Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Capítulo 1 –Motor 4.2 V8 FSI
O motor 4.2 V8 FSI foi desenvolvido para receber o sistema de injeção direta de combustível e sucede o motor 4.2 V8 com injeção no coletor de admissão que possuía cinco válvulas por cilindro; o atual possui quatro válvulas em cada cilindro. Para receber a injeção direta, o motor traz inovações mecânicas e eletroeletrônicas.
Esse motor foi projetado em V a 90°, ou seja, existem dois bancos de cilindros posicionados a 90° entre si. Outras características desse motor são coletor variável em dupla fase, variação dos comandos de válvulas, dois medidores de massa de ar, acelerador eletrônico, distribuição por corrente e acionamento para grupos auxiliares por engrenagens.
A primeira geração do Touareg recebeu esse motor com a identificação BAR, que possui 350cv de potência. Já a segunda versão do Touaregrecebeu esse motor com a identificação CGNA e potência de 360cv.
O gráfico representa a curva de torque e a potência do motor com prefixo BAR. Esse motor possui um torque muito alto mesmo em baixas rotações, graças às tecnologias aplicadas no motopropulsor e em seus oito cilindros.
O motor V8 do Touareg possui gerenciamento eletrônico desenvolvido pela Bosch. Para atender a norma EU4 de emissões, esse motor conta com quatro catalisadores, quatro sondas lambda e sistema de ar secundário, pelo qual ar atmosférico é bombeado para o sistema de escapamento próximo ao catalisador para auxiliar no aquecimento do catalisador.
O acionamento das árvores de comando de válvulas e dos grupos auxiliares é feito através de quatro correntes. A distribuição por corrente tem a vantagem de não exigir manutenção e de tornar o motor mais compacto, diminuindo o comprimento do motor.Está representada na ilustração a seguir.
A corrente A conecta a árvore de manivelas às engrenagens que acionam os comandos de válvulas. Já as correntes que acionam as árvores de comando de válvulas são a