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O T-Cross foi apresentado ao mundo através de um evento on-line de transmissão simultânea para a Europa e a América do Sul, já como uma verdadeira inovação no que se refere a eventos de lançamento de produtos do mundo automotivo. Aqui no Brasil, as suas vendas se iniciaram no primeiro semestre de 2019 e foram um verdadeiro sucesso. Ele foi comercializado como o primeiro SUVW (sigla utilizada como marketing dos veículos SUV atuais da marca Volkswagen), baseado na plataforma MQB (Estratégia de Montagem Modular Transversal), a qual faz parte da ofensiva de lançamentos de produtos da marca no Brasil. Graças à tecnologia empregada na fabricação dos veículos dessa plataforma, o T-Cross alcançou a classificação de cinco estrelas em segurança passiva para adultos e crianças segundo o órgão Latin NCap.
O T-Cross é mais um dos veículos produzidos sob a plataforma MQB. Essa plataforma permite a montagem de diversos veículos, de diversas categorias, na mesma linha de montagem. Para se ter uma ideia, com a plataforma MQB o grupo Volkswagen poderia montar mais de 40 modelos diferentes de veículos, a maioria das marcas do conglomerado.
A consolidação do sucesso do T-Cross
Em julho de 2020, o SUVW T-Cross foi o veículo mais vendido do mês no Brasil, ultrapassando a marca de 10.200 unidades comercializadas e o então líder de vendas havia cinco anos (um hatch de outra marca).
Fonte: https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2020/08/volkswagen-t-cross-passa-chevrolet-onix-e-e-o-carro-mais-vendido-em-julho-de-2020.ghtml
Destaques do T-Cross
Ainda como inovação da Volkswagen, os destaques de lançamento do T-Cross foram trazidos em frases conceituais que associavam os itens opcionais dos modelos do veículo aos estilos conceituados nas frases:
Be Cool
· Teto solar deslizante panorâmico à proporciona maior captação da claridade externa por conta de maior área de vidro no teto.
· Iluminação ambiente em LED à um filete de LED na cor branca que atravessa todo o painel de instrumentos e proporciona requinte.
· Elemento reflexivo à trouxe uma tendência estética para o sistema de iluminação traseira, proporcionando modernidade e beleza.
Elemento reflexivo do T-Cross. Esse componente não possui LED, pois, além da estética, ele tem a função de refletor de luz.
Be Intuitive
Painel digital AID – Active Info Display à o instrumento combinado do T-Cross (quando equipado com AID) permite diversas configurações para a visualização das informações.
Climatronic à sistema de ar-condicionado totalmente eletrônico, munido de servomotores e sensores para o monitoramento e a atuação de todo o circuito de refrigeração.
Sensor de luz e chuva à Identifica a pouca luminosidade e permite que os faróis sejam acesos automaticamente. Além disso, o sensor é capaz de identificar a mudança de tempo (pela diminuição da luminosidade) e ativar o limpador de para-brisa automaticamente (uma vez que a alavanca do limpador esteja posicionada para o primeiro estágio ativado).
Be Practical
Park Assist 3.0 à terceira geração do sistema de estacionamento assistido, capaz de identificar uma vaga a 90° ou 180° e realizar a ação de estacionar, deixando para o condutor somente a função de controlar os freios do veículo até finalizarem as manobras.
Sistema Kessy Entry & Go à sistema de acesso ao veículo e partida do motor sem a utilização da chave (de forma mecânica).
Sistema Start-Stop 2.0 à desliga e religa o motor automaticamente nas breves paradas do veículo (exemplo: nos semáforos), com o intuito de reduzir a emissão de poluentes e promover economia de combustível.
Be Safe
Alerta de fadiga ao condutor à analisa a característica de condução do motorista e, caso haja alterações após um longo tempo de utilização do veículo, o instrumento combinado emite um gongo e apresenta a imagem de uma xícara de café no centro do painel, recomendando que seja feita uma breve parada do veículo.
Monitoramento da pressão dos pneus à compara a velocidade das quatro rodas do veículo. Caso uma delas apresente velocidade diferente, uma luz de anomalia se acende no painel para que você pare o veículo e recalibre os pneus.
Sistema de freios pós-colisão à após uma colisão (com ou sem acionamento dos airbags), a eletrônica dos freios recebe, via CAN, a informação sobre a respectiva colisão e determina uma frenagem automática do veículo a fim de evitar mais colisões posteriores à primeira.
Sistema de proteção aos ocupantes
O T-Cross é equipado de série por seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais para a proteção do tórax e de parte do abdômen, e dois de cabeça (também conhecidos como airbags de cortina).
A figura ilustra um T-Cross com todos os airbags inflados. Os airbags de cabeça visam proteger tanto o condutor e o passageiro da frente quanto os passageiros dos bancos traseiros.
Características dos airbags do T-Cross
Os airbags são bolsas de nylon que se inflam pela reação de um composto químico que libera nitrogênio em volume e velocidade suficientemente rápidos para inflar a bolsa em frações de segundo. Cada uma das bolsas de airbags foi dimensionada para atuar em determinados tipos de colisões e abranger parte da área do habitáculo.
Airbag do condutor – é montado dentro do volante, juntamente com o acionador da buzina. Tem o volume de 60 litros e o disparo para a sua deflagração é de apenas um estágio.
Bolsa do airbag do condutor. A sua fixação ao volante é feita por meio de grampos de pressão, dispensando a necessidade de parafusos.
Airbag do passageiro – é montado no painel de instrumentos, acima do porta-luvas, e o seu volume é de 105 litros, também com apenas um estágio de ativação.
Bolsa do airbag do passageiro. Ela é fixada no painel de instrumentos através de parafusos.
Airbags laterais – são montados na lateral de cada um dos encostos dos bancos dianteiros. Eles atuam em colisões laterais, nas quais somente o airbag do lado em que foi detectada a colisão é deflagrado.