consigo as redes de comunicação CAN (Controller Area Network), as quais promovem o intercâmbio de dados entre as unidades de controle espalhadas pelos diversos sistemas do veículo. Em 2001 essa geração recebeu modificações relevantes no design e no grupo motopropulsor, o que fez com que se mantivesse por mais alguns anos.


Em 2007,chegou a 6ª geração, a qual trouxe muita inovação e tecnologia com um grande número de redes de comunicação CAN de 100 e 500 kb/s (quilobits por segundo), e algumas redes de comunicação local (LIN bus). Já no grupo motopropulsor essa geração trouxe a injeção direta de combustível (FSI), mais tarde a tecnologia TSI (turbocompressor e injeção direta de combustível) e, ainda, a consagrada transmissão DSG (transmissão de troca de marchas direta). Já em 2011, o Passat trouxe o sistema ACC (controle de cruzeiro adaptativo), capaz de permitir que a velocidade do veículo seja controlada automaticamente, podendo frear ou acelerar de acordo com a necessidade, mas mantendo a distância do veículo logo à frente por conta de um sensor-radar instalado na grade frontal. Juntamente com o ACC, veio o Front Assist, o qual é capaz de identificar uma situação de iminência de colisão, avisar o condutor com sinais luminosos e sonoros no painel e, também, frear automaticamente o veículo com o intuito de diminuir o impacto de uma colisão(podendo até evi

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Volkswagen
Volkswagen
Procedimento de sincronismo do motor EA189 2.0 TDI da picape Amarok
Volkswagen
Volkswagen
Sistema start-stop do T-Cross 2019: eficiência e economia em movimento
Volkswagen
Volkswagen
Remoção das correntes de sincronismo do motor 3.0 V6 da picape Amarok