Capítulo 1
Motor EA111
O motor EA111 foi projetado com o bloco em liga de ferro fundido com adição de materiais para proporcionar maior resistência do material do bloco. Todas as versões do motor EA111 foram desenvolvidos em 4 cilindros, porém com cilindradas diferentes, existindo em verões 1.0, 1.4 e 1.6 litros. A versão de 1 litro teve duas variações, a 8 válvulas e a 16 válvulas, porém a versão multi válvulas foi descontinuado a partir da 4ª geração do Gol.
O motor EA111 utilizado atualmente é o motor 1.6 com 8 válvulas, porém algumas medidas e tolerâncias serão passadas de outros motores também. Assim como os motores da família EA111 sofreram alterações, os sistemas de gerenciamento destes motores também evoluíram e passaram a ter a tecnologia TotalFlex. A tecnologia drive-by-wire também foi um marco dos motores EA111, pois até então o acelerador era acionado somente por cabo.
Iniciaremos com o procedimento de remoção do cabeçote deste motor. A remoção é iniciada pela desmontagem da correia dentada. Para remover a correia dentada será necessário a desmontagem do coxim do motor, por isso o primeiro passo para a desmontagem do cabeçote é desmontar o conjunto do filtro de ar e então colocar o motor no ponto. Para colocar o motor no ponto, primeiramente remova a correia de acessórios, podendo existir variações de acordo com os opcionais do veículo, por exemplo, se não possuir ar condicionado ou direção hidráulica, a correia será diferente da aplicada ao veículo com estes equipamentos, outra variação que pode ser encontrada é que em alguns modelos a correia que aciona o compressor do ar condicionado é a mesma que aciona a bomba da direção e o alternador, já em outros casos, o compressor do ar condicionado é acionado por uma correia independente. Antes da remoção da correia poly-v, remova a cobertura de proteção da caixa de roda para facilitar o trabalho. Se a correia será substituída, pode cortar a mesma, porém se a correia possui condições de ser reutilizada, remova com a ferramenta de extração, conforme a figura a seguir.
Se a correia poly-v for reutilizada, marque o sentido de giro antes da desmontagem e em seguida utilize a ferramenta de extração conforme a figura, posicionando entre a correia e a polia e então gire a árvore de manivelas no sentido de trabalho, a ferramenta expulsará a correia da polia, desmontando o conjunto.
Após desmontar a correia poli-v, remova a polia do virabrequim que aciona a correia poli-v, esta polia é fixada por 4 parafusos de sextava interno. Depois remova a cobertura da correia dentada, tanto a inferior como a superior. Esta cobertura tem extrema importância, pois evita que objetos sejam lançados contra a correia dentada, ocasionando a sua quebra ou fazendo com que o motor saia de sincronismo.As capas de proteção da correia dentada possui fixação por travas e parafusos. Tenha cuidado durante a desmontagem para não quebrar as capas.