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Capítulo 1
Injeção Direta de Combustíveis
A maior parte dos motores dos veículos atuais possuem sistemas de injeção indireta de combustíveis. Estes sistemas dominaram o mercado automotivo com a retirada dos sistemas carburados e foram responsáveis por uma verdadeira evolução na indústria automotiva, especialmente nos anos de 1990 (No Brasil). Estes sistemas também foram evoluindo ao longo do tempo, juntamente com os outros sistemas veiculares.
A ilustração acima mostra o princípio de funcionamento do sistema de injeção indireta, onde o combustível a ser injetado deve aguardar a abertura da válvula de admissão para só então alcançar a câmara de combustão. Possui somente uma bomba elétrica de combustível localizada no reservatório (tanque de combustível) que produz uma pressão máxima de 6 bar. A galeria de distribuição do combustível (ou flauta) é construída em material plástico, podendo ou não possuir uma linha de retorno. As válvulas injetoras são de bobinas eletromagnéticas, geralmente tendo sua alimentação positiva proveniente do relê da bomba de combustível e o seu funcionamento é pulsante, por conta de chaveamento do sinal negativo realizado pela ECU (Unidade de comando do motor). O combustível é aspirado para o cilindro, somente na fase de admissão, por conta da abertura da válvula de admissão e a descida do pistão, o que promove uma sucção.
Já nos sistemas de injeção direta os injetores são posicionados abaixo do coletor de admissão e suas pontas são introduzidas a seus respectivos cilindros, para que sejam possíveis as injeções sem que passe pelas válvulas de admissão.
Princípio de funcionamento da Injeção Direta
O combustível é injetado diretamente na câmara de combustão independente da válvula de admissão estar ou não aberta. Existe uma bomba elétrica de baixa pressão de combustível (instalada no tanque), que tem a função de fornecer combustível, a uma pressão máxima de 7 bares,para uma bomba mecânica de alta pressão (instalada no cabeçote do motor) cuja pressão produzida por esta bomba pode atingir 250 bares. A galeria distribuidora de combustível deve ser de aço por conta das altas pressões de trabalho. As válvulas injetoras podem ser eletromagnéticas ou piezoelétricas e, qualquer que seja o modelo empregado, devem ser capazes de realizar mais de uma injeção para cada combustão, de acordo com a necessidadedo funcionamento. Além disso, tanto a alimentação positiva quanto a negativa de cada injetorprovém da ECU, que deve controlar além da pulsação, a variação da tensão das válvulas injetoras.
Vantagens e desvantagens da Injeção direta
As principais vantagens que os motores equipados com este sistema apresentam são:
Redução do consumo de combustível de até 15%
Redução da emissão de CO²