Capitulo 1
O funcionamento da Válvula de Recirculação dos Gases de Escapeno motor 2.0 TDI da Amarok
Neste ano completa-se uma décadada picape Amarok no Brasil desde o seu lançamento. Boa parte do sucesso alcançado por esse veículo é atribuído aos motores da família EA189,que equipa a Amarok nas versões 4 cilindros - 2.0 TDI (Turbocompressor, de injeção direta de diesel) monoturbooubi-turbo.
O Sistema Common Rail
O motor EA189 é equipado com sistema de injeção direta de diesel, que utiliza uma galeria de combustível comum para todos os injetores dos quatro cilindros. O sistema trabalha com alta pressão na linha de alimentação de diesel para os cilindros, com um range de 230 a 1800 bar de pressão. Além disso, os seus injetores trabalham com extrema precisão, capazes de executar até cinco momentos distintos de injeção num único ciclo de combustão do cilindro. E, graças a eficiência do sistema common rail, o motor EA189 pôde ser aplicado em diversos modelos de veículos da marca Volkswagen, desde carros passeio (somente em outros países) até comerciais leves.E, ainda, por conta da gama de tecnologia empregada nesses motores, ele é capaz de cumprir às normas de emissão de poluentes em todos os mercados aos quais se comercializa a picape Amarok no mundo.
Controle de emissão de poluentes
Sabemos que motores a combustão interna são considerados potenciais emissores de poluentes ao meio ambiente. Por conta disso, todos os motores desenvolvidos para os veículos, devem cumprir as recomendações dos órgãos de controle de emissão de poluentes, existentes em cada país e que os veículos serão comercializados.
Sistemas pertinentes ao controle de emissão de poluentes
Para que omotor EA189 possa cumprir essas recomendações, ele conta com quatro fundamentais sistemas: